Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

bobine lucas - mini 1000cc

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por B.Oliveira, 7 Mar 2010.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por B.Oliveira, 7 Mar 2010.

  1. saudações a todos,

    queria pedir uma ajuda, ja que sistemas electricos nao é comigo,

    alguem consegue dizer-me como se liga os fios correctos na bobine, tipo, o fio verde que vem do distribuidor. o positivo e negativo,etc...

    andei para la a mexer e acho que esta td trocado, ja coloquei um post por aqui, é que ele desligou e nunca mais pegou, deixou de dar medios e minimos, piscas e buzina, mas tenho luzes de presença no tablier do carro( manometros).

    cumprimentos
     
  2. :feliz:
    Olá, isso é resultado já de uma grande mexida... buzina é independente da chave, mínimos e luzes de tablier deveriam estar no mesmo circuito, mas um funciona e outro não... máximos funcionam? Eu teria a bateria desligada até ter a certeza que está tudo bem para evitar risco de incêndio.
    Um teste que pode fazer é desligar um dos bornes da bateria e entre este e a mesma colocar uma lâmpada (dos mínimos ou do espelho por exemplo) para ver se há algum curto circuito franco... claro que o ideal seria um amperímetro...
    depois disto pode fazer uma ligação directa e ver se o carro funciona. Um fio do positivo da bateria para o borne da bobina que NÃO vai para o distribuidor e depois accionar o motor de arranque ou por a trabalhar de empurrão.
    Atenção que terá que interromper a ligação para parar o motor!
    Se o fio que vem do distribuidor não está ligado à bobina, é melhor pedir ajuda a um membro que tenha um mini para saber qual dos terminais é qual... Penso que não há problema em trocá-los mas é melhor jogar pelo seguro. Em princípio o positivo também poderá ter alguma marcação mais ou menos evidente.

    Cumprimentos,

    Arménio
     
  3. boas,

    Caro Arménio,desde já, deixo o meu agradecimento por ter respondido.

    - sem duvida que algo deve estar a fazer curto ou tenho humidade algures...mas descobri o porquê dos medios terem parado de funcionar e no dia seguinte ligarem-se sozinhos e nada os fazia desligar, entao fui ha bateria e tirei-a fora.o que se passou foi o seguinte, eu estive a mexer nos farois, colocando novos parafusos de aperto e um deles encostou há chapa, como fazia massa ligou-os, ja alterei tudo, e eles ja funcionam normalmente.

    os piscas é que continuam a nao funcionar, mas se eu colocar a manete para o lado direito(pisca direito), os medios enfraquecem recuperando logo de seguida.

    as velas estavam completamente encharcadas....ainda nao consegui ajuda para afinar primariamente o carburador, pelo menos queria po-lo a a trabalhar, depois ia afinando ate ele se portar bem ;)

    tenho uma revista sobre o mini e segui os passos que la tem , mas,nada!

    Cumprimentos

    B.Oliveira
     
  4. Olá amigo,

    é possível que as velas encharcadas se possam dever à falta de ignição.
    Enquanto não tiver a bobina correctamente ligada (verificar se tem faísca ao dar à chave) e idealmente os outros problemas resolvidos não vale a pena pensar em afinações de carburador...

    Abraço

    Arménio
     
  5. Boas,

    ja tenho piscas...mas acende intermitentemente a luz da ignição????

    o mini ja pegou...apenas segundos e voltou a desligar...afinei o copo conforme instruções do Sr. Antonio barbosa e nada!

    meti uma chave no cachinbo e encostei as velas mas nao deu faísca,enfim!

    obrigado

    abraço
     
  6. Hmm isso cheira a curto para o lado dos piscas ou falta de alguma massa para o painel.

    Não deu faísca enquanto deu ao motor de arranque? eu tentaria a ligação directa a bobina, mas com cuidado para não se enganar no terminal e sempre com uma ligação isolada da chapa mas que possa desfazer com facilidade para parar o motor.

    Cumprimentos,

    Arménio Pereira
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página