Dezasseis Válvulas dos anos 90

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Cresci na casa dos meus avós maternos, ainda o sol não embelezava o firmamento lá eu e o meu irmão acompanhávamos a pé a minha mãe durante aquele percurso de 15min, embrulhados numa manta para atenuar os efeitos dos dias mais frios de Inverno.
Foi lá que cresci e apercebi-me recentemente que poderá ter sido lá que começou o meu processo de evangelização para com o mundo dos carros. Durante o dia, quando por lá andávamos a inventar a melhor maneira de pintar a manta dentro e fora de casa, de corredor em corredor ou fazendo maratonas entre o portão principal e o galinheiro, era comum oferecerem-nos incentivos físicos promotores de uma convivência, regra geral com frases como "Tás aqui tás a levar dois soupapes!!". Sempre achei piada à expressão mas qual não foi o meu espanto quando...

0c185a8b364fb1b21b8bf3752fd5128d--citroen.jpg

Ok, piadas à parte até porque o "16 Soupapes" da Citroen foi lançado antes dos anos 90, dificilmente nos lembraremos de outra sigla que consiga ombrear com com as incontornáveis Turbo ou GT(i), e se por um lado numa fase inicial todas elas foram escrutinosamente atribuídas à versão desportiva de um dado modelo a verdade é que com o passar dos anos a sigla "16v" foi sendo banalizada.

A ideia do tópico era mesmo a de discutirmos quais os 16v desportivos mais icónicos dos anos 90 pois estamos prestes a terminar 2019 e mais ano menos ano todos eles começarão a ser olhados com outros olhos e com certeza o interesse por parte dos aficionados vai subir consideravelmente!

450_1000.jpg
 
Última edição:
Os famosos 16v dos anos 90 fizeram parte do meu imaginário durante muitas noites, enquanto esperava Impacientemente fazer os 18 anos para tirar carta e poder comprar um belo exemplar. Desde lá já tive vários e para todos os gostos.
A referir Opel tigra 1.6 16v, Alfa Romeo GTV 2.0 TS, Renault Megane Coupe 2.0 16v, e por último Citroen Saxo Cup. De todos estes, o tigra e o alfa decepcionaram, não são de todo verdadeiros desportivos. O megane coupé é pouco conhecido , mas o motor Williams e um chassis muito bom, não fica nada a dever aos desportivos da altura.(quem gosta dos clios williams e não tem orçamento para lá chegar aí está a solucao barata).
Quanto ao saxo, para mim é o sucessor do famoso 205 GTI.Quem já conduziu um e outro, percebe rapidamente que o comportamento na estrada é muito parecido. O valor está a subir, em breve será um modelo pouco acessível , principalmente em Franca onde existem muito poucos saxos 16v.
No entanto para mim o melhor 16v dos anos 90 foi o clio Williams. O carro em termos de ciclística é qualquer coisa de excepcional, aliado a um motor que não precisa ´comer’ rotação para se tirar todo o proveito dele.Numa condução em estrada bem retorcida muito carro mesmo actual com mais potência teria dificuldade em acompanhar o ritmo...
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Viva Hugo muito bom, a minha preferência por ordem

1. Renault Clio Williams
2. Honda Integra Type R
3. Peugeot 106 GTI/Citroën Saxo Cup

Com tempo faço um Top 10.

É a década onde me perdi completamente e perdi quase tudo, adoro-a.

O 106 Rallye seja um mk1 ou mk2 não é 16sopapos. ;)
 

Carlos Vaz

Pre-War
Olha que tema giro!

Impossível, no entanto falar dele sem recuar aos anos 80 é ás marcas japonesas, verdadeiros motores da democratização das multivalvulas. Na verdade, os construtores japoneses estiveram na vanguarda da tecnologia disponibilizada para todos, durante os anos 80.
A este facto não terá sido alheio estarem mais ou menos dependentes do maior mercado automóvel do mundo, o mercado americano que os obrigava a usar catalisadores e os orientou na busca de maior eficiência.
Assim, foram de facto os primeiros a massificar as 12 e 16 valvulas, bem como os sistemas de injecção electrónica multiponto que todas as marcas comercializavam nos anos 80 enquanto na "Velha Europa" andávamos todos ainda de 8 válvulas. Sim, eu sei... o Triumph Dolomite Sprint foi o primeiro 16 valvulas do mercado mas... não fez escola por cá.

Posto isto, sou capaz de fazer uma escolha muito próxima da do @António José Costa.

Curiosamente terei sempre que referir que a dúvida/preferencia pelo Clio Williams/Honda Integra Type R passa por motores que exibem características completamente diferentes: no Honda, um apetite por rotações que parece não ter fim e uma faixa de utilização relativamente estreita, pelo contrário o motor do Cliu ao ser um motor com mais curso que diâmetro, não vive tão bem nas rotações mais altas mas exibe um binário que o torna muito utilizável, facilita muito na hora de andar despachado numa estrada de curvas... o terceiro motor de que o António falou, encontra-se mesmo no meio destes e é de facto um motor muito equilibrado.

Embora, vindo dos anos 80, não se pode falar de 16 v sem referir o famozissimo 4age da Toyota e... mesmo, mesmo a entrar nos anos 90, uma referencia ainda para o SR20DE da Nissan... este começo a conhecer bem pois é o que monta no meu Primera.

Já do novo Milénio, e portanto, Herdeiro desta geração e quiça o melhor 4 cilindros de 16 válvulas do mundo, o célebre K20 da Honda.
 

Carlos Vaz

Pre-War
Esqueci-me de referir que o JDM (para os que não sabem Japaneese Domestic Market) guarda coisas que não foram para mais lado nenhum) O meu Primera (P11) que na sua versão de topo europeia usava o SR20DE com 150 cv. teve uma versão no Japão com o SR20VE com 193 cv comercializado entre 1997 e 2000. Na versão seguinte o P12 ainda chegou aos 205 cv... sempre atmosférico.

Também existiram SR20DET e SR20VET turbocomprimidos que chegaram respectivamente aos 250 e 276 cv.

Mas, provavelmente o mais espantoso motor de 4 cilindros e 16 válvulas desta época (ainda nos anos 90) é o SR16VE que debitava 177cv e tinha o red line ás 8300... ainda mais impressionante é o mesmo motor em versão N1 que com 200 cv é considerado o 1.6 aspirado mais potente do mundo. Produzido entre 97 e 98 equipava o rarissimo Nissam Pulsar VZ-R N1.
 
Última edição:
OP
OP
HugoSilva

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Chamo aqui @Carlos Vaz e outros, para uma opinião fundamentada sobre o Ford Puma 1.7 16v.
Lembro-me de já ter lido coisas boas acerca deste carro.. qual a vossa opinião?
Vou dar a minha opinião "do ponto de vista do utilizador". Duas coisas: espetáculo e cuidado.
Tenho atualmente um exemplar na cor jewel green parado faz meses à espera de um de dois cenários, ou eu me farto, dou o assunto por encerrado e encaixo a perda do que paguei por ele mais as reparações que já lhe fiz ou insisto, gasto mais dinheiro e desencanto um motor para lhe meter :mellow:

São carros muito competentes mesmo para quem não percebe nada de condução desportiva. Derivam obviamente do facelift do Fiesta de quarta geração, carro na altura já altamente aplaudido pela crítica pelo excelente pacote que entregava como driver's car à semelhança do Ford Focus que ainda hoje é considerado uma referência naquilo que deve ser o compromisso entre um eletrodoméstico e um carro desportivo.

Positivo: direção que apesar de assistida é muito direta e precisa;
Positivo: caixa de velocidades ultra precisa e com um curso (?) muito curto;
Positivo: motor com uma sonoridade interessante que entrega 75% do binário logo às 1500rpm e adora fazer rotação;
Positivo: estética exterior que envelheceu muito bem graças à filosofia a que a Ford apelidou de New Edge e que aplicou progressivamente a todos os modelos na altura;
Positivo: para a época, pelo que sei, o preço era muito competitivo;
Negativo: interiores aborrecidos e iguais aos do irmão mais novo, queria-se uma maior diferenciação para esconder a inspiração e oferecer alguma exclusividade adicional;
Negativo: motor de 1.7 litros com sistema ZETEC-S que emprega comando variável das válvulas (uma espécie de VTEC), na altura a Ford UK enviava os motores para o Japão afim da Yamaha fazer a "magia" com esta componente e voltavam para a terra natal. O motor em si não tem falhas de conceção propriamente ditas mas o facto de terem decidido que os cilindros seriam tratados com Nikasil em deterimento das clássicas "camisas", algo que nem sequer é novidade porque a Volkswagen com o Polo G40 e a própria BMW tiveram a mesma diarreia mental no passado, faz com que qualquer imperfeição no acabamento provocada eventualmente por má utilização/manutenção torne a reparação impraticável do ponto de vista financeiro.

Em suma, excelente carro, não é nenhum canhão, são 125cv para cerca de 1040kg, mas o pacote é muito apelativo. Qualquer aposta neste modelo pressupõe tirar de alguma forma as dúvidas relativamente ao estado dos cilindros o que vai sem dúvida magoar a taxa de sobrevivência e a aposta por parte dos aficionados no futuro.
 

Carlos Vaz

Pre-War
Chamo aqui @Carlos Vaz e outros, para uma opinião fundamentada sobre o Ford Puma 1.7 16v.
Lembro-me de já ter lido coisas boas acerca deste carro.. qual a vossa opinião?

o @HugoSilva disse práticamente tudo.
Desde a parte boa á parte má!

Acrescento ainda que do lado da parte boa está o facto de ser um carro extremamente fluído e sensorial. A ford na época tinha uma frase publicitária para o Fiesta que se aplica muito bem ao Puma: faz o que sentes!

A direcção, mais do que o facto de ser precisa e directa tem a qualidade de te transmitir fielmente tudo o que se passa lá na frente. Um carro cheio de qualidades e que a meu ver está um pouco "esquecido"... quiça pelos problemas que pode acarretar caso o motor não tenha visto as manutenções correctas a tempo e horas.
Do ponto de vista de eficácia e performance ficas mais bem servido com os irmãos da PSA, 106Gti/Saxo Cup mas o Puma pode ser mais satisfatório para um condutor normal.

Um dos poucos carros daqueles preços que tinha classificação 5 estrelas da EVO Magazine.
@HugoSilva não sei se te posso perdoar o facto de não haver aqui posts sobre alguns dos teus carros. ;)
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Portalista
Excelente tópico Hugo. A seguir com muito interesse. :thumbs up:

Vou aprender muito aqui já vi.

Tem de ser referido aqui o S2000. Ainda entra nos 90's porque foi lançado 99. Na altura achei impressionante a capacidade de fazer rotação que o F20C tinha e ainda hoje adoro a sonoridade que o mesmo faz.
 

Carlos Vaz

Pre-War
Excelente tópico Hugo. A seguir com muito interesse. :thumbs up:

Vou aprender muito aqui já vi.

Tem de ser referido aqui o S2000. Ainda entra nos 90's porque foi lançado 99. Na altura achei impressionante a capacidade de fazer rotação que o F20C tinha e ainda hoje adoro a sonoridade que o mesmo faz.

Um debate que pode ser interessante mas que eu não tenho conhecimento para levar a cabo. Há muito quem entenda que o K20 é superior ao F20.
 
E o Swift GTI? Tenho um, de 92, só com uma única dona até 2013, quando o comprei, depois, ao viûvo. Deu-me, inclusive, as faturas da compra!!! Abre- se o capot e parece um motor...de motorizada, mas com duas árvores de cames e, claro, as 16 v. Nos arranques, com semáforos verdes, é soberbo!!! E adoro o bater das portas com um som metálico.
 
OP
OP
HugoSilva

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
(...) @HugoSilva não sei se te posso perdoar o facto de não haver aqui posts sobre alguns dos teus carros. ;)
Claro que podes, tivessem eles sido carros que me tivessem dado mais alegrias que dissabores e teriam merecido o seu lugar aqui no fórum. Mas também quem lê isso pensa que eu tenho/tive uma frota de carros haha Só posso realçar o Fiat Coupé 20v Plus e este Puma sendo que o primeiro não entra aqui por ter 4 válvulas a mais (!) e o segundo porque foi (mais) uma má aposta que apesar de nunca ter sido planeado ficar muito tempo, especialmente depois de ter sido pai e as 3 portas se terem tornado algo limitativas, era suposto ter sido o meu daily driver durante algum tempo e infelizmente nunca consegui desfrutar do carro sem medo que me desse problemas. A minha sina com carros: anti-congelante :(
 
Tambėm tenho um Toyota Corolla GT-i 16 V, qu comprei há pouco e estava parado na rua desde 2015, quando o dono morreu. Ainda não foi posto a trabalhar, tem um problema no distribuidor. Estava cercado de relva...
 

Carlos Vaz

Pre-War
Claro que podes, tivessem eles sido carros que me tivessem dado mais alegrias que dissabores e teriam merecido o seu lugar aqui no fórum. Mas também quem lê isso pensa que eu tenho/tive uma frota de carros haha Só posso realçar o Fiat Coupé 20v Plus e este Puma sendo que o primeiro não entra aqui por ter 4 válvulas a mais (!) e o segundo porque foi (mais) uma má aposta que apesar de nunca ter sido planeado ficar muito tempo, especialmente depois de ter sido pai e as 3 portas se terem tornado algo limitativas, era suposto ter sido o meu daily driver durante algum tempo e infelizmente nunca consegui desfrutar do carro sem medo que me desse problemas. A minha sina com carros: anti-congelante :(

Não houve uma Giulia? OMG, carros brutalmente interessantes... um Coupé 20v Plus... nem vou dizer nada.
 
Bom dia,
Não é tema que esteja particularmente à vontade, mas e o VW Golf GTI MkII?
Havia uma versão 16v.

Havia, se não estou em erro, 3 Golf GTI MkII, a saber, 8v, 16v e G60 (eu tive um!)


E, infelizmente, lembrei-me de outro, feio que dói... Hyunda Scoupe 16v... xiça!
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Portalista
Um debate que pode ser interessante mas que eu não tenho conhecimento para levar a cabo. Há muito quem entenda que o K20 é superior ao F20.

Podia ser eu também tivesse eu conhecimentos para tal. E pela amostra levo 10-0 de ti por isso resigno-me à minha ignorância :D.

Se formos a olhar para potência pura o K20 saiu de fábrica no máximo com 221cvs na versão Type R do Civic de 2002 e no S2000 o F20 saiu com 240cvs. Até mais noutros mercados. Por outro lado parece-me que há muito mais peças aftermarket para o k20 que para o f20, o que acaba por determinar a popularidade do mesmo, especialmente se formos a ter em conta os modelos em que saiu.

Mas isto só depois de ir ler um bocado sobre isso :lol:
 
OP
OP
HugoSilva

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
(...) E, infelizmente, lembrei-me de outro, feio que dói... Hyunda Scoupe 16v... xiça!
Esse pela estética de facto não deixa saudades mas o Hyundai Coupé (Tiburon lá fora) sempre me ficou "atravessado" pois o motor 1600cc de 111cv com que foi vendido cá, pelo menos todos os que tenho visto à venda são assim, não faz jus à estética arrojada. Lá fora chegou a ser lançado com motorizações 2 litros de 140cv e aí já seria outra loiça...

Hyundai-Coupe-1999-1.jpg
 
Última edição:

Carlos Vaz

Pre-War
Podia ser eu também tivesse eu conhecimentos para tal. E pela amostra levo 10-0 de ti por isso resigno-me à minha ignorância :D.

Se formos a olhar para potência pura o K20 saiu de fábrica no máximo com 221cvs na versão Type R do Civic de 2002 e no S2000 o F20 saiu com 240cvs.

A questão não está aí. Em termos de potencia o F20 de série, está um passo á frente. A questão é que um motor está longe de ser só potencia.
Tem muito a ver com binário e faixa de utilização disponível. E ao que parece é ai que o K20 se torna melhor que o F20...

Lembras-te lá atrás quando se falou de Clio Williams e Integra Type R? Há cerca de 40 cv de vantágem para o Integra mas o Clio é muito mais utilizável nos regimes médios. E isso facilita brutalmente na hora de andar "despachado" em estrada aberta!
 
Topo