Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Apresentaçao e restauro Awo Simson 425 Touring

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Filipe.M.Rodrigues, 17 Mai 2010.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Filipe.M.Rodrigues, 17 Mai 2010.

  1. Boas a todos os entusiastas destes Forum,o meu nome é Filipe Rodrigues sou de Sta Maria da Feira e sou um apaixonado por Veiculos Classicos sejam eles 2 ou 4 rodas:D
    Atraves deste topico tenho a felicidade de vos apresentar a minha recente aquisiçao e a seu tempo o seu Restauro,um modelo muito bonito bastante raro e interessante proveniente da antiga Alemanha de l este.
    Modelo: AWO SIMSON 425T 250CC
    Ano: MAIO 1955

    Como podem constactar nas fotos faltam me algumas peças importantes na mota,uma d elas a transmissao, os selins ,mas felizmente tudo isso e outras peças ja vem a caminho da alemanha,numa primeira fase estou a juntar todas as peças necessarias e em falta para a mota, para depois entao iniciar o restauro.
    Agumas fotos da minha menina:

    P5010136.jpg
    P5010137.jpg
    P5010144.jpg
    P5010145.jpg

    Aqui ficam exemplos d uns modelos iguais mas ja Restaurados:

    AWO_425T_Bj_50_von_AK_aus_F.jpg
    100_22831.jpg
    Awo1.jpg

    com sidecar:
    AWO_21kl.jpg

    Historia resumé:
    A Simson umas das marcas famosas da antiga DDR, era uma empresa fundada em 1856 e que começou sua vida fabricando armas, mas a partir de 1896 começou a fabricar bicicletas. Ela continuou se desenvolvendo chegando a produzir até mesmo carros, mas por conta de ser de propriedade de uma família judia, durante o crescimento do nazismo na Alemanha acabou, ela acabou sendo tomada pelo governo.
    Depois da segunda guerra mundial, assim como aconteceu com praticamente todas as fábricas da Alemanha ocupada pelo governo soviético, as suas instalações foram quase todas desmanteladas e enviadas para a União Soviética, mas em 1947 a fábrica localizada na cidade de Suhl, atualmente no estado da Thuringia, voltou a produzir as motos que a fábrica já fazia antes da Segunda Guerra, porém sobre o comando da Awtowelo (basicamente a IFA da União Soviética).
    Essa moto, então chamada AWO-Simson 425, era relativamente avançada para seu tempo, usava um motor BMW 4 tempos de 250cc, tinha 4 velocidades e a transmissão por cardã.

    Em 1952, graças a acordo entre os países, o controle da Simson voltou a mãos alemãs, e assim como as demais marcas ela foi incorporada a IFA. Naquele tempo a MZ era a principal fábrica de motos da Alemanha Oriental, então ficou decidido que a Simson (que passaria a ser oficialmente chamada de VEB Fahrzeug-und Gerätewerk Simson Suhl) teria sua produção totalmente interrompida para adequar a linha dela com a nova linha da MZ que estava sendo lançada na época. Alguns anos mais tarde porém, no meio da déca de 50, foi finalmente decidido pela IFA que a Simson seria responsável pela a produção de motos pequenas , e scooters. Nessa época também, foi decidido que ela deveria produzir motores 2 tempos, tal como a MZ (que são motores mais baratos e fáceis de serem fabricados). Para evitar a concorrência interna dentro do mercado alemão com motos como a MZ ETZ 125, decidiram que ela não mais produziria motos que tivessem motores maiores que 70 cilindradas.
    Os primeiros produtos da Simson depois que voltou ao controle alemão foram as motos SR e a scooter KR50 que logo fizeram sucesso na Alemanha Oriental e diversos outros países do bloco comunista, em especial a Polônia. Em 1960 a Simson já produzia cerca de 200 mil motos por ano.
    Em 1964 a Simson passou a produzir seu produto mais popular até hoje, a scotter KR51 Schwalbe que tinha um motor de 3,4 hp passou a ser exportado para diversos países até mesmo fora dos blocos da cortina de ferro, e até hoje tem um status de "cult" na Alemanha. Ela inclusive é bastante usada pelo protagonista do filme Adeus Lenin!, filme que muitos na consideram que foi que deu um grande impulso no movimento da Ostalgie na Europa.
    Até a reunificação das duas Alemanhas, a Simson produziu, entre os anos de 1955 e 1990 aproxidamente 5 milhões de motos e scooters, mas com a privatização ela acabou não conseguindo sobreviver fabricando motos por mais que alguns anos. A empresa até tentou continuar a produção de armas com a fabricação das pistolas russas Makarov, mas apesar de diversas tentativas de se modernizar a fábrica, todas elas acabaram falhando, e em Fevereiro de 2003 a empresa foi declarada como falida pela justiça alemã.

    continua..........
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Bem vindo Filipe, queremos ver esse projecto a andar ;)
     
  3. Bem vindo.

    Gosto muito dessas motas alemãs, tens bom gosto.
     
  4. Linda, parabéns! boa sorte
     
  5. Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!

    Força no restauro dessa mota!
     
  6. Ola Filipe.
    Parabéns pela bela máquina que tens aí. Força com esse restauro.
    E obrigado por essa aula de história ;)
     
  7. Bem vindo ao poortal.Vai mandando fotos do processo,para se ir vendo.Bom restauro.
     
  8. bem-vindo! força no restauro dessa bela mota!
     
  9. que linda moto! bem vindo!
     
  10. Boas a todos e obrigado pelo vosso acolhimento ,neste momento procuro oficinas especializadas ou alguem especializado em restauros de motas classicas entre a zona de santa maria da feira e Porto, se alguem tiver contactos agradeço informaçao .
    cump
    Filipe
     
  11. Bem vindo. Adorei a mota, mesmo bonita.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página