Cournil

Joao Cunha

Celicas Clube Português
A sua história.

Após a Guerra Bernard Cournil monta uma garagem em Aurillac, é o início da aventura Cournil que, ao início, adaptava o Jeep MB com tecto ao gosto dos agricultores.
Nos anos 50, Cournil decidiu criar a sua própria marca construindo modelos ao seu gosto, inicia a construção de uma viatura chamada “Cournil”, Chassis Os agricultores queriam um veículo robusto, por isso Bernarde construiu um chassis monobloco indestrutível, com as primeiras motorizações a diesel e carroçaria de Jeep Willys. Foi assim que nasceu o Cournil. Foi franco sucesso local, até 1970 saíram da sua oficina 1080 veículos 4x4. Esta primeira versão utiliza grande parte das peças de um Jeep Willis, incluindo o quadro.




1960 Nova carroçaria monobloco, de formas angulosas características: o Tracteur Cournil tipo JA1, equipado do diesel Hotchkiss dos tractores Fergusson
1964 Novo motor diesel (Leyland) - aumento de potência. Montagem de um eixo autoblocante (uma estreia na França)
1968 Criação de British-Leyland, que propõe à Cournil um diesel LAND ROVER. Equipa cinquenta JA2. Os outros recebem uma mecânica RICARDO (Massey Fergusson)
1970 Liquidação judiciária da empresa. O filho de Bernard, Alain COURNIL, retoma o projecto.
1971 Produção de cerca de 80 Cournil até 1977
1976 Associação com a sociedade Stemat (com sede em Decazeville) para tornar-se fornecedor dos exércitos e de bombeiros. Negociações com Gevarm, sucursal do grupo Gevelot, fabricando armas e munições, e UMM, União Metalo Mecânica, sociedade portuguesa.
Depois com a crise petrolífera dos anos 70, bem como o aumento da concorrência deixaram-se de produzir e repartição da marca Cournil, vendendo-a dando origem à UMM e à Auverland .

Fonte: wikipedia
 
Topo