Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Dúvida

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Diogo Manuel, 8 Ago 2013.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Diogo Manuel, 8 Ago 2013.

  1. Gostaria de saber qual é o procedimento mais correcto para poder efectuar a troca do líquido anticongelante depois do carro ter estado muitos anos parado. o carro em questão é um Honda Civic 1200 SB2
    Quais os cuidados a ter
    Obrigado
     
  2. É só tirar a água fora e pôr novo antigelo, se tiver ferrugem, convém lavar bem o circuito, o ideal é ser com água a correr diretamente para o circuito e com o motor a trabalhar.
     
  3. Eu acho que quando um carro andou alguns anos com agua, quando trocar para liquido anticongelante, o que pode acontecer é que a agua podera ter feito buracos no sistema, mas por sua vez, a ferrugem tapa esses buracos, depois se meter anticongelante e limpa tudo.. e a ferrugem que fica nos buracos e começam as fugas...

    PS: nunca aconteceu comigo, mas já ouvi relatos de pessoas em primeira mao sobre isso....
     
    Diogo Manuel gostou disto.
  4. Na minha opinião não é assim tão facil. Ao retirar a água que lá esta á uma serie de anos e colocando anti-congelante novo, isso poderá ter repercuções (por exemplo dar cabo de uma relé.) Toda a ferrugem que lá esta "habituada" á agua derrepente apanha com um liquido novo e começa a libertar-se.

    Tambem depende do anti-congelante usado. Desses de 5 lts a 2€ aquilo é praticamente agua destilada com colorante verde. Mas mesmo esse aconselho a diluir com um pouco de agua destilada.

    No caso de se optar por utilizar logo um bom anti-congelante ai recomendo vivemente a não o colocar logo puro.

    Uma dica que um mecanico me deu á uns anos é:

    - Mudar com uma diluição de 30 / 70 (agua / Anticong.) fazer entre 500 s 1000 Km´s
    - Nova mudança com 50/50, fazer mais uns 1000 km´s
    - Nova mudança só com anticong.

    O radiador há de ter um "bojão" no fundo. É retirar-lo deixar escoar a agua, depois meter a mangueira pelo buraco da tampa (com pouca pressão) e deixar correr até que a agua saia limpa pelo furo do bujão.
     
    Diogo Manuel gostou disto.
  5. Antes de mais obrigado a todos pela ajuda
    O primeiro cuidado que tive foi verificar o que se estava a utilizar no radiador, e sempre utilizou anticongelante, já encomendei o anticongelante da Honda "honda coolant type 2" igual ao da foto, pronto a usar.
    bcard1895.JPG
     
    ricardo silva neves gostou disto.
  6. Um anticongelante ( falo de marca) tambem perde as suas caracteristicas ao longo do tempo, por isso as marcas dizem que é de mudar de x em x kms ! O meu é de 150 em 150 mil ou de 5 em 5 anos, segundo o manual .
    Como o teu usava anticongelante , parte se do principio de que esta protegido ( se for daqueles dos hiper´s é mesmo agua com côr ), então é fazeres como o Rafa disse, abre tambem a sofagem no maximo para limpar corrosão caso tenha , depois podes fazer o seguinte tambem, andas com agua " Del Cano "laugh.png ou agua destilada que nao é cara, atestas bem e andas uns kms para limpar o sistema e desapegar "lamas" que fiquem nas partes mais fundos do bloco/radiador, depois procedes a limpeza e mudas para o anticongelante da marcalaugh.png
     
    Diogo Manuel gostou disto.
  7. E achas bem, Ricardo ! Chama-se o reverso da medalha por terem andado com agua e não com o liquido proposto pela marca .laugh.png
     
  8. Sim uma vez que o carro já está parado há alguns anos penso que o mais sensato é trocar por um novo, uma vez que o que estava no radiador já deve ter perdido as suas qualidades mesmo que tenham sido poucas, não existe nenhum inconveniente ao utilizar agua normal para lavar o radiador e todo o circuito, pergunto isto porque no anticongelante da marca diz para não adicionar água ao produto, e ao lavar existe sempre uma pequena percentagem de água que pode ficar no interior estou certo?
     
  9. Penso eu que não fará mal , afinal de contas nem é 1% do que ficará .
     
    Diogo Manuel gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página