Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Avaria Estranha - Solução

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Luis C Matos, 8 Set 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Luis C Matos, 8 Set 2011.

  1. Boas Pessoal,

    Tenho uma carrinha Daweoo Nubira 1.6 SX que apesar de bem conservada de chapa, motor e pintura está parada numa garagem por não precisar dela, possui uma estranha avaria que é também comum - conforme me dizem algumas pessoas - em muitos outros motores de marcas diferentes.

    Esta avaria é a do motor desligar-se quando desce uma rua de acentuda inclinação ou até mesmo numa via plana e que em plena rodagem faz o motor desligar-se levando a que o condutor leve instintivamente a mão à chave e volte a dar ignição para não perder os travões na descida nem velocidade. Uma situação bem perigosa.

    Mas, tendo sido proprietário de 4 viaturas quando isto sucedeu logo fiquei a pensar que a solução é a mesma a aplicar de imediato sem recorrer ao mecânico e pagar boa nota. Este segredo que me foi revelado há alguns anos por um experiente mecãnico que trabalhou mais de 44 anos no ofício é um dos que tem sido bem guardados em termos de mecânica. E aqui fica.

    Basta retirar o mecanismo onde está alojada a borboleta e cuidadosamente limpar o "carvão" que encontra acumulado nesta peça com um simples meio litro de gasolina e um pincel. A situação de afogamento do motor deixa de imediato de se repetir até que mais tarde, por nova acumulação de lixo nesta peça, apareça a mesma estranha avaria para a quel há terceiras opiniões e vivas recomendações de levar o motor ao computador e até desmontar o mesmo para descobrir insuspeitas peças com desgaste e cuja factura é bem elevada.

    Esta pequena peça - borboleta do motor - uma vez possuidora de uma camada de "carvão" será impedida de fechar e abrir correctamente e de fazer com que o motor perca velocidade e acabe por ir abaixo. Não percebo grande coisa de mecãnica, mas há anos que lavo e limpo estas peças o que me tem evitado aborrecimentos e muitas idas ao mecânico.

    Aqui fica uma foto da peça que é retirada para lavagem.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Boas Luis C Matos.
    Penso que essa solução não serve para todos os casos com sintoma idêntico.
    Já tive esse problema num Datsum 1200, que ao travar e pressionar o pedal da embraiagem o motor desligava-se. Se não travasse ele nâo se desligava. Portanto, o motor só parava quando a frente baixava devido à travagem.
    Mudei vários acessórios incluindo o carburador e o problema sempre lá ficou. Os carburadores noutro carro trabalhavam bem. Já lá vão mais de 10 anos e ainda estou para saber o que seria.
    Cada vez que falo deste problema, oiço uma explicação nova. Mas agora é tarde pois já o vendi há bastantes anos, e estou muito arrependido de o fazer.
     
  3. Chegaram a verificar a válvula do servofreio?
     
  4. Amigo Paixão,

    De facto a medida aplicada pode não ser aplicada aplicada a todas as viaturas. Os sintomas que descreve são os que eu via quando havia desaceleração de velocidade em descidas. Conheci um mecânico "chico experto" que até recomendava retirar pistões e cilindros e substituir as juntas do motor todas e seguir-se à troca de distribuidor, platinados, velas, condesador e bateria. O meu problema ficou resolvido somente por este pequeno trabalho e até agora não houve mais repetição do mesmo, pelo que julgo que quando recomeçar lá poderei voltar a limpar a mesma peça à custa de um poucop de gasolina.

    Enfim, os motores não todos iguais mas o que eu deixei com este post foi só uma das ideias mais baratas que existe de meu conhecimento para a limpeza da borboleta e afinal é uma peça que qualquer um com alguns cuidados pode retirar e colocar.

    Cumprimentos
     
  5. Os Datsuns 1200 normalmente não têm servofreio...
     
  6. Certo Luis, apenas referi que no meu caso não era essa a avaria. No entanto no Polo que até aqui trabalhou bem, começou anteonten com esse sintoma e vou fazer o que disse. Pode ser que neste seja esse o problema..
    O meu 1200 não tinha servo-freio. Aqueles carros são tão simples que pouca coisa têm para ver. Desde a parte eléctica toda, ás juntas de admissão e escape, foi revisto. Como já não o tenho não vou pensar mais nisso.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página