Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cabeça do motor Mini 1000

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Miguel Sobreda, 31 Mai 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Miguel Sobreda, 31 Mai 2008.

  1. O meu mini 1000 deixou de andar como deve ser e fazer um barulho muito estranho no motor. Disseram-me que era a junta da cabeça do motor e eu comprei uma junta preparei me para montar. Alguem me sabe dizer se é preciso 'rectificar' ?? ou basta por a nova junta ??
    Se sim sabem alguem que me rectifique a cabeça?
     
  2. boas, o teu mecanico tem que ver se a cabeça do motor ficou danificada, mas por vias da duvida e melhor rectificar. tambem nao fica caro... um torneiro fas-t isso. qualquer coisa e so dizer.
     
  3. A culassa ao queimar a junta, pode empenar, daí que a rectificação ou "aplainamento" seja usual. Não é caro, mas não deve ser dada a fazer a um "sucateiro". Usa juntas da marca "Payen" são um bocado mais caras, mas a junta da culassa é em cobre, aguenta bem mais. Aproveita e compra o jogo de juntas completo, tampa das valvulas(em cortiça), termóstato, colectores, carburador(es), e torneira da "chauffage". Especial cuidado com o tubo que vai da bomba de água à culassa, põe-lhe uma gotinha de óleo do motor (por ex.) em cada extremo, caso contrário vais dar cabo dos dedos e se calhar do tubo.
     
  4. Obrigado pelas respostas,

    mas houve um contratempo. Ao desmontar a cabeça, como ja nao devia ser desmontada à muitos anos, parti um perno de aperto ao bloco. Esse foi chato mas assim ate deu para trocar porque o consegui tirar. Aproveitei e comprei o conjunto todo. O problema foi que parti um perno de fixação do termostato mesmo à face...
    Para continuar a burrice, furei com uma broca... Consegui &%$#% a rosca!!
    Alguem me sabe o que posso fazer? Será que tem arranjo? Será que ainda se arranjam novas? Será melhor? Para que preço?

    Obrigado
     
  5. Pega na culassa e leva-a a quem lhe ponha um "elicoid", que é um género de reparador de roscas, normalmente só é colocado em alumino, mas poderá resultar.

    Ou então um perno de dois diametros, na metade debaixo, na culassa, mais largo para compensar o alargamento provocado pela rectificação e consequente alargamento do furo roscado, e em cima igual ao actual.

    NÃO TENTES ALARGAR O FURO DA TAMPA DO TERMÓSTATO, A JUNTA NÃO TEM LARGURA!!!
     
  6. Obrigado António,

    mas parece que a borrada esta feita, o que tenho a fazer agora é procurar um bom gajo pa me arranjar o perno. Alguem sabe de alguem que me possa fazer este tipo de trabalho?
    (Foto do perno que está partido)
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Ajudando.

    Amigo: Quando a junta da cabeça do motor queima, é importante apurar o que causou a avaria, para que ela não se repita.
    Examinar com cuidado todo o sistema de arrefecimento do motor, não esquecendo a chaufage.
    Pode ainda ser causado por excesso de carvão nas câmaras de combustão.

    Quanto ao perno, orectificador da colaça resolve o problema.
    Não é trabalho para amador, porque exige máquinas com alguma precisão.
     
  8. Este trabalho ficou concluído com sucesso! Abri uma rosca nova com um macho um pouco mais largo (M10). Da face da cabeça para baixo levou um perno de 10 mm e para cima levou o de 8 mm que correspondem mais ou menos às polegadas existentes originalmente. Assim deu para usar a mesma junta sem qualquer problema. Ficou muito bom mesmo!:D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página