Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Autoblocante

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Joao Cunha, 3 Jun 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Joao Cunha, 3 Jun 2008.

  1. Muitos falam disto e será que todos sabem o que é?

    Ora aqui vai uma explicação.

    O diferencial é o componente mecânico que distribui a potência vindo da caixa de velocidades pelos dois veios de transmissão (um ligado a cada roda). Contudo, o seu funcionamento só é perfeito se a aderência das rodas motrizes for ideal. Se uma das rodas patinar, o diferencial interpreta esse patinar como se a roda estivesse a percorrer uma distância ainda maior e logo fornece a essa roda ainda mais potência. O resultado final é que quando uma das rodas perde aderência, o diferencial funcionará ao contrário do que desejado, levando a que essa roda patine ainda mais.
    [​IMG]
    O autoblocante é um componente mecânico incorporado no diferencial que diminui a possibilidade de uma das rodas começar a patinar. Ou seja, se uma das rodas motrizes começa a patinar, o autoblocante contraria o funcionamento normal de um diferencial, levando a que a potência disponível seja retirada dessa roda e fornecida à roda com boa aderência. São exemplos de diferenciais autoblocantes os diferenciais Torsen e viscosos.
     
  2. preciosa informaçao!
     
  3. Nos Mini desportivos (Cooper e 1275GT) eram utilizados os autoblocantes da Salisbury.

    Configuraveis em % para "sentirem" a diferença entre a aderencia de cada roda.
     
  4. Bom, eu só escrevi "autoblocante" na pesquisa simples e apareceu logo o tópico, como deves compreender posso saber que se falou de determinado assunto, mas quando e onde...
    Não leves a mal mas como deves compreendes compreender a dispersão de temas só complica.
    Se fosse para a pagar já o tinha feito :D:huh: :huh:
     
  5. Eh pá :feliz: essa do "configuraveis" agrada-me ;)
     
  6. Boas , se alguém descobrisse uma forma de transformar os diferenciais em autoblocantes sem gastar dinheiro(muito!!!!) a comprá-los.Apelo aos engenheiros mecanicos do portal(deve haver algum).
     
  7. Boas! Já há quem os faça :) os valores vão é para perto do preço em novos mas compensa na mesma, tipo novo custo 750€ feito custa 500€.

    A afinação da percentagem de actuação faz-se nas anilhas.

    PS: No Peugeot 205 do qual sou navegador e no AX que fui ao Rally Vidreiro também como navegador o autoblocante tem duas posições (terra/asfalto) e são ambos carros tracção à frente.

    Já no meu Opel 1604S é um autoblocante original do 1904SR e a unica afinação possível é trocar as anilhas para bloquear mais cedo ou mais tarde consoante a tal diferença de rotação entre os eixos.

    Abraço a todos.
     
  8. Exactamente, com simples anilhas!!!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página