Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Conta Rotações Smiths

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por João Gil, 15 Mar 2015.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por João Gil, 15 Mar 2015.

  1. Boa noite,
    Preciso de ajuda do pessoal dos "british". Comprei um conta-rotações Smiths mas não sei como ligá-lo. Aqui vão as fotos

    IMG_20150315_202851.jpg
    IMG_20150315_202916.jpg

    como não sei se ele trabalha precisava que alguém que soubesse mesmo me ajudasse. Nos foruns MG e Mini dizem que o macho da esquerda recebe um fio da ignição, a femea da direita recebe da bobine e o terminal plano recebe 12v, fazendo massa no corpo do próprio manómetro. nos manómetros que já tive, os 12v e a bobine é o normal, agora a ignição?? Ignição de onde??

    Obrigado desde já
     
    Carlos Galvão Santos gostou disto.
  2. Eu meti um conta-rotações no meu City mas não tem nada haver com esse é diferente mas á partida as ligações são as mesmas. O meu tem o fio que liga na bobine (no mesmo terminal que tem o fio verde que se não estou em erro vai diretamente para o distribuidor), o fio de massa e o "ignição" que na realidade é o de corrente alternada ou seja vais buscar corrente onde apenas há quando a ignição do carro está ligada.

    Agora olhando para esses terminais não te sei dizer qual é qual.
     
  3. Tenho o esquema em casa disso logo vou ver se post aqui
     
    João Gil gostou disto.
  4. Espero que as seguintes imagens dêem uma ajuda:

    smiths_tacho_1.jpgsmiths_tacho_2.jpg
     
    Guilherme Bugalho gostou disto.
  5. Obrigado a todos pelas respostas, mas vou ter mesmo de pedir ajuda profissional... é areia de mais para a minha camioneta!!
     
  6. Por aquilo que andei a ler por aí os dois terminais redondos é um onde liga o cabo que vem da bobine e o outro vai do conta-rotações para o distribuidor (não faço a minima ideia de qual é qual) o terminal quadrado deve ser o da alimentação e a chapinha atrás que está ligada á caixa deve ser o fio de massa.

    Depois deves ter qlq coisa que encaixa naqueles furos para a iluminação em que a ligação é básica + e - e usas a mesma da iluminação do resto do quadrante.

    Isto é o melhor que te consigo explicar daquilo que li num fórum inglês que também não é exatamente claro além de que o conta-rotações que eles estavam a falar tem ref diferente do teu e é para um carro de 6 cilindros, no entanto o layout é igual.

    Espero que ajude.
     
    #6 Pedro Filipe Santos, 28 Mar 2015
    Última edição: 28 Mar 2015
  7. Quando se liga um conta-rotações SMITHS do tipo RVI (funciona pela intensidade da corrente que passa na bobine de ignição) o circuito da bobine terá de ser interrompido para que o conta-rotações possa ler a corrente que por lá passa, como se fosse um amperímetro. A explicação anterior é a mais correcta, o fio do terminal redondo macho no conta-rotações liga ao fusível que só tem corrente com a chave ligada.
     
    Pedro Filipe Santos gostou disto.
  8. Penso ser conveniente informar em que carro pretende instalar o dito ....
    A saber:
    - Voltagem (6/12V)
    - Negativo ou positivo "à massa"
    - Numero de cilindros
    - Tem instalado modulo de "ignição electronica" ?
     
  9. Obrigado a todos pela ajuda, mas já tenho o conta-rotações a funcionar. Resta saber se funcionará quando converter para ignição electrónica, os RVI, pelo que tenho lido, não se dão bem com a mesma. Por agora está feito (que bonitos são estes manómetros ingleses, especialmente para quem anda pelos alemães)!
     
    Pedro Filipe Santos gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página