Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carroll Shelby

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 31 Mai 2010.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 31 Mai 2010.

  1. Ver anexo 172408

    Se tivermos que escolher uma pessoa significa o termo "homem dos carros", Carroll Shelby estaria no topo da lista de qualquer pessoa. Ele deixou o seu selo na industria automóvel como piloto por excelência e um grande chefe de equipa e alterou para sempre a face dos carros desportivos como um construtor de sucesso tanto de carros de pistas como de estrada.

    Carrol Shelby nasceu a 11 de Janeiro de 1923 em Leesburg, Texas, a sua família mudou-se para Dallas quando ainda só tinha 7 anos. Depois de terminar o secundário alistou-se no exército e participou na segunda guerra mundial como piloto de testes e instrutor de voo. Após completar o serviço militar a sua nova carreira seria empresário de camiões de recolha de lixo, extracção de petróleo e dono de uma quinta de galinhas que que não teve muito sucesso. (as galinhas morreram todas após o sucesso inicial).

    Carroll voltou-se para o seu hobby das corridas como um negócio mais sério, ganhando 4 corridas em carros emprestados e com isso chamou a atenção do chefe de equipa John Wyer e ganhou um lugar em meados dos anos 50 na equipa Aston Martin Racing Team.

    Em 1958 faz equipa com Roy Salvadori. Shelby ganhou as famosas 24 Heurs du Mans pela Aston Martin oferecendo a esta a única vitória e consolidando um novo recorde de 112.569MPH de velocidade média no evento.

    Ver anexo 172409 - Carroll Shelby (direita)



    Um ano após ganhar as 24 horas de le Mans, Shelby foi forçado a desistir de conduzir por motivos de saúde. O seu coração estava a falhar e tinha começada a conduzir com uma pastilha de nitroglicerina debaixo da língua, contudo estamos a falar de um homem que sabe tornar uma desvantagem numa vantagem, por isso voltou a sua atenção para a construção de automóveis e criou o que é considerado talvez um dos melhores deportivos e um dos mais rápidos carros de estrada alguma vez produzido - o Shelby Cobra.


    Ver anexo 172411 - Shelby Cobra 427
    Ver anexo 172410 - Shelby Cobra 289


    O corpo de alumínio do 289 e do 427 e consequentemente os os Shelby Mustangs que construiu para a Ford fez de Carroll Shelby membro da família em 1960. A Shelby American Team construiu 6 Cobra Daytona Coupés que ganhou o mundial de construtores em 1965. No ano seguinte Shelby liderou o grupo que participaria nas 24 horas de Le Mans com um grupo de Ford GT40 que tinha como objectivo de derrotar a Ferrari, colocando-o no circulo ganhador da famosa prova desta vez como construtor com 2 vitórias consecutivas em 1966 e 1967.

    Ver anexo 172412 - Ford GT40 em Le Mans


    Mas não era apenas os carros que conduzia o Shelby. Em 1967 ele inaugurou a Competição mundial de Pratos de Pimenta e começou a comercializar Carroll Shelby
    Original Texas Chili (ainda hoje se encontra à venda e com um preço de 2.50$). No inicio de 1970 criou uma empresa de Expedições até ao Safari (Safari Expedition Company) na Africa Central e criou e produziu a primeira jante de moto em alumínio.

    Ver anexo 172394 - Carroll Shelby Original Texas Chili


    No inicio de 1980 o antigo presidente da Ford Motor Company, Lee Lacocca, um aficionado de Carroll Shelby, mudou-se para a Chrysler e virou-se para o homem que tinha criado a imagem de alta performance para a Ford para fazer a sua magia na frota de veiculos da Chrysler. Entre 1983 e 1989 Shelby criou uma série de Chrysler-Dodge de alta performance, visionando e inaugurando o protótipo que no final se tornaria no Dogde Viper.

    Ver anexo 172395 - Dodge Viper Concept Car.

    Em 1990, Shelby lançou o seu Can-Am Spec Racer, um carro de competição acessível para a entrada em competição que foi sancionada com uma categoria à parte pelo Sports Car Club Of America (SCCA).


    Ver anexo 172396 - Can-Am Spec Racer


    Depois do bem sucessivo transplante de coração em Setembro de 1991 ele fundou a Shelby Children's Foundation, cujos fundos revertem a favor de crianças pobres por todo mundo e que precisem de um transplante de coração. Ao longo dos anos a fundação foi complementada por secções de autógrafos, torneios de golf e uma percentagem dos lucros das vendas dos automóveis Shelby.


    Ver anexo 172397 - Shelby GT500 a leilão cujas receitas revertem a favor da Shelby Chidren's Foundation

    Ver anexo 172398 - Carrol Shelby entrega um cheque de 25.000$ ao Children Medical Center em Dallas.


    Em 1990 também trouxe muitas alegrias a Shelby um inúmero de elogios, incluindo a entrada do seu nome no International Motorsports Hall's of Fame, a sua selecção como piloto do carro de andamento (Pace Car) do Dodge Viper que começou em 1991 Indy 500.

    Ver anexo 172399 - Carrol Shelby junto ao Pace Car que pilotou na Indy 500

    Ver anexo 172401 - Publicidade da época da Dodge alusivo à Indy 500.


    Em 1996 entra no Mustang Club of America's Hall of Fame .


    A meio da década Shelby começa a trabalhar arduamente num novo projecto. Ele tencionava revigorar o seu original Cobra com a nova série Shelby CSX4000 e com os Cobra S/C Roadsters seguido quase imediatamente do desenho e produção da série Shelby I e a introdução da série CSX7000 na linha Cobra.

    Ver anexo 172402 - Shelby CSX4000
    Ver anexo 172403 - Shelby CSX7000


    Sem nunca parar para descançar embarcou num grande projecto de engenharia, em cooperação com Advanced Engine Technologies (AET), ele esta determinado em fornecer fontes de poder económico aos paises emergentes e diminuir as preocupações energéticas com o desenvolvimento do motor OX2, desenhado para reduzir a dependência de combustíveis fosseis


    Ver anexo 172404 - Motor OX2.


    as honras automobilisticas continuaram em 2002 quando recebeu o prémio Kruse International Collector Car Hall of Fame e outra vez em 2003 quando recebeu o prestigiado Robert E. Peterson Lifetime Achievement.

    Na sua carreira na industria automóvel, Carrol Shelby trabalhou ao mais alto nivel com 3 dos principais contrutores dos Estados Unidos da América - GM; Daimlerchrysler e de novo com a Ford recentemente. O seu carisma, a sua condução, o seu espirito empreendedor como parte integral de cada projecto que aceita - desde os seus esforços nas corridas até ao seu esforço filantropo em virtude das crianças necessitadas. Um piloto bem sucessivo, um engenheiro inovador, um designer de renome mundial, construtor e empreendedor, Carrol Shelby é um dos renascentistas da industria automóvel e o seu impacto na industria automóvel continua imbatível.


    Ver anexo 172406 - Carrol Shelby 2010
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Muito boa pesquisa, adorei. Quanto a ser o topo, acho que o nome ENZO FERRARI fez com que os verdadeiros amantes de automóveis gostassem de Ferrari's (e não aqueles que os compram como um simples carro, ou que compram para mostrar, etc) e que esta marca fosse a mais mítica de sempre, desde as pistas até aos road-cars. E ao lado dessa mítica, o Shelby é um "menino". Contudo para mim continua a ser um grande homem, o qual tenho como ídolo.

    Devias ter escrito que o Shelby foi "obrigado" pela Ford a abandonar os seus carros (Daytona e assim) para produzir os GT40 para deitar abaixo a Ferrari.
     
  3. não sejas mau andré, neste caso temos que ser obtusos e reparar na historia de vida dele, é fantástica.
     
  4. Eu sei que a história é muito boa, mas achei algo exagerado o início. :D
     
  5. não acho acho justo, mas para ti o melhor é o enzo ferrari mas para mim é o Ferdinand Porsche. percebes onde quero chegar?
     
  6. Uma lenda viva!!:notworthy::notworthy:
     
  7. IMPECÁVEL :D;) Essa grande lenda da história automovel bem merece uma homenagem,parabens Carlos excelente pesquisa,estes são os meus sonhos diários :(:D:gear_wink2:
     

    Ficheiros Anexados:

  8. segundo vi a pouco tempo algo sobre ele.. ele ja tinha levado 2 corações... lolol e ja tinha 80anos
     
  9. Ya, esquece isso. B);)
     
  10. Grande homem...!!

    lembro me deste seu Slogan...

    "my name is Carroll Shelby and performance is my business"

    xD
     
  11. Um grande homem e o criador de um carro de sonho. Cobra.
     
  12. era este o slogan:Ver anexo 172544
     

    Ficheiros Anexados:

  13. Porreiro por acaso... B)
     
  14. Grande homem, grande história e sobretudo grandes máquinas.
     
  15. Uma lenda viva, o meu ídolo vivo este grande homem. Excelente tópico.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página