Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

combustível de marca ou não

Tópico em 'Mecânica' iniciado por fernando joel machado, 11 Jul 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por fernando joel machado, 11 Jul 2009.

  1. Afinal compensa ou não meter combustível de linha branca ou de marca, eu por acaso no meu ford não meto combustível de linha branca, mas no meu carro do dia à dia meto gasóleo e até agora não tenho tido problemas, mudei ainda há um mês o filtro e estava limpinho, mudei porque estava a fazer um ano...:huh:
     
  2. Eu penso que sim pois um combustivel sendo mais caro deve ser mais refinado , ja reparei num motor de uma moto que se trabalhar com 95 fica com muito mais carvao , e se usar 98 tem muito menos fica com uma corzita dourada..
     
  3. Caros amigos,

    Em Portugal a gasolina de base é toda idêntica, vem toda do mesmo sítio (disto eu tenho a certeza, a minha irmã já lá trabalhou). A única diferença de marca para marca são os packs de aditivos que cada um põe. Estes aditivos podem melhorar significativamente o desempenho da gasolina, especialmente nos motores de injecção, ao ajudar a atomizar e queimar de forma mais regular e limpa.

    As gasolinas de linha branca (ou seja, de supermercados) não têm aditivos NENHUNS. Mas a gasolina de base é idêntica à das outras marcas todas...

    Um abraço!
     

  4. Eduardo, como referes que esses aditivos melhoram significativamente o desempenho em motores de injecção, surgiu-me uma questão:

    E nos nossos "velhinhos" que não são de injecção? A diferença entre gasolina com esses aditivos e outra sem nenhum aditivo sente-se em algum aspecto?

    Abraço
     
  5. Amigo Rui,

    Sente-se, sem dúvida, pois os aditivos melhoram o desempenho da gasolina em qualquer situação. Os ganhos mais significativos são para os carros com sistemas mais precisos de alimentação, mas mesmo num clássico a carburador(es) há vantagens, pois há aditivos cujo papel é por exemplo ajudar a atomizar a gasolina de forma mais regular quando é injectada no caudal de ar.

    Isto ajuda a reduzir as emissões, bem como a criação de resíduos de combustão no motor. Ok, pode não ser muito, mas faz diferença. E mesmo em desempenho e consumo pode notar-se uma leve melhoria.

    Um abraço!
     
  6. Penso que não existe diferença pois à cerca de 2 anos que ponho só gasolina95 linha branca (jumbo) no meu 127 e até ao momento não tive qualquer problema até no desempenho do motor
    Abraço:D
     
  7. Mário apresente-se à comunidade aqui: Os Entusiastas - Portal dos Clássicos
    Abraço.
     
  8. Os clássicos levam sempre de marca, mas só por uma questão de practicidade.

    Sai-se com o carro, precisa de gasolina e vai-se à primeira bomba que se encontra que, geralmente é de marca.
     
  9. Boas no serie só entra gasoleo de Marca .. preferência bp ( tenho cartao de pontos lol)
    Já meti do jumbo ... continente e o biodiesel do feira nova.. e noto que o land puxa mais com o da bp . noto isso principalmente em baixas , quando necessito de todo o binário e cavalagem. Alem de deitar menos fumo .
     

  10. Obrigado Eduardo!

    Eu por norma utilizo de marca, mas por vezes meto linha branca (quando não tenho talões e pontos de desconto ;) ) Mas como não confio muito nos combustiveis dos supermercados, meto só tipo 10 euritos enquanto que quando vou a outra de marca atesto o carro :D

    Outra questão que me persegue e que ainda não fiz a experiencia apenas por falta de tempo, tem a ver com a gasolina espanhola...Vivo a cerca de 30 kms de uma bomba de combustivel em Espanha e a diferença de preço é de cerca de 30 centimos por litro...conheço pessoas que vão la de proposito atestar o carro e quando comprei o 2002 tinha isso como intenção, mas ainda não fui lá uma unica vez o_O E também não sei se a gasolina de lá será de qualidade...com os tais aditivos...

    Mas por enquanto, com taloes e cartões e outras complicações, consigo 10 centimos de desconto por litro aqui numa bomba de marca e enquanto assim for continuo a usar desta ;)
     
  11. Boas Rui,

    A gasolina espanhola é outra guerra parecida. Eu tenho consumido muita, porque vivo a 22 km da fronteira e tenho uma estação de serviço logo a seguir ao posto aduaneiro, por isso vou lá com frequência, tanto com o electrodoméstico da patroa como com o Spider.

    A gasolina espanhola tem também dois pesos e medidas: a de marca, embora ligeiramente inferior em qualidade à nacional, nos últimos anos melhorou muito (podemos agradecer à obrigação de cumprimento de standards a nível europeu...), e já quase não se nota prejuízo em relação às nossas. Também vai variando de marca em marca, a estação de serviço onde costumo ir antes era de uma marca manhosa qualquer, agora é da Repsol e não é má.

    A gasolina espanhola de supermercado é péssima, uma autêntica zurrapa. Da última vez que meti no Carrefour em Badajoz, jurei que nunca mais lá ia. Ainda por cima já nem tem desconto directo, fica-se com o desconto em cartão para usar nas próximas compras, por isso o preço baixo já nem sequer é um factor de compensação.

    Notou-se bem o fraco desempenho do carro (o BMW da patroa mais uma vez), com muito "grilar", ainda por cima no atesto seguinte meti da nacional da Galp e o contraste foi brutal!

    Um abraço!
     
  12. Como devem sabem o meu Triciclo só tem um cilindro com 298cc, pelo que já testei varias gasolinas para ver como se porta.
    A conclusão foi de que a BP Ultimate 98 e a Shell V-Power 98 são as que melhor funcionam neste motor. Só meto Galp caso não haja uma BP ou uma Shell por perto.
    Noto nas subidas que não morre tanto com a BP, não faz rateres...
    No meu carro do dia-a-dia tenho de Usar Galp, e só Galp...
     
  13. Pois...um amigo meu que tem um "electrodomestico" igual ao da mulher do Eduardo também me disse que nunca mais metia no carrefour em Badajoz e queixou-se do mesmo... Já eu, como o carro da minha mulher é a diesel quando metemos la nunca notamos diferença...

    Aqui perto tenho Villa Nueva dell Fresno, onde há 2 marcas que nem consigo recordar-me do nome...o_O mas não são associadas a hipermercados, dai deduzo que não sejam das ditas linha branca... Um dia vou até lá pra experimentar ;)
     
  14. Boas.
    Cá em casa todas as máquinas, desde a BMW K75 (meu veículo de uso diário) ao R. Rover 2.5 TD, passando pelo Capri e pelo Mazda 3 da esposa, todos "comem" combustíveis de marca branca e não se queixam. A origem destes combustíveis é a mesma dos outros (as bombas do Fórum Montijo são abastecidas pela Galp). Provavelmente poderão existir casos de adulteração, mas isso é outra história. A diferença que noto é na carteira. :D:D Cumps.
     
  15. Eu na caddy meto bio diesel! o Shaimite aguenta tudo.

    No fiat 850 meto somente galp 95 (com aditivo quando atesto)
     
  16. um bom classico ate com petroleo anda :p :p :p :p
     
  17. Provavelmente sou pouco sensível às diferenças de prestações pois não noto nenhuma diferença nas gasolinas. Meto quase sempre no Eleclerc da Figueira da Foz (só falha quando tenho de meter fora de casa) até porque é a mais perto de casa, quer nos clássicos quer nos carros do dia-a-dia, sendo a diferença actual de cerca de 15 cêntimos por litro. Nunca notei absolutamente diferença nenhuma (o mesmo não acontece se meter 95 em vez de 98 nos clássicos mais potentes)

    Já com o gasóleo a conversa é outra: nunca meto nesta bomba pois já foram descritos alguns casos de problemas nos injectores do diesel.
    A explicação que ouvi pode ser plausivel embora não garanta a sua veracidade: os depósitos de gasóleo das gasolineiras tem uma "bolsa de água" por baixo e se se abastecer após o enchimento destes depósitos pode ser admitida água (?!), de qualquer forma conheço muita gente que lá tem abastecido e não tem nenhum problema (será contra-informação das gasolineiras "de marca" ?)
     
  18. Eu nos meus meto gasolina no eleclerc á 10 anos e nunca deram problemas e ja experimentei meter na bp e na galp e nao noto diferença nenhuma e pelo que sei quem fornece esta bomba onde meto é a galp se é ou nao ja nao sei sei que os carritos nao dao problemas por causa da gasolina e é bem mais barata que nos outros sitios.
     
  19. Boa Noite, os combustiveis vem de 3 pontos no nosso país, Sines, Aveiro e Matosinhos para todas as gasolineiras sejam marca branca ou as mais tradicionais, sendo que e por experiência própria n tenho razão de queixa das marcas linha branca. ou seja sempre se poupa uns tostões....
     
  20. Cá em casa os clássicos que não estão em/para restauro andam diariamente, mas só um deles leva com marca branca em cima (o mais fiável, a Datsun), e penso que há uma diferença minima em desempenho, e ainda não vi como está a coisa de consumos, uma vez que só se começou a atestar assim há pouco tempo.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página