Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Apresentação

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Nogueira da Silva, 15 Nov 2006.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Nogueira da Silva, 15 Nov 2006.

  1. Boa tarde

    Saudações cordiais para todos os entusiastas de automóveis clássicos
     
  2. Bem vindo :feliz:!
     
  3. Muito bem vindo. Cumps.
     
  4. Seja muito bem vindo.
    E qual o seu clássico, isto se tiver é claro?
    Se não tiver qual o clássico dos seus sonhos?

    UM abraço!
     
  5. Muito bem-vindo!

    Conte-nos mais algumas coisas sobre si: que clássicos? porquê os antigos?
     
  6. Bom dia

    Parabens pelo Portal dos Clássicos.
    Está muito bem administrado.
    Sou um particular aficcionado por automóveis clássicos.
    Não possuo nenhum automóvel novo e uso no dia a dia automóveis clássicos, antigos e pré clássicos, mas não velhos, tendo todos IPO com zero deficiências e em perfeito estado de circulação.
    Actualmente sou proprietário de:
    VW SAMBA BUS, 21 janelas, 1966
    VW PORSCHE 914, 2,0, 1975
    Jaguar XJ 40 SOVEREIGN 4,0, 1991
    VW POLO GT Coupe, 75 PS, 1990
    Alfa Sprint VEloce 1,3 1982
    Alfa 146 1,7 16 V, 1996
    Os dois últimos estão actualmente para venda.
    Desde 1983, tive:
    VW 1300 de 1969, durante 2 anos
    VW Oval de 1953, durante 10 anos
    VW 1303 S de 1974, durante 10 anos
    VW Golf GTI 1,6 de 1982 e 1,8 de 1983, ambos mais de 10 anos
    VW Golf GTI G 60 de 1991, 4 anos.
    VW Scirocco GT II de 1991, 6 anos
    NSU 1200 TT de 1968, 4 anos
    NSU Prinz 4 de 1970, 2 anos
    VW Type III, 1600 Variant de 1970, 5 anos
    VW 412, LS Variant de 1973, 3 anos
    VW 412 LE, 1973, 2 anos.

    Não tenho nenhuma razão plausível para gostar de automóveis clássicos.Simplesmente gosto e tenho prazer de os utilizar profissionalmente e em lazer.

    Cumprimentos
     
  7. São muitos carros :oo!
     
  8. Uau! Grande historial, imagino que tenha muitas e boas experiencias para contar!

    Salta à vista a preferência pela VW... parabéns pela colecção!
     
  9. Boa tarde Vitor Reis

    Não é uma colecção. São automóveis clássicos que uso no dia a dia conforme as necessidades ( quatro portas para levar a família, Samba Bus para passeio com família e amigos, dois lugares quando ano só, duas portas pequeno como o Polo para a cidade, etc. )

    Gosto efectivamente dos VW porque são, na minha opinião, dos poucos automóveis antigos, clássicos e pré clássicos que podem ser utilizados no dia a dia. Fundamentalmente, são muito fiáveis e se estiverem em bom estado e as manutenções forem efectuadas como manda a fábrica, então são quase eternos.

    Tenho muitas recordações. Durante aproximadamente12 anos, na Samba Bus, fui para Cacela Velha em Agosto com a minha esposa, dois filhos, as nossas malas, assim como as malas de mais dois casais nossos amigos, que não cabiam nos espectivos automóveis!!! Os meus filhos que nesa altura eram pequenos, dormiam confortavelmente,toda a viagem, cada um no respectivo banco!!!

    Mas devo confessar-lhe que o Oval de 53, o Golf GTI Mk1 e o Scirocco, são os automóveis que melhor impressão e recordações me deixaram. Isto sem menosprezar as qualidades dos outros automóveis que já tive.

    Posso no entanto afirmar-lhe que, grande parte dos automóveis que eu apreciava, tive o prazer de os ter tido e constatar as respectivas qualidades e alguns defeitos ou características especiais que contribuiram para que não fossem grandes sucessos comerciais ( VW type III, 412, NSU, etc.)

    Cumprimentos
     
  10. bem é muita fruta...
    parabens grande frota
    imagino as alegrias que passou ao volante desses bichinhos, mas tambem imagino que ja teve vestir o colete reflector algumas vezes:feliz:
    cumprimentos
     
  11. Muito Bem Vindo!

    Uma vez mais Parabéns pela soberba...Ou melhor, Soberbo conjunto de belos e seleccionados " Quadrúpedes Mecânicos "...

    Para todos os efeitos seria uma soberba colecção! :D

    abraço

    M. Pestana
     
  12. Bom dia ao Pedro Tiago e Marco Pestana

    Obrigado pelos simpáticos comentários.
    Quanto a " vestir o colete amarelo " que é muito recente ou falando do número de vezes que fiquei parado na estrada com avarias, posso considerar que, atendendo aos kilómetros já percorridos e aos anos de condução em carros meus ( desde 1983 ) não me posso queixar muito.
    Senão vejamos:

    VW 1303 S - motor gripado na A1. No dia anterior tinha efectuado a mudança de óleo. Fui a largar óleo do Porto até perto de Coimbra, onde de repente acendeu a luz vermelha e parei imediatamente.Quando regressou de reboque à oficina, constatou-se que depois da mudança de óleo, tinham apertado mal o taco do carter!!!
    Neste carro fiz um total de 216.000 Kms, sendo a viagem Porto Salzburg ida e volta, sózinho, a mais longa.
    A minha espôsa ainda chegou a utilizar este carro, embora o carro dela no dia a dia fosse o Golf GTI 1,6.

    VW Samba Bus - motor gripado em 1998, na A1, perto de Torres Novas. De repente deixou de trabalhar e fumegou. Fez um buraco no carter, junto ao apoio da bobine.Tinha antes da viagem mandado rectificar o motor, com camisas e pistões, árvore de cames novos e rectificação de carter. Desmontado o motor, constatou-se que a árvore de cames tinha deficiências que originaram o empeno de uma biela e o resultado estava à vista. A árvore de cames era de origem brasileira, não alemã.
    Comprei um motor 1,5 original e se um dia tiver de o rectificar, só com peças alemãs e de preferência das marcas que forneciam a fábrica. ( Mahle, Kolben & Schmidt )
    12 anos a vajar para o Algarve nas férias, percorri todo o país, inclusive férias de Natal na Serra da Estrêla, com neve, fiz até hoje, um total de 79.000 Kms.

    VW Oval - Um fim de semana á noite, não pude regressar a casa porque quando cheguei ao carro tinham roubado: farois da frente e farolins traseiros, setas, tampões, hastes e escovas dos limpa pára brisas. Sem frois era impossível circular.
    Percorri um total de 56.000 Kms.

    Golf GTI G 60 - Radiador de chaufagem estourou e perdi todo o líquido anticongelante do circuito de refrigeração. Na VW paguei: cerca de 180,00 EUR pelo radiador. Pela mão de obra, apresentaram-me uma quantia de 883,00 EUR!!! Reclamei e disseram-me que tinha sido necessário desmontar o tablier para retirar o radiador e depois voltar a montar, o que significava muitas horas de trabalho. Exigi que me mostrassem o livro da marca onde estão previstos todos os períodos de tempo para todas as reparações. Desculparam-se dizendo que não estava disponível naquela altura e veio um responsável da Administração comunicar-me que tinham atendido a minha reclamação e reduziam o preço da mão de obra para 512,46 EUR!!!
    Percorri um total de 47.000 Kms. Condução dividida por mim e pela minha espôsa

    GOLF GTI 1,8 - No último dia da Expo, decidi lá voltar. Na A1, perto de Leiria, de repente deixou de funcionar o motor. A assistência do ACP disse que era a bomba de gasolina que tinha chegado ao fim de vida. Depois de rebocado, na oficina, o mecânico constatou que foi o relé que faz trabalhar a bomba que tinha queimado!
    Percorri um total de 98.000Kms divididos na condução por mim e pela minha espôsa.

    VW Porsche 914 2.0 - Este ano, numa viagem para Castelo Branco, no IP5, o motor tambem deixou de repente de funcionar. Mais uma vez a assistência do ACP me disse que era a bomba de gasolina que tinha avariado, o que significa fim de vida, pois estas não têm reparação. Disse ao mecânico que não podia ser essa a deficiência porque quando eu accionava a chave da ignição ouvia o barulho característico da boma a funiconar, mas o motor não pegava. Disse-me que não, que nada havia a fazer.
    Regresso de reboque à oficina. Aqui o mecânico constatou que o platinado tinha-se desintegrado. Era tão fácil resolver a avaria!!!
    Este carro tem 120.000 Kms de origem e eu já percorri 34.000 Kms.

    Alfa 146 1,7 16V - A bomba de embraiagem, aos 78.000 Kms cedeu e fiquei sem poder engrenar qualquer velocidade.
    Pela primeira vez, num mecânico Alfa, este disse-me que era a embraiagem que tinha cedido. Substitui o kit completo. Passadas duas semanas, verifiquei que a embraiagem não estava a responder muito bem, denotando o pedal a ir demasiado ao fundo. Constatei tambem que tinha o sapato do pé esquerdo com manchas de óleo. Limpei. No dia seguinte, quando estava no escritório reparei que tinha novamente o mesmo sapato com outra mancha de óleo!!! Fui ao carro e reparei que por baixo do tapete havia uma quantidade enorme de óleo. Conclusão: a embraiagem não tinha deficiência nenhuma, o problema tinha sido da bomba que se encontra por baixo do pedal da embraiagem!!!

    NSU TT 1200 - Um dia, ao circular no Porto, partiu-se o garfo da embraiagem. Na VW não existia mais essa peça. Não consegui arranjar a peça e tive o carro parado quase 5 meses. Mais tarde, quando regressava da Covilhã, passei por uma sucata e vi que estava lá um NSU. Eu tinha estado na formalização de uma escritura e estava de fato e gravata. Quando passei o portão, o sucateiro perguntou-me, com um ar ameaçador, se eu era o advogado do dono do terreno que o queria despejar e já lhe tinha movido a acção de despejo. Quando lhe disse que só queria saber se o NSU ainda tinha o garfo da embraiagem, ele respirou de alívio e ofereceu-ma a peça!!!
    Ainda percorri cerca de 6.000 Kms neste carro, mas vendi-o porque é muito difícil obter as peças, quer mecânicas, quer de carroçaria.

    Conclusão, ao longo de 23 anos e sobretudo muitos, muitos, kilómetros, considero que as avarias não foram demasisdo significativas, atendendo também que no caso do 1303 S e Samba Bus, foram circunstãncias muito anómalas que originaram problemas.

    Por outro lado, com automóveis novos, muito recentes, de amigos meus, viajando com elesjá me aconteceu:

    BMW 540 I - Vidros abertos, frente e traseira, de forma inexplicável. Viagem de Valença para o Porto enregelados.

    Mercedes 400 CDI - Na A1 parou repentinamente, nada mais funcionou. Esteve dois meses na Mercedes para reparação.

    Peugeot 407 SW - No Algarve, motor a fumegar, problemas de culassa. Automóvel com oito meses.

    Cumprimentos​
     
  13. Caro amigo;

    Envie-lhe uma "mensagem privada "importante, neste portal.

    Canto superior esquerdo.Por favor, "clique" em " mensagens privadas "....

    Obrigado pela atenção.

    Abraço

    Marco Pestana
     
  14. Bem-vindo com essa apresentaçäo de exelente descriçäo;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página