Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Clássicos Isentos Cumprir Normas Co

Tópico em 'Legislação' iniciado por miguelcristovao, 30 Set 2013.

Tópico em 'Legislação' iniciado por miguelcristovao, 30 Set 2013.

  1. No outro dia apeteceu-me ler a legislação referente aos Centros de Inspecções e Inspecções Periódicas automóveis.

    Diz o Decreto Lei 554/99 de 16 de Dezembro, anexo III, alínea d, Ponto 3, referente a valores de emissão de CO:

    "Estão isentos do cumprimento destes requisitos os veículos matriculados ou postos em circulação antes de 1 de Janeiro de 1980"

    Esclareçam-me lá, mas se eu não me enganei, isto não quer dizer que ninguem pode chumbar, implicar, ou tentar reduzir o valor de CO de um clássico anterior a 1980, em plena linha de inspecção ou obrigar a desafinar o carro para cumprir os requisitos a que, afinal, os clássicos estão isentos?
     
  2. Viva!

    Sim, estão isentos de cumprir os valores atualmente estipulados para a taxa de CO, mas há que ter um pouco de bom senso, isto desde que os valores de CO apresentados estejam de acordo para os " valores normais" apresentados por uma certa marca e modelo de carro. No caso de aparecer um carro completamente desafinado com uma taxa de CO brutal, claro que chumba!

    Mas também muitos dos proprietários de clássicos desconhecem por completo este decreto lei e os centros de inspeção aproveitam-se disso, assim têm de fazer uma reinspeção!!

    Cumps, jmatos
     
  3. Por acaso comigo passou isso no ipo fui lá com clubman quando chegou aos gases uiui o inspector disse para mim tem ir afinar carburador e voltar ca , mas eu rapidamente disse "espere lá ai um pouco posso afinar isso agora ?? " vc consegue disse ele , olhe lá para ai pata valores e digame meti as mãos por baixo do carburador e com dedos rodei porca grande lá ficou nos valores definidos por eles , mas ficou falhar um pouco cheguei casa voltei por como estava para ano nova afinação no ipo hehe poupei uma reinspecao ;)


    Enviado por Sergiotaxista
     
  4. Ironia das ironias....ou cúmulo dos azares...o meu é de 01-01-1980...
     
  5. Mais umas considerações..

    - Julgo que os Inspetores e Centros de Inspecção não têm os valores de referência de origem, no que respeita à emissão de CO dos clássicos;

    - A legislação, a ser como interpreto, e peço-vos para a consultarem para que eu não esteja aqui a dizer uma barbaridade e meter os pés pelas mãos, é clara.

    - Havendo legislação clara para o efeito, nenhum inspetor pode aplicar o seu juizo de valor ao achar que este ou aquele valor são altos, ou demasiado altos, logo, sendo o carro anterior a 1980, está isento do cumprimento dos valores de CO legislados para viaturas posteriores a 1980.


    Se assim for, é simples... aliás, a legislação é tão específica que até refere que as medições de CO podem ser feitas desde que a viatura esteja a 2000rpm's, em vez das aceleradelas a fundo, que é o que acontece, na prática..

    É que me chateia andar a desafinar o carro para cumprir um requisito a que está dispensado, por decreto lei, ou pior, arriscar a que injustamente, os carros tenham que ir a uma re-inspecção, quando deviam ter passado à primeira, sem anotações.

    Outra coisa... porque é que, nos próprios centros de inspecção, não está disponivel a legislação em locais visíveis, as check lists, as tabelas e graus de reprovação, caracteristicas/alterações permitidas, homologadas, etc etc?
     
  6. Nisso dou a mão à palmatória, as informações e critérios deviam estar disponíveis, visíveis e ser inequívocos.
     
    miguelcristovao gostou disto.
  7. laugh.pnglaugh.png
     
  8. Miguel,

    Já há muito que abordei esse tópico algures, e de facto é verdade. Os limites são muito altos ou inexistentes no que toca aos clássicos, logo não é preciso andar em oficinas a dar cabo das afinações para ir com o carro aos soluços à IPO e depois perder outro tanto tempo a repôr o estado correcto.

    Qualquer carro afinado devidamente cumpre na maior das descontrações, não há problemas. Claro que há situações em que o motor está mesmo indevidamente ajustado, por vezes sem que nos demos conta. Quando levei o 128 a última vez à IPO deu uma primeira leitura de mais de 5,5 no CO. Depois de um toque no carburador, ficou impecável... eles desafinam por si, e este tinha sido afinado a última vez já tinha mais de 5 meses, e foi com o motor ainda indevidamente reparado, por isso é natural que precisasse.

    O Spider é sempre afinado por mim, segundo as instruções de fábrica, e passa sem qualquer problema, além de trabalhar que é uma delícia. Uma vez caí na asneira de mencionar na oficina da Fiat que o precisava de levar à IPO, e o mecânico afinou-o pela máquina do CO, saí de lá com o carro insuportável, todo esganado. Para quê? Pra nada... cheguei a casa e afinei-o eu, passou na mesma sem stresses.

    Um abraço!
     
  9. Na minha intrepretação do que está escrito isto aplica-se apenas a veículos com motor Diesel.
     
  10. Eu achei por bem partilhar este conhecimento com os membros, para que não sejam levados a desafinar os carros, ou que vão na cantiga dos inspectores que só porque sim, chumbam o carro... sim, porque legalmente, não o podem fazer!

    À uns anos, já desafinei o Capri antes de ir à IPO para não ter problemas com isso.. entretanto o Rafa afinou-o e está ok!

    Mas a questão é nem toda a gente saber o que diz o decreto lei, e se com este tópico, alguém for poupado da re-inspecção, de curiosos que em plena linha de inspecção desafinam o carro, etc etc, então já veleu a pena.laugh.png
     
  11. Pois, mas não te esqueças que ficou afinado para ir à ipo mas depois não andava, para ficar a nosso gosto tem que ficar com valores que normalmente nas IPO consideram altos, mas a mim nunca me chumbaram classico nenhum por isso.
     
    miguelcristovao gostou disto.
  12. Segundo me disseram a mim há uns tempos, o limite para os nossos carros é de 5% CO. Se é assim ou não, não sei, mas foi o que um dos meus inspectores conhecidos me indicou.

    Um abraço a todos!
     
  13. Pelo que sei, legalmente o valor do CO será até 5,5%.

    O meu Mini 1275GT com dois carburadores de 1,5" (de fábrica só vinha com um) e com uma árvore de cames arrebitada, no máximo acusou 4,7%, e foi numa altura em que morava mais perto do centro de IPO e o motor nunca atingia a temperatura normal de funcionamento, Agora que moro a uns bons kms, anda pelos 2,4%!

    Tenham em atenção o tempo que ficam à espera na fila do IPO antes da vossa vez, pois o motor vai arrefecendo e isso altera a sério os valores de CO.
     
    miguelcristovao e Luis Cristovao gostaram disto.
  14. Uma curiosidade: A cerca de um mês fui à IPO com um carro turbo sem os 2 catalizadores, linha de 3" só com panela final e motor mexido. A máquina do CO2 passou-se e teve de ser medido 3x. Ahahahah
     
    miguelcristovao gostou disto.
  15. Vou-te contar outra amigo...

    À uns anos atrás, (3 ou 4??), desafinaram-me o carro na oficina, de propósito para não ter problemas na IPO.
    Saí da oficina direto para o centro de inspecções, e numa reta a subir, onde passo sem problemas a 140km/h, o carro não passava dos 80!!
    Chego á linha de inspecção, sonda no escape, etc etc, o inspetor a olhar para a máquina e nada...... não dava leitura!
    Torna a sair do carro, introduz novamente a sonda, volta lá para dentro, acelera e.... nada!!

    -"Ó (....) a máquina avariou!!"
    - "Avariou nada, então ainda agora mediu os gases do carro anterior!"
    -"Avariou pá, não dá leitura!!"

    Eu com uma vontade enorme de me rir, mas pronto, o carro lá passou, e deve ter sido nesse ano, o carro mais ecológico que lá foi!!

    laugh.pnglaugh.pnglaugh.pnglaugh.png

    Entretanto a vontade de me rir passou quando o carro não pegou, à saída do centro de inspecção, já com a folhinha verde sem anotações... a mistura devia estar tão pobre e tão esganado, que só pegou de empurrão!

    laugh.pnglaugh.pnglaugh.png
     
    Andre.Silva e Hugo_Fiat 242 gostaram disto.
  16. Miguel o carro fez birra , cortaste -lhe a gotalaugh.pnglaugh.png
     
  17. Pois a mim foi o que me aconteceu com o Simca, tem andado pouco e a IPO é perto de casa, como tal estava desafinado para os valoes deles, lá teve de voltar mais tarde!!
    Agora já não me comem.
    Ab Marco Pereira
     
  18. Boas,

    a mim dizeram que era entre 1,5% a 2,5%... Não percebo (não deve ser para entender), cada cabeça sua sentença!!!

    laugh.pnglaugh.pnglaugh.png
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página