Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Duvida Entre Cromar E Metalizar

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por sergio reis, 29 Jun 2012.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por sergio reis, 29 Jun 2012.

  1. Boas, a minha efs 220m motor zundapp de 3 velocidades de 1967, já está a funcionar. Agora surje uma duvida, qual a diferença entre cromar e metalizar. Se mandar metalizar as rodas os guardas pernas e o porta "mala" fica tao bom como mandar cromar, ou não pode ser?? É k metalizar é muito menos euros.Obrigado
     
  2. Metalizar, é uma coisa completamente de cromar, ous seja, ,metalizar é tipo dum tratamento que se da a chapa para nao enferrujar, que normalmente é usado naquele postes de alta tensão, e que algumas pessoas optão por fazer antes de mandar pintar as suas peças, carros\motas, etc etc; cromar é o que se faz para embelezar certas peças, que lhe da um aspecto tipo espelho...
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  3. Ok, muito obrigado :D
     
  4. Ora viva, permitam-me discordar com o amigo Gonçalo, metalizar é um tratamento anti-ferrugem que se dá aos metais para prevenir o aparecimento da corrosão (ferrugem), é um tratamento primário que se destina a peças que posteriormente serão pintadas, no meu caso metalizei as peças todas da minha mota, o acabamento é um cinza claro baço e com algum grão, sendo previamente decapado mecânicamente, por jacto de areia ou limalhas metálicas ou de vidro. Em cima deste tratamento deverá ser aplicado um primário, que posteriormente será lixado com lixa fina e só aí estará pronto para a pintura final das peças. Em relação à cromagem é um tratamento dos metais que lhe confere um tratamento final brilhante, não sendo este uma protecção anti-ferrugem, pelo menos não é conhecido como tal.

    Penso que o amigo Gonçalo ao falar dos postes de alta tensão, estava a falar da galvanização a quente por imersão, que é tal como a metalização um tratamento anti-ferrugem, mas que não se destina a ser pintado (nem pode pois a tinta não adere), este material tem um aspecto cristalizado e é similar aos postes de alta tensão, postes de iluminação das ruas, rails das auto-estradas. A preparação para este tratamento é feita por um banho em ácido que limpa as impurezas que a peça tenha e deixa-a limpa e desengordurada para puder ser galvanizada.

    Imagens tipo de material metalizado (peças do meu restauro):
    [​IMG]

    [​IMG]


    Imagens tipo de material galvanizado:
    [​IMG]

    [​IMG]

    calha-e-rufo-de-chapa-galvanizada-corte-33_MLB-O-2771354967_062012.jpg

    Penso que dos cromados não é necessário pois toda a gente os conhece! ;)

    Já agora relembro também que em relação a parafusada e afins, podes sempre mandar zincar, este pode ter acabamento branco, amarelo ou preto, são mergulhados em banho de ácido para decapar e depois tratados também por imersão.
     
  5. Ok, muito obrigado :)
     
  6. Amigo Vitor por acaso pensava que os postes de alta tensao eram metalizados, mas obrigado por exclarecer :D
     
  7. Estamos cá para ajudar!
     
  8. Companheiros, o meu irmão é proprietário de uma decapagem e metalização, e a explicação dada pelo Vitor Lourenço, corresponde à verdade. Uma coisa é decapagem e metalização com zinco pulverizado a quente, outra coisa é galvanização por imersão, e outra coisa é cromagem, onde as peças são limpas em banho de ácido e depois de limpas e lixadas são imersas na solução final de cromagem.
    Saudações
     
  9. Bem já enviei as peças para cromar, agora as outras ando a lixa-las antes de irem para a pintura, mas tenho uma duvida. Teem que ser lixadas até ao "osso", ou seja tenho que tirar a tinta toda??
     
  10. Um trabalho bem feito é decapar por jacto ( areia , grenalha ou vidro ) e depois pintar fica um pouco mais caro mas é o melhor pois o jact tira a ferrugem toda
     
  11. As peças metálicas para metalizar devem ser decapadas a grenalha de aço. Ficam perfeitamente limpas e sem pó, caso seja usado o jacto de areia. Não tenha dúvida sobre isto.
     
  12. Boas, recebi hoje as peças k mandei decapar e metalizar ( quadro, guarda lamas da frente e de traseiro, deposito e guarda corrente) problema k surgiu o deposito ficou com uma serie de buraquinhos á frente e atras na parte superior. Fikei todo fu..., e agora? Já fui comprar um produto k é metal liquido, uma especie de supercola para metal. Será k funciona? Qual a solução?
     
  13. Boas

    Penso que isso tem que ser novamente tratado onde fizeste a cromagem... talvez o Albano saiba responder melhor.



    Um abraço
     
  14. peças finas como o deposito, malas, guarda lamas nunca se mandam a jacto de areia porque fazem furos... metam sempre as peças mais grossas como o quadro, braço oscilante etc
     

  15. O jacto de areia, só faz furos em peças podres, o que é uma vantagem, ficamos a saber onde tem de ser reparadas!
     
  16. Ok, mas agora ja está, soluçoes? Akela cola de metal liquido resolve?, ou terá k ser soldado?. Os buracos k surgiram foram muito finos e dispersos. eu ja apliquei esse produto, e hoje ja passei com uma lixa, e a coisa pareceu ter bom aspeto. A duvida é k depois de andar a trabalhar se irá aguentar? Será soluçaõ definitiva ou será a curto prazo? È k vou começar a pintar e não tenho vontade nenhuma daki a uns meses ter de começar de novo. Obrigado a todos k me teem ajudado.
     
  17. Sergio,

    atenção que com o deposito de gasolina não se brinca. Ou mandas pingar com solda e depois dás o devido acabamento ou então compra outro deposito, porque com a segurança com inflamáveis não se brinca.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página