Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Duvidas Sobre Chaparia E Pintura.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Bruno Daniel Pereira, 10 Dez 2013.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Bruno Daniel Pereira, 10 Dez 2013.

  1. Boa Noite.
    Estou reparar e fazer um ligeiro restauro no meu crx mk1, andei a verificar alguns pontos de ferrugem. e fazer umas afinação, dar um mimo.
    Reparei na chapa aonde encaixa a borracha na mala, que tinha muitos podres e a chapa estava a detiorar-se, lixei o podre e aonde esta a começar a estar picotado lixei ao maximo.
    A minha duvida é:
    Ao lixar a ferrugem, e ficar o picotado efeito da ferrugem, mas esse picotado ficar limpo, com um primario bom, ira voltar a ter ferrugem?
    Alguns pontos comeu a chapa, uma duvida, o melhor era meter chapa nova, ou meter massa betume, serve? como aquilo ira ficar por baixo da borracha.
    Tendo oportunidade irei tirar umas fotos.
    Obrigado
    Cumpts Bruno
     
  2. Bruno, eu acho que tudo depende se queres ter carro para mais 2/3 anos, ou 10 ou 15...

    Consoante as escolhas que fizeres agora, assim será o futuro do crx.wink.png
     
  3. Boas Bruno,

    Conheço muito bem o efeito a que te referes na chapa e logo nas "bordas" da mala. Uma vez lixadas e com a chapa à vista há que verificar até que ponto se encontra a deterioração da mesma. Se a borda estiver muito ferrugenta e se expandir para o rebordo a mais de 2 cm já há que pensar seriamente em mandar soldar essas partes a fim de evitar futuras surpresas quando começar a chover.
    Mas, se preferes fazer um trabalho mais barato e colocar as "mãos na massa" e com boa duração podes bem aplicar uma camada de "betume de fibra" e não de poliéster. O betume de fibra sendo aplicado em volta das partes "picotadas" e modelado de modo a refazer a borda pode e aguenta boa durabilidade e garante boa estanquicidade.
    Só tens que lixar mais 5 a 7 cm em redor para além da chapa que pretendes recriar com aplicação de betume de fibra e após secar bem (15 a 20 minutos) começar a lixar de modo a refazer a mesma chapa com a mesma curvatura ou linha reta, tendo em consideração o diâmetro e a altura da chapa para que depois a borracha encaixe perfeitamente. Antes de lixar demasiado ou ainda considerar o trabalho acabado é melhor que vás colocando a borracha entre cada passo de lixagem e ver se a borracha não fica frouxa ou muito apertada.
    Depois do trabalho concluído podes aplicar uma demão de primário tendo em consideração de cobrir as partes lixadas a mais de 2 cm para além da parte lixada. Lixas depois com lixa de água 600 e limpas tudo. Passas um secador (serve mesmo doméstico) por cima das zonas a fim de as secar melhor. Pintas com uma ligeira demão e deixas assentar 5 minutos. Aplicas a 2ª demão já com mais cuidado e após secar tudo encaixas as borrachas no sítio e voilá tem ai uma obra para durar e não vai meter água.

    Cumprimentos.
     
    Renato Silva gostou disto.
  4. Obrigado, Luis pelo o comentario.
    Pensei tambem em fibra, eé o que vou optar, as tantas.
    Vou tirar a seguir ao almoço umas fotos para ter a noção da dimensao como esta a chapa.
     
  5. Boa Tarde aqui ficam algumas fotos de como esta a chapa e como consegui ao maximo tirar o podre.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
  6. Peço desculpa as fotos enormes, mas nao sei como meter mais pequeno.mellow.png
     
  7. Nos gostamos é de fotos, e quanto maiores, melhores!!laugh.pnglaugh.png
    E umas fotos "inteiras" desse crx, isso é que era!!wink.png
     
    Marco Pereira e Hugo_Fiat 242 gostaram disto.
  8. Vou optar por fibra como o luis recomendou, como fica por baixo da borracha, penso que será mais fiável que o betume, neste caso como e só um bocado suponho de não ser preciso de intervenção. Gostaria de saber que tipo de fibra existe?
    falaram me em fibra de alumio, será melhor que fibra de vidro?
    Abc
     
    Luis C Matos gostou disto.
  9. pra ja ele esta todo sujo mas quando tiver bom enviarei ;)
     
  10. Caro Amigo,
    Eu falei em usar "Betume de Fibra" uma vez que é mais resistente que o "Betume de Poliéster" mais usado para rectificar mossas e que no teu caso não deve ser usado para modelar esquinas de chapa já que o betume de poliéster não oferece resistência e de facto foi fabricado para alisar superfícies. O caso é que basta pedir só Betume de Fibra (existem algumas marcas mas o efeito é o mesmo).
    Quanto aos betumes de alumínio (outro produto que bem uso em algumas situações) não deve ser aplicado nesta situação porque do mesmo modo que o betume de poliéster ao passar um certo tempo vai partir. Este betume somente é usado para aplicações em chapas de alumínio (caso dos Land Rover e Range Rover) e outras situações de modelagem especifica em carros desportivos.
    Isto dos betumes tem muito que se lhe diga quanto às devidas aplicações que muitas vezes induzem em erro quem os aplica em locais e situações para os quais os mesmos não são adequados e nem mesmo fabricados. Cada betume tem uma função, dureza, especificação e ´somente foi elaborado para um bom trabalho pelo que só há uma forma de aplicar cada betume e esta tem que ser a correta.
    Os mitos urbanos de que tenho conhecimento só tem existência, pois, por quem os aplicou e achou que facilitava a vida com um pouco de arte e esperteza, mas eu que tenho uma formação Cepra e fiz química 2 anos dentro de laboratórios e centenas de carros já preparados e pintados só me posso cingir ao rigor da informação que aqui escrevo e regra geral escrevo normalmente a fim de que cada um, leitor, me possa entender de forma popular e por isso não entro pelo uso de nomes químicos que só iriam confundir ainda mais quem, pois, por diversas razões aqui questiona e solicita ajuda de uns e de outros.
     
    Ivo Conde Lopes e Hugo_Fiat 242 gostaram disto.
  11. Obrigado luis.
    Estive tambem a falar com o forncedor, de uma empresa ligada a venda de pinturas automovel e ele me aconselhou tambem betume de fibra, nao conhecia, e entao comprei betume de fibra, tambem me disse o mesmo que o de fibra e melhor que o poliester.
    ao retirar o teto de abrir notei os podres que tem, estive a cortar chapa e irei aplicar la mesmo a mesma situação. mas irei inserir tela de fibra.
     
    Luis C Matos gostou disto.
  12. Boa Noite.
    Qual a melhor maneira de tirar a ferrugem entre as soldas, aonde e dificil o acesso?
    Obrigado
     
    Luis C Matos gostou disto.
  13. Boas,
    A melhor maneira é passar uma escova de aço, eu uso alguns ácidos de elevada capacidade e que também são usados na limpeza de grandes aquários de peixes ornamentais porque o meu treino em química laboratorial é assim, mas recomendo que não os aplique uma vez que se exagerar no tempo de exposição pode danificar pintura e chapa e fique antes pela escova de arame mesmo a redonda usada num berbequim. Seguidamente sopre a superfície escovada e limpe com diluente celuloso para desengordurar. Aplique primário e deixe secar bem.
     
  14. obrigdo luis pela dica;) sempre aprender.
    Abraço
     
  15. Boa Tarde.
    Gostaria de saber se ha alguma maneira eficaz e boa de pintar o interior do carro sem ser a pistola?
    Por exemplo o rolo?
    Abraço.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página