Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Destacado Clube de Leitura do Portal

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Relvas, 24 Set 2016.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Relvas, 24 Set 2016.

  1. Após alguma meditação sobre este assunto, e apesar de haver um tópico sobre livros, a ideia aqui é operar uma espécie de clube de leitura, onde se discute o que cada um está a ler agora, em vez do que temos na biblioteca. Assim vão-se discutindo coisas que estão frescas, trocam-se recomendações e novidades (ou não).

    Eu tenho muita coisa desta temática, mas nos últimos tempos o que mais tenho lido são revistas. Ainda assim, em tempos recentes li alguns livros muito interessantes, que passo a apresentar:

    s-l300.jpg

    Este livro foi um achado fenomenal. Li uma recomendação dele algures e resolvi investigar. É fantástico, é um apanhado de histórias contadas na primeira pessoa por este senhor que teve a boa fortuna de viver toda a era do pioneirismo automóvel de uma posição bastante priveligiada, já que contactou em primeira mão com muitas das personagens fulcrais na história do automobilismo. Muito humor, muitos feitos incríveis, muitas máquinas fantásticas que hoje raramente se vêem sair das tocas. Adorei!

    Entretanto, e da mesma colecção, estou a ler este:

    15724122584.jpg

    É uma autobiografia de um dos mais prolíficos técnicos e inventores franceses. Para quem já estudou o desenvolvimento do automóvel, e em particular o surgimento da tracção dianteira, o nome de Jean-Albert Gregoire já certamente vos passou pela frente. É uma perspectiva diferente e, sendo francês, a falta de modéstia é por vezes gritante, mas não deixa de ser um documento interessante.

    Outro que terminei a leitura há uns dias e achei fascinante foi este:

    Cedrino.jpg

    A personagem de Emanuele Cedrino aparece só casualmente nalguma literatura muito antiga, dos primeiros anos da Fiat. No entanto, é uma personagem que está no centro de toda a história da marca, e o seu percurso é interessantíssimo de seguir. Basta dizer que foi um dos primeiros pilotos de renome internacional, representante (pode mesmo dizer-se embaixador) da marca nos Estados Unidos, e colega de outros grandes nomes como Vincenzo Lancia, Ralph de Palma e outros tantos. Infelizmente, a sua história foi tragicamente curta, mas a sua influência foi grande. Texto em Italiano apenas, mas muito, muito interessante para quem tem (como eu) fascínio por esta época de monstros motorizados com cilindradas faraónicas e transmissões por corrente.

    Entretanto resolvi continuar numa de praticar o italiano, e comprei este há dias:

    motorialtapotenza2015edrivedutaecorreta-500x500.jpg

    Não é especificamente sobre clássicos, e é algo denso para o mero entusiasta, sendo mais orientado para o estudante afincado de engenharia mecânica. Basta dizer para apresentá-lo que Giacomo Pignone trabalhou durante a maioria da sua carreira profissional no meio das várias áreas de pesquisa dentro da Fiat, e ali conviveu e colaborou com um autêntico "quem é quem" dos melhores e maiores nomes da engenharia automóvel italiana. A lista de agradecimentos é longa e cheia de nomes sonantes... e como se isso não bastasse, este é um dos livros de referência a nível universitário e também em toda a empresa que se preze a nível de alta performance, a começar pela Ferrari, com a qual o autor colaborou ocasionalmente. A acessibilidade será complicada uma vez mais, já que novamente só está publicado em italiano, mas até agora as impressões são muito positivas.

    E pronto, aqui fica uma amostra actual do que se pode encontrar na minha mesa de leitura (ou na casa de banho, mais frequentemente! :lol:). Agora digam de vossa justiça... que andam a ler?
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Ultimamente, além das habituais revistas de clássicos, a minha leitura anda neste campo.
    DSC07962 (Custom).JPG

    Esta é uma pequena amostra. Dá-me um gozo imenso consultar os manuais só porque sim ou porque me apetece.
     
  3. Bem, só nós é que lemos, está visto... mas eu não desisto!

    Quem me viu durante a manhã na AutoClássico pode folhear o meu novo tesouro...

    IMG_9167%20Large_zpsspvyvtux.jpg

    Infelizmente não está datado, mas pelo que já li do texto, terá sido publicado entre finais de 1906 e princípios de 1907. Ainda redigido em português antigo, é uma delícia de ler...

    IMG_9168%20Large_zpsjywwidow.jpg

    E ainda por cima, os conhecimentos aqui veiculados são originários, como se pode comprovar no prefácio, de um país que já nesta altura dava cartas a sério no desenvolvimento tecnológico automóvel... :D:

    IMG_9169%20Large_zpsxqocqsjw.jpg

    As ilustrações são deliciosas (practicamente não há fotos, é tudo soberbamente desenhado) e só por si seriam interessantes...

    IMG_9170%20Large_zps5u49znis.jpg

    ... mas os acessórios e soluções tecnológicas da época são para mim fascinantes de estudar. Quem se lembraria de fazer um carregador de baterias (ou accumuladores) a partir de um candeeiro? Pois, hoje em dia é impossível, mas na época ainda as poucas instalações eléctricas domésticas eram de corrente contínua, logo isto era exequível...

    IMG_9171%20Large_zps8bjwbdzr.jpg

    A própria linguagem é curiosa, pois o automóvel era algo ainda tão jovial que não havia termos técnicos para designar a maioria dos componentes - quem daqui conhece o quarto tempo do ciclo do motor como "evacuação"? :lol:

    Uma viagem no tempo fantástica, foi o achado do fim-de-semana.
     
  4. Eduardo,

    Excelente, post num tópico para o qual não posso contribuir (sou um zero na matéria).

    Esse livro é fabuloso, a descrição da "aspiração" (...atmospherica...) é impagável.

    Obrigado pela partilha.

    nuno granja
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  5. Nuno, todos vamos lendo alguma coisa... isto serve para partilhar o que se vai lendo ou se leu recentemente sobre todas estas coisas que nos movem. Eu sei que tu partilhas do meu vício pela "imprensa ligeira", mas quando tropeçares nalgum título interessante (ou algum que já tenhas lido e queiras recomendar) é pô-lo aqui. Não tem de ser nada de extraordinário, eu também comecei nos básicos e só vou neste ponto porque estou sempre de roda de algo que se leia e além de ter facilidades com as línguas tenho um interesse insaciável por tudo o que é tecnologia obsoleta.

    Grande abraço!
     
    João Paulo Ferreira e nuno granja gostaram disto.
  6. Excelente tópico.
    Recomendo a todos os que gostarem de história automóvel que leiam todos os artigos do http://www.ateupwithmotor.com. Estão melhor escritos e investigados que a grande maioria dos livros. E são grátis e facilmente acessíveis (pessoalmente recomendo uma doação que o autor merece).
     
  7. Deixo aqui uma jóia que encontrei na net: o Centro Storico Fiat republicou as memórias de Dante Giacosa, "I miei 40 anni di progettazione alla Fiat", em inglês, em formato digital, disponível em FCAGroup - Centro Storico Fiat republishes "Forty Years of Design with Fiat"
    Deixo aqui as palavras do homem, referindo-se ao Fiat 850:
    "The coupé with coachwork for which the Boanos, father and son, should be given all credit, was one of the most beautiful of all Fiat models."
     
  8. Não conhecia, vou já dar uma vista de olhos! Obrigado!

    Um excelente livro, que também faz parte da minha biblioteca (como não podia deixar de ser, pois o Ingegniere Giacosa é um dos meus heróis), e que é de leitura quase obrigatória para quem se interessa pela história e desenvolvimento tecnológico, e ainda mais para quem gosta dos Fiat antigos. Pessoalmente prefiro sempre em papel, e ainda se pode encontrar nalgumas livrarias da especialidade. Neste momento está a ser disfrutado por outro portalista... :):
     
  9. E está mesmo a ser desfrutado neste momento...
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  10. Já não leio livros técnicos à muito tempo:blush:.

    Adorei o novo tesouro!
     
  11. Não precisam de ser técnicos, António... nem sequer precisam de ser exclusivamente sobre automóveis, podem ser ligados com qualquer tópico que tenha uma vertente minimamente ligada com isto.

    Será que só mesmo eu é que leio...? Vá lá, minha gente...
     
  12. A verdade já não leio o que lia:blush:!
    E o que leio é muito mais ligeiro, diria que nem se pode considerar literatura como agora até os Nobel da Literatura não precisam de "escrever" livros:D:.
    Este mês recomendo esta :)
    IMG_2216 (Medium).JPG
    Apesar de algo chauvinista, 13 modelos Franceses em 21, estou a achar deliciosa, pois os modelos não são os supra sumos, até tem um Scirocco com traseira esquisita, para além de 4 Citroën (Mehari, GS, CX, SM), e os R5 na 1ª versão (nunca vi nenhum ao vivo em PT e só conheço por cá 3), o R16 TS, Simca, alpine, Peugeot 104ZS, autobianchi A112, etc...
    ...todos os modelos foram testados, estou a gostar:thumbs up:.
    PS: O meu Francês continua muito enferrujado, mas para mim é razoavelmente perceptível o que está escrito logo apreendemos mais alguma coisa.
     
    nuno granja gostou disto.
  13. Já agora um pouco de história, o R5 quando foi lançado a 28 de Janeiro de 1972, estreou o novo logótipo da Renault, juntamente com os R15 e R17 (aliás o R15 e R17 é que estrearam em Outubro de 1971:D).

    IMG_2217 (Medium).JPGIMG_2220 (Medium).JPG
    As fotos não sei porque não as consigo colocar como deve ser.

    Bom continuando, a Renault lança o novo simbolo e rapidamente a Kent coloca um processo em tribunal, pois o simbolo é igual apenas com uma rotação a 90º
    kent_logo_1_1.jpg

    Resultado, não só a Renault é obrigada a substituir o símbolo, como é obrigada a retirar todos os símbolos já colocados veículos já comercializados.
    Obviamente não os conseguiu retirar todos e alguns, poucos, muito poucos chegaram aos dias de hoje.
    Hoje é conhecido pelos aficionados Renault como o símbolo proibido, a Renault teve de "produzir" um novo símbolo, talvez o mais conhecido pelos Portalistas, todos os símbolos da Renault abaixo:
    renault-logo-history.jpg

    Um abraço!
     
  14. Este livro, que recomendo apenas para quem queira extrair mais potencia do motor do seu clássico, foi o principal responsável por o meu Mini 1275GT ser a fonte de adrenalina que é.
    Vizard1.jpeg

    Vizard2.jpeg

    Embora David Vizard seja sobejamente conhecido no mundo dos Minis modificados, a foto da capa é a da cabeça de motor Chevy Porcupine.
     
  15. Não sei se este livro corresponde ao que estavas a pensar, mas dentro do género tenho mais para mostrar/partilhar.
     
  16. Força nisso... o propósito deste tópico é partilhar sugestões e impressões sobre os livros que lemos.
     
  17. Gosto imenso desta revista. Pela idade, este numero já por si é clássico!
    Pratcal.jpeg

    Tem a 'façanha' de me ter infectado a sério na necessidade absoluta em adrenalina. Sem estes anúncios da MiniSpares eu nunca teria 'envenenado' o motor do meu Mini!
    minispares.jpeg
    Minispares1.jpeg

    E ainda insuflei o ego com esta comparação do meu GT aos poderosos Cooper!
    Frown.jpeg

    É este artigo que volta e meia volto a lêr...
     
  18. No 2º comentário do tópico, referi que os manuais da foto eram uma pequena amostra do que ando a ler quando me apetece.

    Fica aqui a foto do conjunto completo de manuais, catálogos e afins.
    (Segundo o Eduardo Relvas, o título da imagem devia ser "Foto para meter nojo")
    DSC07997 (Custom).JPG
     
  19. Podes crer! :)) Bem, pelo menos agora sei quem posso chatear quando me faltar uma referência... :lol:
     
  20. Claro! Se comprares um Dino é que não tenho nenhum manual...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página