Diogo - Opel Ascona B

Olá a todos,

O meu nome é Diogo, tenho 21 anos e estudo tradução na universidade de aveiro. Sempre tive um amor secreto por tudo o que seja classico/retro/vintage, incuindo carros. Tudo o que tenha patina, tem um valor acrescentado, uma história.

Comprei recentemente um opel ascona B 1.6 N de 4 portas de 83. Não é propriamente o meu carro de sonho, mas dentro do orçamento q tinha, foi o q me foi possivel. Tinha um peugeot 106 de 98 mas nao me dava a emoção de um classico....nem os problemas. Não tinha alma. Nao me agrada a ideia de ter um carro novo. Vejo-os como electrodomesticos. É obvio q em termos de viabilidade, nao têm comparação, mas vejo isso como um certo comodismo dos consumidores de hoje em dia.

Conclusão, neste momento o carro está parado porque tem alguns problemas q neste momento nao posso remediar em termos financeiros, como a junta queimada (mistura agua no oleo), uma fuga de oleo no carter, fuga de gasolina num dos tubos, e por aí adiante.

Gostava de trocar por um ascona do mesmo ano mas de 2 portas, porque como qualquer entusista sabe, um carro de 2 portas tem outro sex-appeal. Nao sei explicar bem porque mas sinto q o carro tem 2 portas a mais. :)

Planos para o futuro, se não conseguir trocar, é meter um c20let ou c20xe do calibra, juntamente com todos os outros componentes necessarios para acomodar o motor. Em termos esteticos tenho outras ideias mas isso fica para outra altura.

Deixo-vos com algumas fotos do carro. (Fotos ainda do stand, nao tenho aqui fotos q tirei à posterior)
 

Tiago Filipe Santos

Opel Classic Racer
Bem vindo ao portal

como entusiasta da amrca opel, começo por te dar os parabens por teres um e gostares!
em segundo lugar, acho piada ao ascona, tambem prefiro de duas portas (curiosamente os meus opel tem todos duas/tres portas) mas o de 4 portas não te deixa mal servido.

quanto ao teu, a unica coisa que fazia era voltar a por o parachoques, se em alguns carros fica engraçado, nesse não acho grande piada.

por outro lado...gostas de classicos, só não percebi é onde entra o C20XE na parte dos classicos...no teu lugar (e a minha opinião é apenas uma opinião, vale a importancia que quiseres dar) metia um 1.9 ou 2.0 CIH, que esteticamente é igual ao teu 1.6, que te permite evitar problemas quer na inspecção quer com a policia, mantens o espirito classico e de epoca do carro e tens alguma margem para ter um motor bem engraçado no carro!
 
OP
OP
Diogo Campo Grande

Diogo Campo Grande

YoungTimer
Visto que já lá vai algum tempo desde o ultimo posto decidi dar noticias.
Desde então o carro sofreu algumas alterações, nomeadamente em termos de mecanica. Passo a citar:
Amortecedores KYB ultra SR
Filtros (gasolina, oleo, ar)
Correia
Tampa do distribuidor
Rotor, platinados e condensador
Cabos de velas e velas
Junta da tampa das valvulas
Mudanças de oleo (motor, caixa, dif e travões) bem como os retentores
Ponteiras de direção
Pendurais da barra establizadora, bem como todas as borrachas da mesma

Penso que me estou a esquecer de algumas alterações.

Recentemente a junta da cabeça "morreu" o que fez com que o motor perdesse compressão. Já desde que o comprei que andava a misturar "agua-óleo". Assim sendo vai ser necessário abrir o motor para mudar a junta, quem sabe alisar a cabeça, por novos pernos etc. Estava a pensar se haveria alguma forma de por este pequeno motor a render mais. Mudando a cabeça ou assim (o meu conhecimento de mecânica é muito limitado, perdoem a minha ignorância). Tenho ideia que normalmente as conversões são ao contrario, de blocos de cilindrada maior para cabeças de cilindrada menor. Mas já que o motor vai ser todo aberto e revisto, gostaria de saber de formas de aumentar a potencia do mesmo.

Agradeço desde já toda a vossa ajuda e disponibilidade.

Cumprimentos,
Diogo.

P.S. Mais tarde irei postar fotos do carro e das alterações efetuadas.
 
Topo