Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carocha 1963 alterar 6V para 12V

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Luis M Gonçalves, 6 Jun 2007.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Luis M Gonçalves, 6 Jun 2007.

  1. Olá a todos, tenho um VW carocha 1200 de 1963 o circuito eléctrico é de 6V pretendo passar para 12V já me informei do material necessário, informaram-me que o motor de arranque e o starter e ligado directo ??? mas o limpa vidros parece que leva uma resistência para adaptar de 12V para 6V, peço a ajuda de alguém que me possa fornecer os dados técnicos dessa resistência ou de algum conversor para o mesmo efeito e já agora alguma dica para toda esta alteração
    Um abraço a todos
     
  2. Olá Luis!!!

    Já agora, porque é que queres alterar? penso que ainda há baterias, lampadas etc....
    Tens alguma peça de 6 Volt vital, queimada?

    Um abraço!!!
     
  3. boas amigo..

    já passei um VW buggy de 6v para 12V... mudei o motor arranque, dinamo por um alternador com regulador incorporado, os manómetros e as lampadas do circuito do VW...

    quanto á ligação do motor de arranque tem que ter corrente permanente (bateria) num terminal da bobine (relé de chamada) e sinal de corrente (dar á chave)... muito simples..

    bom trabalho ou escolha!
     
  4. Olá pessoal, muito obrigado por a vossa opinião o que eu pretendo é manter a estética original de resto não sou "obcecado por o original", acho que o circuito de12v é de longe muito mais eficaz em todos aspectos, para alem disso o material de 6v arranja-se eu sei mas é bastante mais raro e muito mais caro e acredito que a prazo desapareça.
    Todo o circuito de 6v está impecável, o antigo dono tinha o carro parado à 5 anos teve de comprar uma bateria nova isto há poucas semanas foi 120 euros um roubo no meu entender, já agora se alguém tiver interessado em algum componente de 6v eu troco por material 12v ou vendo baratinho.
    Um abraço.
     
  5. vou tentar ilucidar-te para mudares de 6 A 12 tens q mudar o alternador ou dinamo + regulador, o motor de arranque basta mudar a bobine de chamada para 12 v,o limpa vidros tens no mercado a 12 v,exatamente igual,rales ,lampadas,manometros, boia de gasolina,buzina,a resistençia q usa no carburador para fazer o arranca frio,bobine igniçao ,ou seja tudo q esteja a 6 v.e a bateria claro,pondera nos custos ...da noticias...
     
  6. olá eu sou novo no portal e estou a restaurar um carro igual ao teu e preciso de uma bateria baratinha que preço me podes fazer?

    Um abraço Carlos Fernandes
     
  7. Boa noite,

    Não deixei de reparar neste tópico. Tendo eu um Vw carocha de 1957 a 6 volts , tenho a dizer que a bateria é cara, mas digo também que tenho uma da Tudor hà 6 anos e está boa e o carro pouco anda. Simplesmente tenho o cuidado de lher dar uma carga de 2 em 2 meses.

    Não acho que valha a pena mudar para 12 volts. Quanto a gastos, para além de uma revisão ao dínamo, pouco tenho a dizer e haverá sempre peças 6volts e na sua falta, os componentes podem ser reparados.

    Pense bem.

    Abraço
     
  8. Epá, como amante dos 1200 pré-67, só posso dizer uma coisa: não mudes!! Encontrar um 1200 dessa altura não convertido é quase tão raro como um adepto do Desportivo da CUF! Como o amigo Filipe disse, pense bem...;)
     
  9. Eu também não mudava, o que vais gastar em componentes e mudificações deve dar para algumas baterias.
    E se uma bateria de 6V durar5 ou 6 anos, uma de 12V não durará muito mais, se não durar menos, é uma questão de sorte, pensa muito bem no que vais fazer...
     


  10. È assim se circular com alguma regularidade com a viatura ou tiver a preocupação de carregar a bateria sempre que a viatura fica mais tempo parada, a bateria de 6V dura muito, se for como eu e tiver pouco tempo e descuida-se com a bateria, ai mais vale mudar para 12V e quando quiser andar com o veiculo encosta os cabos da bateria do carro de todos os dias para colocar o carocha a trabalhar e já pode ir dar a sua voltinha, mais vale um carocha convertido para 12V mas a circular que um de 6V que não sai da garagem.

    Atenção que a conversão não é barata tem de mudar tudo o que for de 6V, se calhar era melhor planear isso com tempo e arranjar aos poucos o material de um Carocha de 12V e quando tiver tudo então montar.
     
  11. Augusto,

    Duas imprecisões,

    1: Não há VW Type 1 1200cc com sistema eléctrico 6 volts de origem, que tenha boia de gasolina electrica, os modelso standarte simplesmemte não tem, tinham uma simples torneira de reserva até ao início do anos 70, os modelos de luxo tinham até 1967 um sistema por cabo.

    2; Nunca houve VW Type 1, 2 ou 3 com sistema eléctrico 6 volts de origem com alternador, todos sairam com dinamo.


    nuno g
     
  12. O maior problema penso eu que leva o pessoal a mudar para 12 v é a luz à noite , pensar em converter o dinamo nem pensar .Para além de a mudança de enrrolamento do rotor não caber não hà forma de contornar o problema do estator com indutoras.Seria uma boa ajuda mas está fora de questão.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página