Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Duvida Solex

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Nuno Miguel Freitas, 1 Jul 2010.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Nuno Miguel Freitas, 1 Jul 2010.

  1. Boas
    Peço para me esclarecerem em relação a uma dúvida relacionada com a solex.
    Pode parecer estupida mas mais vale a pena perguntar a quem sabe do que ficar ignorante.
    Tenho um senhor amigo que tem uma solex, que vende-la mas não tem documentos.
    A pergunta é a seguinte, a solex é considerada motociclo? Pode.se circular sem documentos como se fosse uma "bicicleta"?

    Obrigado

    Cumprimentos
     
  2. Segundo o IMTT não necessita de documentos nem matrícula:

    O D.L. n.º 117/90, de 5 de Abril, dispunha no seu n.º 7 do artigo 25.º que a chapas de matrícula dos ciclomotores e dos velocípedes eram fornecidas, exclusivamente, pelas câmaras municipais.

    Por outro lado, o artigo 12.º do D.L. n.º 2/98, de 3 de Janeiro, diploma que veio alterar o Código da Estrada, veio atribuir competência às câmaras municipais apenas para a atribuição de matricula a ciclomotores, motociclos, triciclos ou quadriciclos de cilindrada não superior a 50cm3, deixando de se fazer qualquer referência aos velocípedes, pelo que estes deixaram de ser matriculados pelas câmaras municipais ou qualquer outra entidade, podendo circular na via pública nem necessidade de matrícula, razão pela qual o artigo 21.º do D.L. n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, apenas se reporta à substituição das matrículas dos ciclomotores, motociclos, triciclos ou quadriciclos de cilindrada não superior a 50cm3.

    Podes pedir o esclarecimento directamente ao IMTT ( Tenho por cá um fax que vou procurar) para:Margarida Alexandre - Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres
    Call center: 808 50 20 20
    www.imtt.pt
     
  3. Obrigado pelo esclarecimento.
    Vou entrar em contacto com o imtt depois vou "postar" a resposta que me deram.

    Cumprimentos
     
  4. Viva Nuno!

    No tópico das Solex andava lá cópia desse fax...

    Curiosamente no último evento em que participei com a Solex, foi perguntado à polícia se a Solex precisava ou não de documentos, ao que a resposta foi imediatamente que sim.

    Aproveitei e mostrei o fax do IMTT ao que ficaram um pouco perplexos a olhar para aquilo, mas que com a declaração teriam que aceitar. De qualquer forma iriam sempre pedir (a polícia) um esclarecimento ao IMTT.

    A minha sugestão é, se houver a opção de comprar com matrícula é comprar com matrícula, se não é ter a cópia do IMTT, seguro feito que será suficiente para não ter problemas com a autoridade.
     
  5. Última troca de email com o IMTT deu nisto:

     
    João Bagão gostou disto.
  6. Realmente é melhor comprar com documentos, porque segundo o que li não é preciso.Mas a autoridade pode não ter conhecimento ( alguns), por isso é melhor jogar pelo seguro. Obrigado João.

    Cumprimentos
     
  7. Ola Francisco e João.
    Será que me podiam enviar uma digitalização do referido fax para o meu email? (pedromhgvasco@iol.pt)
    Por enquanto ainda não arranjei documentos para a minha mobylette (que é da mesma categoria das solex) e esse documento pode ser muito útil na presença das autoridades. Obrigado
     
  8. Boas,

    Depois de ler este tópico fiquei com algumas dúvidas relativamente à minha Puch:

    [​IMG]

    Alguém me pode esclarecer se preciso de carta de condução bem como matrícula para este veículo?

    Abraços e boas "voltinhas":D...
     
  9. Boa tarde, tenho uma solex, e não tem documentos, gostaria de ter esse comprovativo ou respectivo fax, sabem onde o posso arranjar?
    Se alguem o tiver podia enviar para: bmfernandessilva@gmail.com?
     
  10. Meus amigos, qualquer velocípede com motor auxiliar necessita de documentos. Até porque caso contrário como provam que o mesmo vos pertence!!!!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página