Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Diferencial de Datsun 1200

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Mário Macedo, 15 Fev 2007.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Mário Macedo, 15 Fev 2007.

  1. Boas!
    Sou novato aqui e este é o primeiro post que aqui deixo!E logo uma questão????
    Tou a restaurar de momento um Datsun 1200, que até já foi à inspecção e passou sem o menor dos problemas!
    O problema maior foi quando dei a minha primeira volta com ele!
    Primeiro começou a fazer um barulho, que até parecia metal a bater, nas rodas traseiras, e depois fiquei com o diferencial bloqueado, claro que fiz um pião, e a sorte foi a pouca velocidade a que circulava, poi poderia ter tido outras consequências.
    Ainda levei o carro até casa, a esforçar o carro!
    Desmontei o carter do diferencial e lá dei com o problema, era um rolamento gripado, que já estava todo estilhaçado no interior do diferencial.
    Comprei os dois rolamentos do pinhão e procedi á sua montagem!
    O meu problema, é que o barulho ainda lá continua, e como já sustituí os rolamentos e verifiquei os outros da coroa, que até me pareveram bons, não consigo perceber a razão de tal barulho!
    Alguém me poderá dizer se tem influência não ter mudado os outros rolamentos? ou se tenho o carter do diferencial montado ao contrário? ou se a valvolina ainda não atingiu os rolamentos?
    Tou a usar valvolina de 90!

    A quem me puder dar uma ajudinha agradeço imenso!
    Quero pôr o carro na estrada de novo!!!

    :p
     
  2. mario , tu por acaso reparaste se tinhas algum semi-eixo partido? tiraste-os todos fora pra confirmar os rolamentos que levam nas pontas se algum esta gripado? e as pontas do semi-eixo que entram no pinhao do diferençial estao em bom estado elas sao estriadas ,sera que tem alguma ponta lisa? e por fim, quando substituimos um rolamento embora seja caro , temos de os substituir todos , porque mesmo que os lavemos com desengordurante poderao ja estar picados interiormente o que nao contribui para bloquear mas para fazer barulho (tipo zunida) bastante incomoda! ok? saudaçoes!:D :D :D
     
  3. ola Mario. como ja foi dito devmos sempre mudar todos os rolamentos do diferencial quando o reparamos. Alem disso, o diferencial tem de ser afinado.para isso sugiro que procures na net como se afina o teu dif em particular. de qualquer maneira e de um forma geral o prcedimento e o seguinte: montas tudo e depois poes um pouco de tinta na coroa e rodas o dif2 ou 3 voltas, a marca da tinta quando se esmagou entre o pinhao e roda deve estar + ou - a meio dos dentes. se nao estiver teras que deslocar a coroa para onde for presiso. tens de ter em consideraçao depois tambem a folga entre os dentes que se afina deslocando o pinhao. estas deslocaçoes variao de dif para dif e por vezes e preciso uma boa dose de paciencia para fazer um bom trabalho. espero ter ajudado e boa sorte:D
     
  4. tens de ter em atençao tambem se os dentes nao ficaram marcados por ter andado com o rolamento gripado. se tal acontecer, por mais bem afinado que esteja nunca mais deixa de fazer barulho. quanto ao lubrificante deves procurar no manual ou na net o lubrificante indicado pois isso e muito im portante. e se conseguires arranjar um aditivo protector tipo slick50 ou similar para por depois de reparado melhor:huh:
     
  5. Boas a todos! e obrigado por me ajudarem!
    Amanhã vou desmontar tudo de novo e verificar como me explicaram!
    Não substitui os rolamntos das pontas porque me pareceram a mim novos, mas amanhã já os vou tentar encomendar uma vez que vou desmontar tudo!
    O lubrificante que pus foi o da galp, o transoil 90, foi um rapaz conhecido da loja que mo aconselhou.
    Parece-me bem, mas já li que pode levar um de 75 a 80, para ser mais fino!
    No tal dia, ainda fiz uns 3 km com os rolamentos gripados, não sei se houve algum pinhão que ficou danificado!
    Amanhã vou verificar tudinho!
    Obrigado pela vossa ajuda!
    Agradeço imenso!
    Se precisarem de alguma coisa da minha parte disponham!
    Depois digo como ficou e como estavam as peças!

    Obrigado e um abraço
    Mário
     
  6. Luis, bem visto acerca da afinaçao do diferençial ja me tinha esqueçido desse pormenor ( nem pareçe de um mecanico,:huh: ) mas dai depende a longevidade do diferençial!!!Màrio , continua a usar o oleo 90 no diferençial assim como na caixa de velocidades, e a mesma referençia, porque os oleos 75w80 (se é essa referençia a que te referias) sao para tipos de caixas/diferençiais mais recentes ,muito mais recentes , porque são conjuntos que atingem grandes rotaçoes requerendo pra isso um tipo de oleo muito fluido pra rapido escoamento entre engrenagens, mas isso e outra historia! espero ter-te esclareçido!;) :D
     
  7. Boas a todos novamente!
    No fim de semana desmontei tudo novamente! Afinei de novo o diferencial e pu-lo novamente!
    Fui dar uma volta e o barulho estava lá!
    Numa experiência, porque já andava stressado, experimentei o carro com uma roda acente no chão e outra no ar, e o barulho apareceu, devem ser os rolamentos das rodas traseiras! Já os encomendei e no próximo fim de semana vou substítuilos também! Mas pareciam novos e rodavam soltos!
    Talvez fossem os fragmentos dos rolamentos que partiram, as limalhas de aço que tivessem entrado nos rolamentos! não faço ideia!
    Obrigadão pela vossa ajuda!
    Voltei a usar a tal valvolina de 90!

    Sr. luís e Sr. Carlos Obrigado! Fiquei muito esclarecido sobre o que me disseram!

    Depois volto a dizer se corre tudo como penso que seja!

    Um abraço
    Mário
     
  8. olá Mário!:D olha reparaste nos rolamentos ,e onde andam as esferas? as esferas onde circulam chama-se pistas e podem estar `picadas`o que contribui pra fazer barulho isso aconteçe com a limalha que circula no óleo e faz com que faça ruido! muitas vezes ao olharmos pra elas temos impressão que está bom , elas(pistas) têm que estar espelhadas e sem ranhuras ou picos, imagina a rotaçao que os rolamentos atingem e quanto mais velocidade mais barulho! nao é? muitas vezes os rolamentos nao prendem ,mas isso nao quer dizer que nao façam ruido!ok? um abraço!:D
     
  9. sendo eu leigo na materia mas ja aconteceu a um amigo meu pensar que tinha um rolamento gripado, quando se descobriu que tinha é um problema num dos pneus penso eu que era deformado ou um daqueles pneus meios quadrados devido a um travagem mais forte, então o carro fazia uma zoada e quanto mais se acelarava mais se ouvia verifica os pneus se ainda não o fizeste.
    cumprimentos
     
  10. Boas!
    Amanhã vou finalmente substituir os rolametos das rodas!
    A ver se passa todo o ruído!
    Ainda não reparei nos pneus, mas pode ser! Também num carro que tive, e recente tinha uns pneus que faziam isso, mas este barulho agora é algo metálico e quanto mais acelero mais o som se intensifica, tanto em aceleração como em desaceleração!
    Amanhã já vos digo qualquer coisa!

    Um abraço
    Mário
     
  11. boas a todos,ja tive um problema identico e afinal o problema era nas cruzetas do veio de trasmisao,mesmo se nao tiverem folga podem estar presas e dai esse barulho metalico.
     
  12. olá Mário , espero que na alura em que leias esta mensagem ja tenhas soluçionado o problema mas lembrei-me só agora de te dizer pra veres:huh: se o veio de transmissão tem as cardãns em bom estado , leva duas cardãns , uma á saida da caixa e outra a entrada do diferençial! as cardãns fazem movimento pra cima e pra baixo e pros lados mas nao podem ter folga ! cá na Madeira chamamos cardãns , mas há quem as chame de cruzetas por ai :huh: ! vê la isso um abraço!:D :D :D
     
  13. Boas!
    Tem sido uma grande aventura! Tenho andado mesmo chateado com isto!
    Comprei os rolamentos e já os tenho prontinhos, não fossem os velhos não querem sair!
    Desde o outro fim de semana que ando de volta deles e nada! Andava a evitar levar a peça a uma prensa! Mas deve ser mesmo a solução!
    Já lhes dei calor e tudo mais!
    Que azar!
    Amanhã, hoje, vou experimentar outra vez!
    O meu problema é mesmo uma anilha, a qual não a posso danificar, senão tinha cortado o rolamento e estava!
    Também vou verificar os cardãns! Ainda não tive tempo!
    Obrigado por tudo!

    Na Madeira também há grandes máquinas!
    Meu tio, natural da madeira, teve em tempos um volkswagen brasilia laranja, e se bem me lembro um carro muito esquisito, um triumph Dolomite...Depois trocou por um Ford escort 1600!
    As estradas dão um gozo tremendo, a da subida para o pico é demais! Já a fiz com um alfa spider de um amigo meu, que loucura! E outro traçado também fixe é a da zona da achada de cima, Gaula!
    Grandes curvas e belas paisagens!

    Um abraço
    Mário
     
  14. olà Màrio e entao?! quando nao acerta pareçe que todo o trabalho que temos nao conpensa .nao è? vemos a vida a andar pra tras e ficamos desanimados, mas nao te preocupes que ficarà bom, ficará bom existe remedio pra tudo menos pra morte( por enquanto:huh: ) tenho vindo todos os dias ao forum pra ver o desenrolar do teu carro mas pareçe que nao esta facil:(- !tambem estou curioso e ansioso afinal de contas è mais um classico a rodar:D ! ultima tentativa passa pela prensa là terà de ser mas um conselho , se nao souberes o que fazes nao o faças sob pena de danos nos semi-eixos( empeno) ou danos fisicos , deixa pra uma pessoa profissonal , nao quero com isto dizer que nao ès capaz;) ! espero pra breve boas noticias!:D
     
  15. Boas!
    Fiz como disse sr. Carlos!
    Entreguei os semi-eixos a um mecânico!
    Já tirou os olamentos e mandou fazer a anilha da junção a um torneiro!
    E isto porque na origem este material está fora de produção!
    A ver se monto tudo na sexta-feira!
    Preciso mesmo de andar na bomba!
    Obrigado pela vossa paciência!
    Também já revi as cruzetas! Parecem boas! Depois de tudo montado é que vou tirar a prova dos nove!

    Vou deixar aqui uma informação útil!
    Os rolamentos dos semi-eixos traseiros têm as seguintes medidas:
    Por fora 72mm e por dentro 32mm!
    São diferentes dos standard, esse foi o outro problema, porque o interior apenas tem 30mm e não encaixa!
    A referência é 6306 LU. ( de origem).
    Consegui arranjar na SKF! O sr. disse que eram de boa qualidade!
    Vamos a ver!

    Um abraço
    Mário
     
  16. ok, Mário senhor nao ,porque senhor está no céu;) ! olha espero que desta vez tenhas sorte e ponhas essa máquina o mais rápido possivel no asfalto a galgar kilómetros! todos os dias tenho vindo por cá a ver se há novidades do teu bólide mas ta dificil!:D espero impacientemente pelo bom final!!:D :D :D (ps:tá descansado que a marca skf é uma das melhores , senao a melhor fabricante de rolamentos do mundo, iras ficar satisfeito;) )!
     
  17. Boas!
    Já tenho tudo pronto!
    Vou aproveitar que tenho tudo desmontado para fazer uma pintura nas polis e no prato!´
    Assim evito a corrosão!
    Amanhã fica tudo montado no sítio!
    O torneiro fez umas anilhas mesmo boas! E os rolamentos parecem ser bons!
    Fiquei mesmo contente quando vi tudo pronto a montar!
    E o toneiro deu-me grandes conselhos, também gosta de automóveis antigos, e foi ele que me disse para pintar o conjunto!Ele trabalhou muito tempo numa oficina e faziam isso sempre que substituiam peças no eixo traseiro!
    Obrigado mais uma vez!
    Amanhã já tenho novidades!
    Carlos, obrigado pelas dicas e pelo espírito de ajuda! É bom saber que há pessoas que gostam de ajudar! Muito fixe!


    Obrigado!
    Mário
     
  18. de nada meu amigo estamos aqui pra isso!:D mas rapido que quero saber de novidades e boas:D :D :D !!
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  19. Mário , entao ja ha novidades?! espero que sim e boas:huh: ! tenho vindo todos os dias por cá , mas nada:(- ! espero impacientemente boas novas eh,eh!:gear_lol2 ps: nao te esqueças de deitar oleo fresco w90 no diferençial e deixá-lo escorrer pelo bujao de enchimento, depois tens de confirmar se nao há derrames nas pontas dos semi-eixos onde levam os retentores que ficam dentro dos tambores dos travoes! ok? cumps!::D
     
  20. Essa "classificativa" faço-a todos os dias de manhã a descer e subida á noite :huh: :huh:

    E a máquina já rola??
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página