Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Corrosão Alumínio

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Sérgio Santana, 25 Jan 2011.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Sérgio Santana, 25 Jan 2011.

  1. Boas, gostava de saber se existe algum processo ou produto para eliminar aquela "ferrugem" negra que aparece no alumínio, é um tipo de corrosão que parece humidade.

    Cumprimentos

    Sérgio Santana
     
  2. Não sei o que é isso, mas há um produto que se vende nos supermercados, e que se usa nas cozinhas e casas de banho para limpar o calcário do aluminio, penso que deve dar para isso.
     
  3. Boa noite, nao recomendo o uso desse produtos domesticos para limpar o aluminio como o amigo disse..
    O aluminio não ganha ferrugem, é preciso ter isso em atenção, vissto ser um metal não-ferroso...A corrosão só ocorre em metais ferrosos. O que poderá ter ocorrido ao amigo é o factor do aluminio ter ganho uma camada de ALUMINA tambem conhecido por oxido de aluminio.
    Não use nenhum produto que contenha soda caustica, senão vai lhe atacar o aluminio todo.

    O ideal é que o alumínio seja lavado com água, detergente neutro e enxugado com um pano macio. No final aplica um verniz transparente electroestático e vai ver que dura e dura com bom aspecto. Antes do verniz poderá polir se assim desejar algum brilho

    Espero ter ajudado
     
  4. Boas caro Dani.
    Sei que o aluminio não ganha ferrugem, aliás, penso que todo mundo sabe disso. Ou quase todo. Eu queria era dizer que para limpar o alumunio esse produto deve servir, já usei num motor e ficou mais ou menos limpo, não tendo atacado o aluminio nem estragou nada. Pode não ser o ideal mas foi un ensaio que eu fiz. Aquilo vem em gel e gastasse muito depressa, pois apliquei em jacto directo da embalagem. Noutra situação, aplicado com um pincel não vi efeito nenhum. Noutro ensaio, num carburador,para tirar a jorra de gasolina e oleo, limpei-o com diluente celuloso e ficou novo.
    Isso do verniz é uma boa sugestão.
    Na pergunta inicial do tópico, aquela pelicula preta que o Sérgio quer limpar, não sei o que seja.
     
  5. exprimente coca cola e folha de aluminio, colocas coca cola no local e esfregas com folha de aluminio, aquela onde se embrulham as sandes lol
     
  6. Eu acho que deves rever o que escreveste; escreveste e muito bem que o aluminio não ganha ferrugem e está correcto. Mas logo a seguir falas de "corrosão"; e ela não aparece só em metais ferrosos, tambem aparece no aluminio.
    Quer dizer a oxidação do aluminio não é ferrugem porque o aluminio não tem ferro, mas que o aluminio oxida e se degrada isso não existem dúvidas.
    Mas para quem quiser ler um pouco aqui fica:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Corros%C3%A3o
     
    A Cardoso gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página