Como limpar alumínio? (ex: exterior da cabeça do motor ou caixa velocidades)

Pedro Gil

Clássico
Qual o melhor método e produtos para limpar alumínio do exterior da cabeça de motor e caixa de velocidades?
Estou na fase de tratar o cofre do motor e o exterior do motor em si e tenho essa dúvida.

Obrigado

20220702_194607.jpg
 
Olá Pedro, eu esta semana vou testar um produto de lavar alumínios e vou ver se consigo colocar cá umas fotos antes Vs. depois, o produto não foi muito caro e é fácil de obter, já fiz um teste numa zona pequena e o resultado foi muito bom, é preciso ter atenção que as vezes o que é bom para aluminio não é nada bom para materiais ferrosos e vice versa.
Se fossem peças pequenas podia já dar-te uma solução muito boa e ecológica para materiais não ferrosos(podes ver no meu diário de bordo do vw golf a limpeza de um sensor de massa e ar e de cabos em cobre), mas para áreas grandes vou agora testar uma nova solução.
É preciso também ter em conta que sujidade e oxidação do aluminio são coisas que se tratam de maneira diferente, o produto que vou sar supostamente trata as duas coisas, mas há produtos de limpeza que te limpam gordura terra e não fazem qualquer efeito no metal.
 
Bem, afinal consegui testar mais cedo que o previsto, mas não terminei o serviço.
Isto é o antes, e devo dizer que foi das caixas mais difíceis de lavar que já encontrei, na parte de dentro a camada de lixo tinha 4mm de espessura, em algumas zonas tapava costelas por completo, a lavagem não correu como previa pois o produto não teve power para a gordura, e por isso usei um desengordurante forte que reage com alumínio ligeiramente








Aqui já a primeira lavagem, mas ainda vou ter de raspar o que está muito agarrado pois não sai com nada e ao fim vou novamente passar o produto de limpar alumínio, depois coloco novamente fotos, mas já fez algum efeito, deixa o alumínio brilhante.








Uma coisa interessante que não estava á espera, isto remove ferrugem de uma forma brutal!
Estas peças estavam completamente ferrugentas.




Mas só quando acabar o serviço é que posso dizer realmente se o produto é bom, para já só sei que gordura não é com ele, não tira nada e também não faz nada ao alumínio pois a gordura cria uma camada que impede a reação química, logo isto só vai fazer efeito quando primeiro tirar toda a gordura e só depois fizer o tratamento.
 
Obrigado, eu a gordura consegui retirar com Mistolin. O que pretendo agora é um produto que possa recuperar o aluminio de forma a ficar com bom aspecto.
 
Muito obrigado pelo feedback e imagens @Mario_Marques.

Que produto é esse usado nas fotos acima e onde comprar?

Obrigado
Pedro não respondi antes pois não queria responder sem primeiro ver o resultado. Ora bem, o produto é bom para remover oxidação e nada mais, para ficar com acabamento bom em alumínio de fundição depois tem de se tratar na mesma ou pintar.
Deixo aqui o resultado.

Antes do tratamento (nota que já tinha feito um tratamento antes que correu mal devido a ainda haver sujidade que inibe a reação)




Depois da lavagem



Depois do acabamento á mão:




O produto usado:


O produto para lavagens difíceis não é muito bom, pelo menos sem usar máquina de lavagem a alta pressão (que o fabricante recomenda usar, mas que na caixa de velocidades não posso usar), como produto desoxidante é muito bom mesmo, atenção estes produtos deve-se ler e respeitar as instruções, e de preferência testar sempre numa peça de testes.
Como mencionei antes a caixa estava muito má, tinha lixo que até a raspar com abrasivos muito fortes nem pó fazia.
Testei o mesmo produto num pedaço de alumínio "billet" 6030 e a peça fica mesmo brilhante e impecável, mas em alumínio de fundição o resultado nunca é igual pois tem muito mais impurezas e poros.
 
Última edição:
Obrigado pelas dicas @Mario_Marques .
Eu comprei esse mesmo produto para tratar da minha caixa de velocidades, depois coloco aqui os meus resultados quando regressar de férias.

Só fiquei com uma dúvida. A minha já está bem lavada e vou usar este produto para a desoxidar. Quando diz que após esta desoxidação deverá haver um tratamento, refere-se concretamente ao quê? Fiquei com a sensação que se refere a pintura, pois o aluminio irá oxidar novamente, é isso?

Nesse caso, e como eu não quero pintar minha, será que a poderei envernizar (após a desoxidação com este produto) de forma a ficar protegida da oxidação?

Já agora, deixo aqui o link para o fabricante / vendedor para eventuais interessados: Desoxidante - 5 Litros - NIGEMOX - Tudo para limpeza profissional
Paguei 12,90€ e os portes são grátis!

Obrigado uma vez mais pela recomendação!
 
Desoxidação = remover o oxido de alumínio, geralmente apresenta cor branca(resultado de reacção com oxigênio no ar e líquidos ou sais) ou preta(resultado da fundição).
Pelo que percebi, esse produto só reage bem com material oxidado, remove o oxigênio, não sei a composição química do produto, mas terá possivelmente bi sulfito de sódio ou ou coisas do gênero pela evidente forma como remove o oxigênio das coisas, as coisas oxidadas deixam de estar.
 
Desoxidação = remover o oxido de alumínio, geralmente apresenta cor branca(resultado de reacção com oxigênio no ar e líquidos ou sais) ou preta(resultado da fundição).
Pelo que percebi, esse produto só reage bem com material oxidado, remove o oxigênio, não sei a composição química do produto, mas terá possivelmente bi sulfito de sódio ou ou coisas do gênero pela evidente forma como remove o oxigênio das coisas, as coisas oxidadas deixam de estar.
Boa noite @Mario_Marques
Cheguei hoje à fase de desoxidação da minha caixa com o Nigemox e realmente ele é bom para esse efeito.

Acontece que a caixa fica limpa mas sem brilho. Como é que conseguiu o brilho, após a desoxidação, nessa caixa das fotos acima?

A minha ficou assim:

20220906_181714.jpg
20220906_181727.jpg
 
Consegui de 2 formas, primeira, durante a própria limpeza usei 1 escova de nylon dura e escovei com vigor, segunda forma, depois de secar, usei uma escova de alumínio e uma de bronze, a de alumínio dura, a de bronze macia, aqui é importante não ter fio de aço ou qualquer outra coisa que seja mais dura que o alumínio para evitar deixar riscos.
Também podes usar esfregão vermelho, importante é mesmo não usares nada com dureza alta, mais duro que alumínio.
É preciso ter uma coisa em mente, o material de fundição tem muitos defeitos, há muita coisa que já lá estava, tipo marcas, rebarbas, etc, que quando estava sujo não notas mas limpo vais notar.
 
Uma coisa que não escrevi mas reparei agora a olhar para as fotos, devias fazer esse serviço com a caixa separada do motor, fora do carro, pois se foi feito no sítio escorreu líquido para o interior onde fica a embraiagem, o líquido pode ficar lá depositado e reagir, também é claro, boa ideia limpar o interior onde fica a embraiagem, que no meu caso até foi o que me levou a limpar, para ajudar na refrigeração da própria embraiagem e evitar contaminar a mesma.
Eu fiz esse serviço com o intuito 99% fiabilidade e performance e apenas 1% por causa da estética, pois a caixa lá no sítio não parecia mal, só que já estava mesmo a ter problemas de calor e contaminação na embraiagem.
 
Voltar
Topo