Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carro De Competição/reverter Para Estrada.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Pedro..Faria, 17 Dez 2012.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Pedro..Faria, 17 Dez 2012.

  1. Olá boa tarde

    Estou comprador de um Datsun de competição que correu no troféu 1200, e outras provas mais exigentes. O carro tem passaporte tecnico FPAK etc.

    O carro está todo descascado, tirando parte do tablier, conta com rebaixamento, jantes e alargamento gr2 etc. Conta também com uma boa preparação de motor, escape, corta corrente etc.

    Estou a pensar em comprar o carro e reverter para estrada. Visto que o mesmo não tem IPO feita, preciso de a fazer, portanto o que preciso de fazer para que o carro ande legal e passe na IPO.

    Em primeira instância preciso de:

    Bancos, carpetes e cintos/tirar as baquets e cintos de competição

    Remover a rollbar

    Fisicamente o que me lembro é só isto certo?

    Depois seguro e inspeção e selo, caso de o tenha de pagar.

    Estou a ter a linha de pensamento correta?

    Será fácil reverter e ficar com o motor e o exterior intacto?

    O exterior esta assim:

    victor-araujo.jpg

    Alguém me pode ajudar?

    Obrigado

    Cumprimentos a todos
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Também irás precisar de pára-choques.
    E quanto à pintura, não sei até que ponto terá de ter algum averbamento... numeração na porta, em estrada não é permitida, isto a avaliar pelas conversas de um amigo que também correu.
    Mas o carro está muito bonito, essas jantes são fantásticas! Força com isso!
     
  3. Ui. É muitas vezes um processo muito mais complicado e oneroso passar um carro de competição para a sua configuração original do que o contrário. Tem atenção que muitas vezes a malta para por os carros mínimamente competitivos até torres de suspensão mudam e fazem alterações, mesmo que mínimas, ao chassis e os Datsun entram nesse grupo.
     
  4. Pedro, e se comprares um 1200 normal, a andar e fores apimentando ao teu gosto.
    O processo talvez se torne menos dispendioso.
     
  5. Boas

    Obrigado a todos pela ajuda.

    Se calhar Helder, tens razão, apenas pensei em alpostar no carro pois o motor já está bastante evoluido juntamente com o resto dos componentes que fazem o carro muito engraçado de conduzir. Para além do exterior, que é mesmo ao meu gosto.

    Cumps a todos
     
  6. Vou deixar aqui a minha opinião. Pegar num carro de competição e reverter para estrada é uma coisa que nao se deve fazer! Um carro de competição, tem esse nome por esse motivo! Porque nao é para andar na estrada! Estar a reverter aquilo que esta optimizado para andar em pista,para uso no quotidiano ! Se temos um carro com elevados niveis de performance,com material "track only",vamos andar com ele nas nossas estradas? Sujeito a estragar alguma coisa,ou a ser mandado parar e ver o nosso carro apreendido? Mesmo mantendo o exterior original,os outros órgãos nao o sao! Já viu o que é ter um 1200 por fora todo original,ou minimamente preparado para andar em estrada com uma linha de escape de 60mm em inox,travões grandes,motor preparado? Só se for para passar despercebido por algum leigo na matéria,ou então ser conotado por "aquele que ficou com o carro do avo e meteu uma panela remus" !

    Se quer andar na estrada,com tudo legal, é melhor comprar uma boa base e como o Hélder disse,colocar a gosto,mas com material "fast road" ! Se o 1200 grupo 2 for um bom negocio,aproveite! Há vários track days e eventos a preços acessíveis para experimentar o potêncial do 1200! Por 60€ faz um track day (3x 30 minutos), por mais uns euros faz um rally sprint ou uma prova do criterium rallys!
     
    miguelcristovao gostou disto.
  7. Bem eu compreendo a sua opinião e partilho da mesma mas em termos mais moderados.

    De facto provavelmente exagerei na minha descrição e temos de ter em atenção que a foto que meti lá em cima é totalmente descritiva.

    Não pretendo andar a acelerar em vias publicas nem em nada que se pareça, eu tenho 2 carros, com cavalagem acima da média, e no entanto nunca tive nenhuma multa seja do que for, e nunca me meti em nenhuma brincadeira, também, seja do que for.

    Quanto ao Datsun, os Datsun de troféu, como sabe tinham o motor praticamente sem modificações de maior, e muitos andam na estrada, sem problemas e passam nas IPO'S.

    O que pretendo comprar tem o exterior demonstrado acima, também muito Ford Escorts o tem e andam por ai a "rollar", quanto as modificações de motor, tem carburadores duplos e escape troféu, está portanto bastante evoluído comparando com os trofeus, mas nada que se compare a um 1300 que corra no CPC, tem também autoblocante, que por acaso também o meu Mx5 igualmente têm, portanto com certeza que não me vão apreender o carro.

    E quanto ao uso, o carro serve apenas e só, para passeios, regularidades e track days e desfrutar do carro.
     
  8. Com uma foto do Carro do Vítor Araújo,presumi que se tratasse de um grupo 2 como o dele! Os Datsun de trofeu eram viaturas quase originais! Boas escolas de aprendizagem e introdução ao mundo da competição !

    http://www.fpak.pt/REG-2005/TROFEUS/Reg%20Tecnico%20Trofeu%20Datsun%201200%202005.htm

    Sendo assim,poderá ser reversível,mas ira dar trabalho!
    Enviei PM.
     
  9. Eu próprio anunciei que o "exterior está assim".

    O motor não tem nada a ver...infelizmente... :D Nem me interessava(nem a ninguém suponho) reverter um carro desses para estrada.

    Obrigado Pedro

    Cumprimentos a todos
     
    Pedro Bastos Tondela gostou disto.
  10. mas esclareçam-me uma coisa: se quisermos reverter o carro para como estava em modelo "base" , ou seja, com suspensões, motor, interiores, etc...tudo como original, ele tem que fazer alguma inspecção especial, ou basta fazer a inspecção mormal ? A inspecção não vai implicar por causa de ser um "antigo" veículo de competição, reconvertido para estrada ?
     
  11. Boas,

    talvez já vá tarde, mas aqui fica a minha contribuição.

    O meu cunhado tem um Datsun 1200 do troféu. Ele fez poucas provas com ele, não alterou quase nada, e (também) por isso, ficava quase sempre para trás. A diferença de andamento em recta era brutal. Nas curvas havia mais talento dos mais rápidos também, mas em recta não há muito que fazer, pelo que as diferenças estavam nas preparações dos carros.

    Ele adora o carro e queria andar com ele em estrada, mas não pode. Ao nível do motor, nada foi mexido (foi afinado dentro do original, mas não foram trocadas peças para obter mais desempenho), o carro tem um som aceitável. O que lhe dizem é que os elementos de segurança não foram homologados pela marca para circulação na estrada.

    Confesso que não percebo o suficiente de segurança automóvel para argumentar, mas parece-me à partida que os elementos de segurança (roll-bar, baquets e os cintos de 5 pontos) só trazem mais segurança ao carro. Já foi N vezes ao IMTT, que o mandam para a Marca, que se recusa a fazer seja o que for. Na inspecção não passa, e mesmo que passasse, lá chegaria o dia em que apanhava algum agente da autoridade mais zeloso que o multava e obrigavam-no a tirar as coisas do carro para ir a uma IPO B. Ele cansou-se disso tudo e desistiu.

    O carro encontra-se agora "exposto" na garagem dele, bonito de se ver, limpinho e arranjadinho, mas sem grandes hipóteses de voltar a andar, com excepção de uma futura prova em que venha a participar... é pena.

    Voltando ao que indicaste em cima, ficaria muito surpreso se pudesses manter as baquets, o roll-bar e os cintos. Se conseguires homologação disso no livreto do carro, diz-me como o fizeste. Alguém da minha família vai ficar muito contente.

    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página