Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

BMW Art Car - 40 anos

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Pedro A. Soares, 14 Jul 2011.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Pedro A. Soares, 14 Jul 2011.

  1. Para assinalar quatro décadas de compromisso cultural, a marca alemã inaugurou, pela primeira vez, uma visita interactiva online às dezassete «obras de arte sobre rodas» da colecção «BMW Art Car».

    A visita, através do site BMW Museum ArtCar Exhibition Videoclips inclui um percurso pelas origens, história e desenvolvimento da colecção, acesso a uma extensa galeria fotográfica, além de um filme dedicado a cada um dos dezassete automóveis, todos eles desenhados por artistas internacionais.

    «Após quatro décadas e um total de dezassete BMW Art Cars, eles podem agora ser admirados por todos. O interactivo website presta homenagem a uma colecção única, tanto na história do automóvel como na das artes. A partir de agora, as pessoas podem descobrir por inteiro toda a colecção em qualquer lado e em qualquer altura», anunciou Bill McAndrews, director do departamento de estratégia e comunicação da BMW.

    Recorde-se que os modelos desta colecção são frequentemente exibidos individualmente no museu da marca alemã em Munique ou, e quando justificável, em eventos culturais espalhados pelo mundo.

    A BMW Art Car:

    A história dos «Art Cars» remonta a 1975, altura em que o leiloeiro e piloto de corridas Hervé Poulain se lembrou de pedir a um artista para pintar o carro com o qual iria correr em Le Mans. A escolha recaiu sobre o americano Alexander Calder. Um ano depois, o co-piloto Sam Posey convidou Frank Stella para desenvolver a sua perspectiva de arte em outro BMW, dando então continuidade àquela que se tornou numa tradição para a fabricante alemã de automóveis. Em 1979, surge o modelo mais icónico pelas mãos de Andy Warhol, o BMW M1 Art Car.

    A colecção conta já com dezassete obras de arte todas elas assinadas por artistas como Alexander Calder, Andy Warhol, Olafur Eliasson e mais recentemente Jeff Koons que personalizou um M3 GT2 que participou na edição de 2010 das 24 horas de Le Mans em 2010. J.R.

    BMW Museum ArtCar Exhibition Videoclips

    E uma pequena amostra do que podem ver...

    ‪BMW Art Car Collection virtual video tour‬‏ - YouTube

    In: Autoportal
     
  2. Muito bom o vídeo... Deixou-me com a "pulga" atrás da orelha!
     
  3. BMW! Tudo dito!
     
  4. Excelente tópico!

    Embora todos eles sejam espectaculares, os meus preferidos são:

    Frank Stella
    Roy Lichtenstein
    Andy Warhol
    Jeff Koons
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Mas o melhor foi sem dúvida o primeiro, o que deu origem à colecção:

    BMW 3.0 CSL - Alexander Calder
     

    Ficheiros Anexados:

  6. É uma colecção gigantesca, aliás contém um património fantástico independentemente de se gostar ou não da BMW, no meu caso aprecio bastante e eis de todos os presentes o que mais me realça o gosto. B)

    BMW 730i de Cesar Manrique 1990,
    Ver anexo 236746

    BMW 535i de Matazo Kayama 1990,
    Ver anexo 236747

    BMW 525i de Esther Mahlangu 1991,
    Ver anexo 236748

    BMW M3 de Michael Jagamara Nelson 1989,
    Ver anexo 236749

    e BMW M1 Le mans de Andy Warhol 1979.
    Ver anexo 236750

    É bom saber que estas colecções existem em escala menor, digamos miniaturas, indispensáveis nos coleccionadores desta marca. ;)
    Ver anexo 236753
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Mto bom...agora que tenho um BMW, adorei o post.
     
  8. Os meus favoritos são os dois primeiros modelos: Bmw 3.0 CSL por Alexander Calder e o Frank Stella.

    Aqui podemos ver que marcas de automóveis não têm que ser apenas linhas de montagem, podem ser também cultura e arte. A BMW está sempre na linha da frente devido a qualidade de construção e da maneira como envolve e promove a marca em áreas que normalmente não seriam de esperar de uma marca de automóveis.

    1975-bmw-3-0-csl-alexander-calder_01_m.jpg

    1975-BMW-3-0-CSL-Art-Car-by-Alexander-Calder-Alexander-Calder-1280x960.jpg

    [​IMG]bmwartcarslacma_24.jpg

    BMW-Museum-Muenchen-Art-Car-Ausstellung-2010-06.jpg
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página