Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

como tratar as borrachas

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Alfredo Rodrigues, 23 Jul 2008.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Alfredo Rodrigues, 23 Jul 2008.

  1. pergunto se alguem sabe como tratar aquelas borrachas que estão mto ressequidas.
    por de molho em agua com algum produto especial?? já vi que se pode usar vaseline..mais alguma coisa?:oo
    cump
     
  2. É incrível, ainda agora á 10 m procurei sobre isso...

    cumprimentos.
     
  3. Se a borracha ainda não estiver degradada, o melhor é usar um óleo não-detergente, pois a borracha é um derivado do petróleo e os componentes lubrificantes que ela possui quando nova vão-se evaporando ao longo dos anos. Também existe uma certa extensão de oxidação, pelo que a recuperação total nunca é viável.

    Pode ser ATF (óleo de transmissões automáticas), pode ser um óleo reles de supermercado sem aditivos de espécie alguma. Os aditivos têm um elevado poder solvente e destruiriam a borracha.

    Evite usar álcool ou produtos do género pois podem dar resultados bons à primeira vista mas ainda vão acelerar mais a degradação.

    Para preservar peças em boas condições, pode-se proteger com uma fina camada de massa de lítio branca.

    Um abraço a todos!
     
  4. aproveitei uma ideia pesquisada no google, ensopar a borracha com lexivia e agua 1/2 por 1/2 durante algum tempo e funcionou, está mole que nem uma cobra....vamos ver se não perde qualidades...
    AR
     
  5. O meu Pai tem uma técnica semelhante, mas para as deixar moles usa diluente (não me lembro qual) e depois coloca imediatamente em vaselina para ficarem hidratadas! Tenho algum stock de borrachas e mandaram-me colocar pó de talco!;)
     

  6. Amigo Eduardo Relvas! Tenho perguntado a mim mesmo se há alguma coisa que voçê não saiba! Responde a tudo de forma concisa e todos entendem! É de muito valor! Tome lá mais prestígio....
    Um abraço!

    P.S. Já agora sabe qual é o sentido da vida???:D:D:D
     
    Fabio Joel Fernandes gostou disto.
  7. Por favor não inventem! É só asneiras...
    há um produto excelente que aprovo por experiencia propria! 1z (Einszett) Gummy
     

  8. Eu tambem tenho esse produto e é muito bom.!!! à venda em sites na detailstore
     
  9. Caros amigos,

    Antes de mais deixem-me dizer que não conhecia este produto (1z Gummy), mas pela descrição parece ser algo a experimentar. Alguém tem resultados a longo prazo que possam comprovar que de facto perdura?

    O que é facto é que este produto comprova aquilo que disse acima. Não se devem usar solventes, e apenas tentar restaurar as componentes lubrificantes perdidas na borracha ao longo do tempo.

    Amigo Alfredo, receio que o facto de estar a atacar a borracha com lexívia não seja muito bom a longo prazo, pois a elasticidade que ganhou é consequência do ataque que provocou na borracha e não à recuperação das suas propriedades originais. A longo prazo certamente verá que as propriedades das peças irão continuar a degenerar, talvez mesmo mais depressa que antes.

    Amigo João, o diluente é igualmente mau. O pó de talco poderá ajudar a manter os poros da borracha tapados e assim abrandar a oxidação, mas penso que a massa branca de lítio seria ainda melhor resposta ao problema da manutenção.

    Amigo Luís, obrigado pelos simpáticos comentários, mas não sei de tudo... sei muita coisa devido à paixão pelos clássicos e aos Fiats em particular, e também devido ao meu curso na área da engenharia de materiais e muita experiência própria. Quanto ao sentido da vida, isso é uma pergunta pessoal de cada um de nós... a minha é ser feliz, e nesse sentido, gozar o maior número de Fiats possível é o meio para atingir esse objectivo! :D

    Um abraço a todos!
     
  10. Boas, tive problemas como este não só no meu classico, mas tambem nos carros de utilidade diaria cá de casa as burrachas vão ficando recequidas com o sol ficam acamadas e e começão a estalar, após experimentar varios produtos fui verificando que uns eram melhores que os outros, ate chegar á selicone liquida chamo-lhe assim não sei se é facil arranjar quem me arranja é um amigo meu que trabalha na EFACEC até hoje não arranjei nada tão bom. É um produto neutro não abrasivo nem oxidante nem toxico, Hidrata as burrachas e cria uma pelicula protectora, deixa-as impecaveis. Naquelas que já estão acamadas devem levar calor com um secador do cabelo por exemplo que ajudam a voltar a forma inicial e depois hidratadas com o selicone liquido e deixar uma noite para recuperarem a elastecidade.


    Nota: este produto de cor translucida é utilizado nos produtos para mimpar tabliers, etc por isso pode ser aplicado tambem ai para remover pequenos riscos etc pode ficar um pouco gorduroso no inicio mas depois ficá optimo se for bem aplicado.




    Espero ter ajudado, Cumps Diogo Lima;)
     
  11. Nem mais...:D
     
  12. Tenho excelentes resultados com silicone liquido tambem mas não conheço esse
    1z (Einszett) Gummy pelo que pode ser ainda melhor.
    Vou tentar experimentar
     
  13. Não precisa de ser em sites, existem produtos da Einszett à venda em lojas ;)
     
  14. ou entao conheço um tratamento natural que também é excelente!
     
  15. E dizer não??? o_O

    cumprimentos.
     
  16. Trocar as borrachas XD
     
  17. Não te esqueças que nem sempre existem no mercado certas borrachas para determinados modelos.:(-
     
  18. pois mas de facto é outra hipotese que existe!
     
  19. Para tratar as borrachas ouvi falar de glicerina, alguém se pronuncia :huh:
     
  20. Boas a todos,

    Glicerina é o que eu uso, deixo-as de molho em glicerina e ficam com um optimo aspecto, ganhando algumas das caracteristicas de quando novas, e mal não deve fazer.
    Abraços
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página