Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Corta-Corrente

Tópico em 'Acessórios' iniciado por Alexandre Vaz, 7 Fev 2007.

Tópico em 'Acessórios' iniciado por Alexandre Vaz, 7 Fev 2007.

  1. Boa tarde.
    O meu veículo costuma estar parado quase uma semana e por isso ás vezes quando ia dar uma volta não tinha bateria sequer para o pôr a trabalhar.
    Posto isto comprei um borno de encaixe, mas além de ás vezes fazer mau contacto e alargar, tenho o incómodo de ter que abrir e fechar o capot cada vez que paro.
    Já ouvi falar de corta-coorentes mas não sei bem o que é.
    Será uma boa solução para este caso eleiminar o borno de encaixe e colocar um corta-corrente?
    Tenho ideia que existem vários tipos, uns que têm uma espécie de chave em plástico, outros que ficam no exterior do capot...
    Alguém me pode dizer os tipos que há e as diferenças entre eles?
    Se não for pedir muito, ilustrem com preços médios e fotos...
    Obrigado a todos!
     
  2. Basicamente, o corta corrente comum, impossibilita os amigos do alheio a levarem com eles a nossa preciosidade clássica, consiste num interruptor básico, numa puxada de fio que alimenta o motor de arranque, quando damos à chave na ignição. É fácil pois o motor de arranque só tem 2 fios, é o que passa a corrente. Não serve para o efeito, mas fica a ideia de que, para a bateria não descarregar, nem convém ter o borne positivo ligado a qualquer fio ou superfície condutora de corrente, tenha esta ou não um interruptor para lhe cortar a passagem de corrente. Resumo, já que não andas muito com ele, até nem será muito incómodo abrir e fechar o capôt quando quiseres dar uma voltinha, penso eu de que.
    Abraços!
     
  3. O borno de encaixe que eu tenho por acaso é no de massa, logo o positivo está sempre ligado. Isso deixa a bateria descarregar?
    O problema de abrir o capot é que a bateria já está muito fraca, e ás vezes basta estar 15 minutos ligada para depois já não o conseguir por a trabalhar. Ou seja, se paro num cafá, lá tenho k abrir e fechar o capot 2 vezes...
    Eu pensei que desse para por um corta-corrente que interrompesse o fio positivo logo á saida da bateria com uma puxada e um corta-corrente para assim desligar tudo com esse corta-corrente...
     
  4. Tanto faz desligar o + ou o -, ficas sempre sem corrente...

    Eu nunca desligo o meu carro, mesmo estando parado ás vezes 3 semanas, por uma razão simples: não tem nada electrico a consumir bateria, logo não vale a pena desligá-la.
    Relembro que uma bateria desligada também se estraga e descarrega.

    O corte de corrente, no meu caso, tem mais uso como método de evitar que me levem o avião, ou seja, desligo-o na mala e acabou a bateria.B)
     
  5. Bom, acho que o melhor é comprares uma bateria nova. Mesmo que engendres um esquema para a ligar e desligar facilmente vais gastar algum dinheiro e a única coisa que consegues é adiar o problema. No que respeita a baterias elas são sempre uma incógnita e essa pode morrer já amanhã ou depois, e o que consegues é gastar dinheiro duas vezes 1 bateria nova +1" corte de corrente"
     
  6. Mas o corte de corrente teria sempre que comprar pois o carro tem relógio e está sempre a trabalhar...
     
  7. Assino por baixo. Compra uma bateria nova, 45 amperes será bem mais que suficiente. De qualquer modo as baterias têm todas garantia de 2 anos, e durante esse periodo não te preocupas, podes tê-la sempre ligada.
    Abraço!
     
  8. Sim o relógio gasta, mas tão pouco que muito leva muuuuiiiito tempo para conseguir deixar a bateria de rastos.:D

    Comprei uma de 46A por 30euros esta semana;)
     
  9. ou, um fio ligado do platinado +12v a um interruptor que liga á massa, num sitio escondido por baixo do tablier, atenção que o fio tem estar bem disfarçado senão os ladroes cortam-no.
    alfredo
     
  10. Mas depois de esta conversa fiquei intrigado.
    Fui au que fiz confusão ao exitem umas peças que se colocam no capot do lado de fora (não se sei se também servem de fechos) e que cortam a corrente?
    Akguém tem uma imagem de algum ou sabe onde comprar?
    Ou o que tou a falar não existe e fui eu que confundi?
     
  11. Amigo Alexandre,
    O que deve estar a pensar são os corta-corrente exteriores de carros para provas (perícia ou outras), artigo comum nas casas de peças/acessórios.
    Concordo com os colegas que já aqui responderam, necessita de uma bateria com mais saúde.
    O relógio: é conveniente para a saúde da bateria que esteja ligado pois provoca uma descarga lenta. Se for o unico consumidor poderá estar ligado durante ~37 dias até descarregar uma 45 Ah. Não se esqueça de carregar regularmente a sua bateria se não utiliza a máquina.
    RS
     
  12. Eu não conheço... Mas se descobrires, mostra-nos ou diz como é.
    Abraço!
     
  13. Uma boa bateria, nova de marca reconhecida, não descarrega ao fim de uma semana, quanto muito ao fim de alguns meses e é preciso ter algo que lhe retire a carga lentamente.
    O relógio pode ser a causa da falta decarga da bateria, mas o melhor mesmo é comprar uma bateria nova.
    Quanto aos corta-corrente, existem modelos para automóveis sem ser os de competição, estes modelos funcionam por uma porca de aperto que liga o cabo da bateria que foi interrompido.
    Os modelos de corta-corrente de competição, com chave, também são muito bons, eventualmente melhores que os de rosca, têm a opção de também cortar a ingnição através da interrupção do fio da bobine, mas são mais caros.

    [​IMG] [​IMG]
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página