Chip de Identificação electrónica rodoviária

Pedro Pires

pedrompires
Daniel Melo disse:
Aqui nao ha, nem Vias Verdes, nem vermelhas...Todas as estradas a Borlix, enquanto o Carlos Cesar assim o entender...Nao sei se este chip se vai aplicar-se nos Acores...

Sinto uma grande admiração pelos Presidentes dos Arquipélagos, parece que se preocupam mais com as suas populações do que os políticos cá do rectângulo! :)
 

filipe sil

Clássico
boas,eu nao sou nada a favor:wacko:.qualquer dia nem vou poder escolher a hora para sair de casa:wacko:,serei tambem chipado para ver se tenho vacinas,seguro de saude,ppr,quotas de clubes ao qual sou associado,carregamentos do tm.....em dia:D.esquecem-se e da liberdade de escolha das pessoas,terei de aceitar qualquer regra que seja para nao ser considerado fora da leio_O.um pais tao "porreiro pa":pmas tao estupido do ponto de vista das leis:quem quiser andar ilegal andara na mesma,agora os outros PAGAM!!!!abraco
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Nos chips constará a informação, entre outras, se o carro tem seguro, não é, em casos como o meu que tenho seguro de carta como faço, vai constar no chip que não tem seguro e depois?
Acabo por não perceber qual a finalidade disso.
 
Re: Chip de Identificação electrónica rodoviária. Como vai ser o chip.

Aqui fica a informação sobre o chip recolhida pelo Diário Económico, junto do Ministério das Obras Públicas.

COMO VAI SER O CHIP:

O chip da polémica, vai ser um pequeno aparelho que se coloca no pára-brisas do carro. A polémica acerca do novo instrumento de pagamento de portagens agora criado pelo Governo, tem deixado muita informação prática por explicar. Para dar uma primeira ajuda, e ficar a saber tudo sobre o chip, o Diário Económico enviou várias questões práticas ao Ministério das Obras Públicas. Aqui ficam todas as respostas:

1. QUEM VAI TER DE USAR O CHIP?

Todos os proprietários de veículos automóveis reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparada, têm que instalar o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) nos respectivos veículos.

2. QUANTO VAI CUSTAR?

O DEM vai ser gratuito nos primeiros seis meses (o prazo conta a partir da entrada em vigor da Portaria, daqui a dois meses, mais ou menos). Depois, o preço será entre 10 a 15 euros.

3. QUANDO ENTRA EM FUNCIONAMENTO?

Entra em funcionamento após a publicação da Portaria Regulamentar. Na prática, é dado um ano para a adaptação de todos os carros, sendo que só nos primeiros seis meses o dispositivo será gratuito.

4. QUEM 0 INSTALARÁ NOS CARROS?

Os proprietários ou respectivos titulares, no caso dos carros em circulação (à semelhança do que acontece com a Via Verde). No caso de carros novos, a responsabilidade é dos representantes oficiais das marcas (quer isto dizer que um carro novo já traz o DEM).

5. QUE PENALIZAÇÕES ESTÃO PREVISTAS NA LEI?

A não existência do DEM na viatura, a partir do momento em que se torne obrigatório (um ano após a entrada em vigor da Portaria Regulamentar), equivale para efeitos do Código da Estrada à ausência da chapa de matricula, com multas de 600 a 3000 euros.

6. COMO FUNCIONA? É COMO A VIA VERDE?

O DEM é um identificador electrónico que adopta um formato e uma tecnologia em tudo semelhantes ao conhecido identificador Via Verde. Os princípios de funcionamento são em tudo semelhantes aos princípios de cobrança electrónica através da Via Verde, mas adoptando um conjunto de regras suplementares que garantem o anonimato do utente, se este assim o entender.

7. SERVE NAS PORTAGENS NORMAIS?

Sim. Com este dispositivo poderão pagar-se todas as portagens, recorrendo à via reservada à cobrança electrónica.

8. QUEM FISCALIZARÁ A UTILIZAÇÃO?

As autoridades policiais fiscalizarão, nos termos do Código da Estrada, a instalação do aparelho nos carros. Nas inspecções periódicas, os Centros de Inspecção Técnica de Veículos controlarão o funcionamento técnico do aparelho.

9. QUEM VAI FAZER O CHIP?

Os DEM serão produzidos pelas entidades que já fazem os dispositivos da Via Verde e similares. Não está excluída a possibilidade de produção nacional do DEM.

10. E QUEM, E ONDE, SE COMERCIALIZA?

Será distribuído pelas entidades de cobrança de portagem (tipo Via Verde) e pelos CTT no caso dos carros em circulação. No caso de automóveis novos serão os representantes oficiais das marcas a adquiri-los.

11. OS QUE JÁ TÊM VIA VERDE TAMBÉM SÃO OBRIGADOS A INSTALAR UM CHIP?

Se o titular do contrato Via Verde não se opuser, o seu identificador será convertido automaticamente em dispositivo electrónico de matrícula.

12. AS AUTO-ESTRADAS DEIXAM DE TER PORTAGEIROS?

As auto-estradas continuarão a ter portageiros como até aqui.

In Diário Económico
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Pedro A. Soares disse:
Já começa a aparecer alguma informação que responde a muitas perguntas...

É verdade Pedro, a informação aqui colocada pelo António Silva é muito util, mas parece que afinal não é o "Chip das Matriculas" mas sim dos Parabrisas...o_O
 
Rafael S Marques disse:
É verdade Pedro, a informação aqui colocada pelo António Silva é muito util, mas parece que afinal não é o "Chip das Matriculas" mas sim dos Parabrisas...o_O

Apesar de ser colado no pára-brisas, para funcionar como via verde, identifica electronicamente o veículo, correspondendo portanto, à respectiva matrícula.
 
Já foi aprovado hoje no parlamento(acho que saíu no Diário da republica de ontem 2ªfeira) os ditos Chips na matricula,a partir de 2010 todos tem que ter,tem um mês para adquirir caso não o façam arriscam-se a levar uma multa de 600€ pelo menos foi o que ouvi no telejornal de ontem(2ªfeira);)

Noticias retiradas da Net,

"Novos aparelhos vão permitir o pagamento electrónico de portagens.
Com o dispositivo electrónico de matrícula (DEM) já não vai ser preciso parar para pagar a portagem, à semelhança do que já acontece com os utentes que têm Via Verde. A medida prevê o descongestionamento nas praças de portagem e a redução do impacto ambiental negativo provocado pelas filas de espera e o "pára-arranca" dos carros."

"Governo criará condições para cobrança de portagens nas SCUT, as actuais vias sem custos para o utilizador
Os identificadores associados ao sistema Via Verde vão ser convertidos, a título gratuito, em dispositivos electrónicos de matrícula. Esta medida do Governo permitirá a cobrança de portagens nas SCUT, que actualmente não têm custos para o utilizador.
Segundo a «Rádio Renascença», e de acordo com a legislação publicada esta segunda-feira, a Via Verde deve enviar aos seus clientes uma proposta de conversão gratuita daqueles identificadores em dispositivos electrónicos de matrícula.
Os automobilistas que usem o sistema de Via Verde podem ou não aceitar esta proposta no prazo de 30 dias, revela a «Rádio Renascença».
A legislação estipula a instalação obrigatória da matrícula electrónica; os proprietários que não aceitem a proposta da Via Verde terão de instalar estes dispositivos para efeitos de pagamento das portagens.
Quem não tem Via Verde, esclarece ainda a notícia da RR, o dispositivo será gratuita nos primeiros seis meses."


"Foi hoje publicada a legislação que cria as matrículas electrónicas. Os veículos que não tenham este dispositivo arriscam-se a pagar uma coima até 600 euros.
Quem colocar em circulação um veículo que não possua um dispositivo de identificação electrónica será “sancionado com coima de 120 a 600 euros”, determina a lei hoje publicada em Diário da República.
O documento precisa que a soma paga será entrege em 60% ao Estado, e em 40% à entidade que tiver passado a coima. O prazo de prescrição destas multas é de dois anos, nota a mesma fonte.
A lei determina também que a instalação do dispositivo electrónico de matrícula é obrigatória para todos os veículos automóveis, reboques e motociclos, bem como para os triciclos que podem circular em auto-estradas."
 
Então isto vai ser para todos os veiculos classicos??? :huh: isto vai ser uma ramboiada, já estou a ver quem tem colecções de clássicos, tem de comprar uma palete de dispositivos... :wacko: e tb estou a ver um Ford T com o dispositivo... :D :D
do que se lembram :wacko: :wacko:
 
Isso é um mal menor chipar um Ford T ou qualquer outro clássico:D
Pior vai ser a falta de privacidade de cada um,o chip serve para saber de tudo sobre o dono do carro,tal e qual como a nova norma do sigilo bancário,não tenho nada a esconder mas é por estas e por outras que o meu orgulho de ser Português anda muito em baixo:wacko: A Nova é que as Scut´s vão ser pagas e quem sabe num futuro próximo também dê para ir às gasolineiras e encher o depósito sem ter que se pagar na hora tal e qual como se faz já na via verde;)
Estas coisas só acontecem porque boa parte do POVO sabido os lá meteu:D:cool:
 

Carlos Antunes

Fordmaníaco
Boas. Uma questão que eu gostava de ver respondida era a seguinte: Qual é a empresa que vai fornecer os chip's e quem são os seus proprietários. Não será mais uma negociata para os familiares e amigos? :wacko::wacko:
 
Carlos Antunes disse:
Boas. Uma questão que eu gostava de ver respondida era a seguinte: Qual é a empresa que vai fornecer os chip's e quem são os seus proprietários. Não será mais uma negociata para os familiares e amigos? :wacko::wacko:

É gratuito ao pessoal que tem via verde,logo este entraram em contacto com os seus clientes para proceder a troca de aparelhos.
Os restantes têm que pagar,mas acho que ainda não está definido quem é que os vende,
além do mais é dado o mês de Janeiro de 2010 para que se compre findo esse prazo a multa pode ascender os 600€
A boa nova é que os que forem multados pelas forças de segurança em breve vão poder também receber as multas em casa:(:D
além de muitas panóplias que ainda vão surgir...
Viva a falta de privacidade:wacko:

Já se está a falar em criar Cx pretas nos automóveis como se faz nos aviões mas tudo a cargo do proprietário,e esta hein;)
 

Carlos Antunes

Fordmaníaco
João Duque disse:
É gratuito ao pessoal que tem via verde,logo este entraram em contacto com os seus clientes para proceder a troca de aparelhos.
Os restantes têm que pagar,mas acho que ainda não está definido quem é que os vende,
além do mais é dado o mês de Janeiro de 2010 para que se compre findo esse prazo a multa pode ascender os 600€ ...;)

Pois é, findo este prazo o dispositivo é a "pagantes" .... e quem vai encher os bolsos? Quem é? Cumps.
 

Rui Paixão

Clássico
Pareceu-me ver hoje no telejornal que são obrigatórios os chips em todos os veiculos e que serão fornecidos gratuitamente a todos, durante os 6 primeiros meses a partir da data de entrada em vigor.
 
Rui Paixão disse:
Pareceu-me ver hoje no telejornal que são obrigatórios os chips em todos os veiculos e que serão fornecidos gratuitamente a todos, durante os 6 primeiros meses a partir da data de entrada em vigor.

Acho que só é gratuito para o pessoal que tem via verde os restantes é a pagar,
porque sentido eles colocariam à venda os Chip´s, se não fosse para recolher €€€ dinheiro à malta do costume que sentido faria Rui?!:Dgear_wink2:
 

Rui Paixão

Clássico
A mim pareceu-me que era gratuito a todos durante 6 meses e para quem tem via verde é só substituir. Passado 6 meses já é a pagar ... Mas logo vou tentar ver o telejornal com mais atenção, posso ter percebido mal ;)
 
Topo