Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Conta-Rotações

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Francisco Gouveia, 5 Jan 2009.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Francisco Gouveia, 5 Jan 2009.

  1. O conta-Rotações do meu carro não marca as rotações correctas do motor em acelaração, quando este está ao relanti e acelaramos o ponteiro tem bastantes oscilações.

    Alguem me pode dizer qual o problema e sua solução.

    Cumprimentos
     
  2. Normalmente más conexões, dá uma vista de olhos nos fios em ambas as extremidades.
     

  3. Pedro uma das extremidades é do conta-rotações, a outra extremidade, aonde é que os fios vão ligar sabes?

    Obrigado pela atenção
    Cumprimentos
     
  4. Boa Noite.
    Continuo com o mesmo problema no contra rotações será que alguém me pode dar uma ajuda mais exacta através do fórum ou por MP ou será que é mesmo mais indicado consultar um electricista?

    Grato pela coloboração.

    Cumprimentos
     
  5. Eu tenho o mesmo problema, o ponteiro oscila mesmo quando a rotação é constante (pelo menos de ouvido parece) e ao relenti marca cerca de 2000rpm...
     
  6. Os conta-rotações SMITHS do final da decada de 60 e inicio da decada de 70, têm esse pequeno problema, só foi resolvido quando o modelo mudou (+-1978).

    Os conta-rotações aqui referidos, têm a referencia RVI no mostrador em letras pequenas, normalmente em baixo e muitas vezes só se consegue lêr com o conta-rotações desmontado do tablier ou até mesmo do espelho que o circunda.

    O problema é que estes modelos utilizam a corrente consumida pela bobine de ignição para indicar a rotação, essa corrente entra e sai do conta-rotações, é transformada e amplificada por um transistor de primeirissima geração, não muito eficaz, daí o oscilar do ponteiro.

    Para corrigir o valor da rotação no conta-rotações, há um orificio na parte de trás, que dá acesso a uma resistência variável que permite o ajuste/calibragem do conta-rotações.

    No meu Mini 1275GT, os conta-rotações devem ser todos iguais, "descasquei-o" todo e fiz-lhe um "miolo" novo com electrónica recente, estabilizou bastante, mas não resolveu tudo.
     
  7. Verifiquei que na zona da bóbine e do distribuidor está solto um fio verde com um treminal.
    Agora pergunto:
    Será que esse fio tem alguma coisa a ver com o conta rotações e com o seu problema?
    Em caso positivo aonde ligo esse fio?

    Cumprimentos
     
  8. Complicado, esse fio verde é da instalação original? De onde vem? Tem tensão (12V)? A ligação errada pode queimar uma peça que já não existe para substituir...
     
  9. Olá

    Em gouveia existe um optimo electricista auto o Sr. Coelho junto ao Centro da Segurança Social.
     
  10. Fio verde? Bom se o carro trabalha, não é o do condensador de certeza.

    E se o Conta-rotaçoes está a trabalhar,mesmo osclando, tambem não deve estar relacionado com o problema. Deve ser algum fio de algum corta-corrente que ficou desactivado,por exemplo.

    Os Smiths ás vezes são "manhosos". Uma pergunta: O Alternador está a carregar como deve de ser? Pode ter influencia .Na impossibilidade de testar, o ideal, era experimentar outro, para comparar. Assim, antes de estragar mais qualquer coisa, é melhor procurar alguém dentro do assunto .
     
  11. O C. rotações é o original do escort 1300GT? Se é o original, o fio que que vai do platinado para a bobine, vai dentro do carro ao C.R. e volta à bobine . O fio, passa no C.R. numa peça plastica sem ser interrompido, ou seja sem que lige a nenhuma parte do C.R., o impulso é dado através de um campo magnético . Normalmente de origem, o fio passa a direito, mas para que se crie um campo magnético mais forte , temos que enrolar o fio uma volta e passar por dentro da peça plastica duas vezes.
    Depois coloco umas fotos.
     
  12. Algumas fotos da ligação do fio que vai do platinado à bobine, passa pelo conta rotações.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página