Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Começar do zero... um Mini 1000.

Tópico em 'Minis' iniciado por Mário Castro, 8 Fev 2010.

Tópico em 'Minis' iniciado por Mário Castro, 8 Fev 2010.

  1. Saudações amantes dos clássicos.

    Sou novo neste fórum e também nos restauros. Tive a felicidade de me tornar dono de um Mini 1000 da Leiland de 1975 recentemente mas o coitado veio em mau estado. Teve 4 anos parado, no meio do mato, mas o motor já deu o ar da sua graça... e encheu-me a garagem de fuligem :D. Desde então, descarregou a bateria e nunca mais

    Apresenta muitos podres, fugas, problemas eléctricos... enfim, um verdadeiro projecto de restauro que pretendo ir fazendo como hobby.

    Gostava de saber por onde começar... Já tenho um manual que comprei pela Ascari, mas a experiência é realmente pouca.

    Toda e qualquer ajuda é bem vinda.
     
    gkvorn gostou disto.
  2. bem vindo e parabéns pela aquisição, primeiro desmonta o carro todo e começa a tratar da chapa!
     
  3. Agradeço a dica, assim farei... tenho uma série de podres que tenho de tratar. Dá para comprar secções de carroçaria de alguma loja ou tenho de "recortar" os podres? :oo

    Cumps
     
  4. Seja bem vindo ao Portal;)
    Coloque umas fotos do Mini para podermos apreciar;)
    Pretende restaura lo de A a Z? e 100% de origem?
     
  5. Irei colocar imagens assim que me for possível, para terem uma noção do estado da viatura.

    Bem, pretendo restaura-lo para a sua anterior glória, tudo original... talvez uma ou outra extravagancia para lhe dar brilho, mas não me quero afastar das linhas originais. Estou a ponderar madeiras para o interior... acho um material mais quente.
     
  6. ja agora bem vindo...

    por madeiras por dentro fica muito bem atençao se ficar bem acabadas porque ja vi com cada mini com uns acabamentos parciam o moveis da casa da minha bis-avo
     
  7. Bem vindo Mário.
    Boa sorte no restauro.
     
  8. Bem-vindo a este espaço, onde vais ver que aprendes muito, em tão pouco tempo.
    Entretanto e se conheceres gente ligada a esta área, de minis, vai fazendo todas as perguntas e mais algumas, porque se quiseres podes mexer muito no teu mini, alterando-o como trocar muito material e deixar típico original.
    Bom trabalho, e conta com o pessoal para te ajudar:)
     
  9. Bem... quero agradecer tantos votos de boa sorte e a vossa disponibilidade em ajudar. No fundo, foi mesmo para ter um apoio de malta mais dentro do assunto que procurei por Fóruns da especialidade... acabando por dar com este.

    Quanto à resposta do Daniel J. Ferreira, realmente também já vi umas quantas barbaridades em madeira, mal acabadas ou completamente desajustadas à viatura em questão, mas cada um é que sabe e os gostos não se discutem. De qualquer das formas, sou viciado em perfeccionismo, mas quando chegar a altura das madeiras, certamente pedirei a vossa opinião.

    Abraço
     
  10. Força nesse restauro, algumas dúvidas que te surjam não hesites em me contactar. Abraço
     
  11. Mário, também mergulhei recentemente numa "mini empreitada". Eu que ainda estou a anos luz de estar terminado posso apenas dar alguns conselhos : calma, pesquisa e estabelecimento de prioridades.
    Boa sorte !
     
  12. mario nao desanimes no restauro vais ver de pois de pegar no carro nunca mais o vais largar B)B) força nisso e venha fotos para se ver
     
  13. como esta a decorrer o restauro?? queremos novidades :D
     
  14. boas mario, desmonta o mini todo tiras o motor o chariot da frente e o de traz fazes um estrado para pores a correçaria e começas a levalo a chapa por todo depois mandar fazer a decapagem com o jato de areia e depois começas arranjar a chapa, uma boa loja para comprar o material e a all4mini, poe e as fotos, como estava o mini e como está agora ok mário força não desistas, boa sorte amigo
     
  15. Bom dia pessoal.

    Agradeço todo o incentivo para o restauro do Mini. Em boa verdade, ainda não comecei o ataque a sério. Primeiro porque trabalho a 230km do local onde tenho o mini, apenas tendo tempo disponível de 15 em 15 dias, o que juntamente com ver a família, amigos, ajudar a avó, etc., me deixa pouco ou nada para me dedicar ao rodas baixas.

    De qualquer das formas, já comecei os investimentos. Já chegou o livro da Ascari sobre o Mini, que certamente me fará falta quando tiver de montar as pecinhas todas. Sempre gostei de Legos, mas sem instruções nunca se vai a lado nenhum. hehe.

    Andei de volta dele para ter uma noção dos estragos que os maus anos de uso lhe causaram. Lamento não colocar as fotos ainda, mas vou ver se peço a alguém para mas tirar lá em cima (santa terrinha).
    Os estofos têm de ir novos, já que estes até daquelas almofadas, que se metem nas chapeleiras, já tinha para tapar os buracos. Em termos de motor, ele roncou bastante bem, e com a devida e gigantesca porção de fumaça a sair pelo escape! A garagem ganhou um novo tom mais escuro, mas é bom ver que ainda há coração por debaixo da chapa. Apresenta fuga de óleo na zona do motor e de gasolina (depósito). Os pneus que trazia estão moídos do peso do carro sobre eles vazios, é encher e vê-los vazar aos poucos. A bateria descarrega rápido... o sistema eléctrico tem de ser bem revisto. A chapa apresenta alguns podres localizados, nomeadamente na bagageira e no lugar do pendura. Espero daqui a 15 dias começar a desmontar para meter os bancos a estufar e avaliar os verdadeiros danos na chapa. Estou a cruzar os dedos para que não sejam muitos, vamos ver no que dá.

    Enfim, tenho muita coisinha boa para me entreter e sim, depois meto as fotos!

    Grande abraço
     
  16. Olá Mário, Bem vindo à familia dos clássicos. Reparei que é do Fundão. Há por aqui um amigo nosso portalista que está a recuperar um Cooper S, que é o Armando Mingote que é do Fundão. Só para dizer que podiam trocar ideias uma vez que estão tão próximos um do outro e o Armando é uma pessoa 5 estrelas. Continuação de uma boa recuperação desse Mini. Quando puder coloque umas fotos para o pessoal ver.;)
     
  17. Caros Amigos,

    Quase se passaram 2 anos desde que comecei este tópico. Diferenças no mini? Andou 15 cms para trás... continua com a chapa igual (ao menos tenho-o protegido para não se estragar mais)... enfim, nada novo. :wacko:

    Em boa verdade, sempre me mantive com a desculpa de estar longe... de não ter tempo. Já estou pelo Fundão e já ganho uns trocos... já só falta arrancar realmente com o projecto.

    Consegui arranjar 2 amigos do bairro (velha guarda bem à maneira) que se disponibilizaram para me ajudar com o projecto. Mas disseram-me que bem podia arrancar com ele que quando chegasse a parte deles, lá estariam para ajudar (mecânica e eléctrico). Ainda esperei que lá tivessem desde o inicio, mas deixaram-me uma única dica: "Ouve rapaz, quando tiveste pela primeira vez com uma mulher, tinhas lá alguém para te ensinar?" ;)

    É curioso como toda uma sabedoria de anos se transmite por tão interessantes palavras. Tentarei colocar as afamadas fotos no próximo sábado. Planeio arrancar com os trabalhos.

    Grande Abraço a todos!
     
  18. Mario, vai lendo os tópicos aqui que, vais aprender muito...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página