Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carburadores alfa 33 em bmw

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Manuel Santos, 14 Jul 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Manuel Santos, 14 Jul 2009.

  1. Pois é, tenho algumas dúvidas em relação a este processo.

    Colocar os carburadores julgo serem os horizonatis do alfa 33.

    Só que tenho algumas dúvidas;

    Quais os colectores de admissão a comprar???

    Quais as alterações a fazer devido a serem de um alfa????

    Depois de ter os carburadores devidamente arranjados, e colectores, é so coloca-los sem nehum problema mais????

    Quem tem destes carburadores o que perceba do assunto que me ajude pf, o meu carro é bmw e30 316.

    Sei de um sítio onde arranjo os carburadores a um bom preço, e varias pessoas deram a dica paa ir para estes por conseguir um mod engraçada a um custo beneficio bom.

    Gostava de ter o carro com um som mais agradavel de uns duplos, um pc mais de rendimento apesar de nao fazerem milagres, mas tb o meu carro nao é "para corridas".

    Agradeço tds as opiniões e ajudas, eu nao entendo nada disto lolol

    Abraço a tds
     
  2. Manuel,

    qual a referência dos carburadores do alfa 33? marca e modelo?
     
  3. Caro amigo,

    os carburadores dos Alfa 33 são verticais, não horizontais. Se pretender uns horizontais, terão de ser de um Alfa 75, por exemplo.

    Relativamente à sua adaptação a um BMW, o problema principal que se põe é a sua adequação ao motor. Um carburador é uma peça de relativa precisão, e tem vários giglers que permitem regular o fluxo de ar e gasolina nas várias condições de funcionamento, e as dimensões dos orifícios desses giglers são calibradas com uma precisão muito fina. Deles depende a adequação da mistura às necessidades do motor. Isto é uma ciência relativamente obscura e complexa pois mexe muito com o que se pretende, o que se tem, e o que se quer usar.

    Quando se troca uns carburadores para outro motor, é necessário fazer vários ensaios com o motor de modo a ver quais os parâmetros que se precisa de adequar. Além disso, convém que os corpos dos carburadores tenham um diâmetro adequado ao motor (no seu caso, sendo um 1600 cc, os de 40 mm serão talvez demasiado grandes, mas os de 36 são já pequenos). Apesar disso, há uma certa tolerância na relação do diâmetro versus cilindrada, pois depende da aplicação e das características do motor.

    Por exemplo, um 1600 cc bem preparado pode usar uns corpos de 40 mm, mas um motor com especificação mais "soft" pode beneficiar mais de uns 38 ou mesmo 36. Um corpo de carburador maior reduz a velocidade do ar a regimes baixos, e isso prejudica o binário, em favor do funcionamento a altas rotações. Um carburador mais estreito tem melhores velocidades de ar a regimes baixos e funciona melhor, mas em altas não flui tanto ar, o que corta a performance.

    Posto isto, antes de mais é preciso arranjar (ou fabricar) os colectores adequados para a montagem no motor. Os verticais dos Alfa 33 sâo Weber IDF ou Dellorto DRLA, que têm a base idêntica. Os horizontais dos Alfa 75 costumam ser Dellorto DHLA, que são semelhantes aos Weber DCOE.

    Por isto, já pode ter uma ideia das encrencas onde se tem de meter... :D

    Se precisar de algum outro esclarecimento de índole técnica, diga... ;)

    Um abraço!
     
  4. O que podes fazer e normalmente é um bom compromisso, é montares um weber duplo dgv 36 que já faz um bom upgrade versus o carburador de origem.

    Tens varias opções a nivel de carburação, como acho que já tens noutro tópico teu sobre o assunto, mas em relação a esta montagem dos Idf´s , sinceramente acho que te daria mais trabalho a adaptação do que o real aumento de performance.
     
  5. O amigo Eduardo Relvas ensina algo novo todos os dias, espectacular.
     
  6. quem fala assim não é gago....
    como diz o Pedro... podes fazer o upgrade para o duplo... ou como te disse uns Weber 40/ Solex 40... mas eu de preferência atirava me para uns weber... mas... quem manda és tu eheheh
     
  7. obgd a tds sem excepcção.

    Por isso gosto de cá vir para aprender sempre algo novo.

    Pronto digam-me pf em dois carburadoresc duplos quais as alternativas aos fomosos 40milimetros.

    Que deêm para o meu e30, queria algo em conta, conheço um sitio talvez tenha alguns.

    Abraço
     
  8. Manuel,

    como te disse podes montar apenas um duplo, o weber Dgv 36. Esse apenas implica uma pequena aplicação no coletor de origem para a alteração de carburadores.

    Se optares por duplos, vai para os dellorto ou weber dcoe´s. É mais fácil arranjar material para eles.;)
     
  9. Por experiencia posso dizer que tenho dois 40 no meu 1602 e funcionam bem. A maior surpresa foi em relação aos venturis, o motor gostou mais dos 32 em vez dos 30, coisa que à partida pela teoria da velocidade do ar em altas e baixas, referidas pelo Eduardo, não deveria ser, mas é. é por estas e por outras que a se diz ser uma ciência oculta que só a experimentação pode dar resultados.
    Felizmente sou amigo do Dinis Gomes que tem por lá de tudo em varias medidas e deu para gastar muitas horas e muitos litros de gasolina em experimentação.
    Isto também porque a maior informação que existe sobre o assunto é um relação ao 2002 e aí a receita está mais ou menos feita.
    Conforme o a compressão e a árvore de cames as coisas vão mudando de figura mas pelo menos os carbs e os venturis 32 eram uma constante mesmo com e sem a nova "abrecames" ( desde que li esta num site de vendas que não resisto... abrecames ... he he he he he...)
     
  10. eheheh tens o "capôm" tambem
    desculpa o offtopic... não resisti:D:D
     
  11. Amigo Jorge,

    De facto a receita nunca é fixa, até motores muito similares podem ter requisitos completamente diferentes, porque a temporização da árvore de cames, o formato e comprimento das condutas de admissão, o diâmetro das válvulas, a forma da câmara de combustão, etc... tudo isto influi na maneira como é aceite o perfil da carburação.

    Idealmente deve haver um corpo independente para cada cilindro, porque assim não há interferências no caudal para cada cilindro, mas isso torna a carburação e as afinações mais complexas. Por isso é que muitas vezes se opta pelo compromisso de um carburador único para todos os cilindros. Foi o que eu fiz no meu 124 Spider, porque facilmente podia ter convertido o motor para dois Weber IDF, mas dei prioridade à fiabilidade e baixa manutenção por ser um daily-driver.

    Uma carburação mais agressiva também só terá resultados notórios com um motor de taxas de compressão mais elevadas, e uma (ou umas) árvore de cames a condizer.

    A preparação de motores é complexa por isso... Além de que cada caso é um caso, para se subir a parada num aspecto, todos os outros têm de se adequar. Não podemos mexer apenas num pormenor.

    Outra solução interessante (mas muito mais complexa de instalar) é uma injecção programável. Eu ando há anos a brincar com esta ideia, e agora agarrei-me a ela para o meu projecto de doutoramento, mas ainda vou fazer uma para montar num dos carros da minha frota... :p

    Um abraço a todos!
     
  12. eu delicio me com estas belas palavras....B)B)
     
  13. Obgd srs Eduardo Relvas e Jorge.

    Ja estou mais esclarecido.

    Abraço
     
  14. Voltei a reler o topico, e realmente acho que posso tentar arranjar uns duplos 40 correcto?

    Depois com o tempo arranjar colectores, abre cammes :) lolol

    Cammes não podem ser as de origem? Altera-las e fricarem bem?

    Eu gostava de o carro ter outro comportamento e um som mais bonito, nao quero nada de corrida, nem há dinheiro pra isso, mas gostava de ter o motor mais "picante"

    Abraços
     
  15. se o budget e baixo?, monta um 32/36 DGV e um escape melhor.
     
  16. Ola a tds.

    Isto de meter uns carburadores duplos anda msm a dar-me a volta a cabeça lololol

    Para ter o motor que tenho, vou arranjar uns mal consiga.

    O que me dizem de uns weber dcoe 38????
    Ou webber 36?
    Delhorto?
    Solex 40?
    Stromberg?

    Ouço falar mal dos stomberg e dos solex,que desafinam mt sinceramente iria para os weber são mais caros, no ebay tb não vejo nada de mais, apesar de dominar mal o ebay.

    Fico msm na dúvida

    Abraço e agradeço
     
  17. No ebay alemão apareceram varios solex a bom preço? quem tem estes carburadores o que diz???
     
  18. Boas,

    Na minha opinião Weber ou Dellorto, se for para um carro com uma preparação mais vocacionada para "daily driver" tenderia para os Dellorto ;)

    Cumprimentos,

    Miguel.
     
  19. Srs Moderadores alterem pf o título deste tópico para; carburadores duplos bmw

    Gostaria de saber se há aqui alguem com solex duplos 40 horizonatis e feedack????

    Há peças aind de kits de reparação? Sei que há poucas mas entendo pc de ebay, mas lá parece que existem kits, alguem confirma pf????

    Sei que tem melhor cotação os weber e delhorto, mas ando ainda a ver o melhor que consigo arranjar etc.

    Mas gostaria de poder me esclarecer c tds voçês.

    Abraço
     
  20. Mikuni PHH fora fabricados com licensa solex(OEM no 2002 TI)muito bons ,identicos aos solex .bombas de aceleracao de diafragma excelentes para uso diario.ainda se encontram.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página