Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cournil

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Joao Cunha, 3 Jun 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Joao Cunha, 3 Jun 2008.

  1. A sua história.

    Após a Guerra Bernard Cournil monta uma garagem em Aurillac, é o início da aventura Cournil que, ao início, adaptava o Jeep MB com tecto ao gosto dos agricultores.
    Nos anos 50, Cournil decidiu criar a sua própria marca construindo modelos ao seu gosto, inicia a construção de uma viatura chamada “Cournil”, Chassis Os agricultores queriam um veículo robusto, por isso Bernarde construiu um chassis monobloco indestrutível, com as primeiras motorizações a diesel e carroçaria de Jeep Willys. Foi assim que nasceu o Cournil. Foi franco sucesso local, até 1970 saíram da sua oficina 1080 veículos 4x4. Esta primeira versão utiliza grande parte das peças de um Jeep Willis, incluindo o quadro.




    1960 Nova carroçaria monobloco, de formas angulosas características: o Tracteur Cournil tipo JA1, equipado do diesel Hotchkiss dos tractores Fergusson
    1964 Novo motor diesel (Leyland) - aumento de potência. Montagem de um eixo autoblocante (uma estreia na França)
    1968 Criação de British-Leyland, que propõe à Cournil um diesel LAND ROVER. Equipa cinquenta JA2. Os outros recebem uma mecânica RICARDO (Massey Fergusson)
    1970 Liquidação judiciária da empresa. O filho de Bernard, Alain COURNIL, retoma o projecto.
    1971 Produção de cerca de 80 Cournil até 1977
    1976 Associação com a sociedade Stemat (com sede em Decazeville) para tornar-se fornecedor dos exércitos e de bombeiros. Negociações com Gevarm, sucursal do grupo Gevelot, fabricando armas e munições, e UMM, União Metalo Mecânica, sociedade portuguesa.
    Depois com a crise petrolífera dos anos 70, bem como o aumento da concorrência deixaram-se de produzir e repartição da marca Cournil, vendendo-a dando origem à UMM e à Auverland .

    Fonte: wikipedia
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página