Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alongar caixa de velocidades

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Rui Felizardo, 12 Ago 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Rui Felizardo, 12 Ago 2008.

  1. Boas! Fiz uma pesquisa pelo fórum e como não encontrei nada semelhante espero que me possam ajudar. A questão é que o meu 1204 tem 60 Km/h às 2000 RPM e a 80 Km/H já vai nas 3000 RPM.
    Ora, mesmo para fazer estrada isto torna os consumos um bocado elevados e limita um bocado a velocidade máxima do bólide.

    É viável alongar a caixa até aos 80 Km/H às 2000 RPM por exemplo? Qual é a vossa sugestão?

    Obrigado desde já.
     
  2. Ou não, depende se ele tem força para conseguir vencer as forças contrarias como a deslocação do vento e as forças de atrito. Tal como numa bicicleta, quanto mais alta for a mudança mais força se tem de fazer e às vezes...

    Provavelmente a melhor solução é encontrar um diferencial mais longo, mas lá está, não sou entendido em Opel e mais não te sei dizer... busca por aí na Net que há sites com a informação que precisas onde provavelmente encontras receitas já testadas.
    Ainda ontem me mandaram umas fotos de uma concentração da Opel bichinhos envenenados.
    Espreita lá isto
    http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?t=7580&sid=8ffeaa65e20e0e7f8a025d655bfc138d

    abraço
     
  3. Tive exactamente o mesmo problema no meu MINI. Os nossos clássicos só têm caixa de 4. É normal em 4ª terem cerca de 30km/h por cada 1000 r.p.m.. O meu MINI vinha de fábrica ainda pior com cerca de 27 km/h por 1000r.p.m..
    Resolvi com um diferencial de um MINI de 1987 que é cerca de 5% mais longo, ou seja agora tenho cerca de 33 km/h por cada 1000 r.p.m.

    Não sei se ajudei, se existem outros diferenciais para o seu OPEL, procure em modelos de maior cilindrada.
     
  4. :D:D Sai um Manta a 605 forte para a garagem la de casa :D
     
  5. Como já foi dito, um diferencial de um carro com maior cilindrada deve resolver o problema!
     
  6. ou uma caixa de 5 compativel com esse modelo :Dassim, em vez de esticar a 4ª usa a 5ª e anda mais suave:Da do Rekord a gasolina (1.6cc) , acho que é igual, atenção digo "acho" só vi uma vez um Rekord a gasolina e a caixa é mesmo muito parecida com a do 1204, agora encontrar um desses na sucata ou por ai , é mais dificil, mais fácil de encontrar é a do 2.2 Diesel;)
     
  7. Hm, vou então falar com o mecânico desse questão do diferencial então, obrigado a todos ;D

    E já distribuíam uns daqueles aqui pela malta, aquilo não merece estar parado, mas ca gandas bombas!
     
  8. Sim mas não faças o que eu indiquei ao principio "um diferencial mais curto" que foi por engano (já emendei) pois se a ideia é baixar a rotação ele tem de ser é mais longo. já sabes é que vais perder no arranque e na recuperação de velocidade.
    O que costumamos fazer nos 2002 é colocar uma caixa de 5 e um diferencial mais curto pois conseguimos melhores prestações e em estrada aberta conseguimos baixar a rotação.
     
  9. eu sou novo aqui e tenho o mesmo problema mas a unica diferença e que o meu e um vauxhall viva 1300 mas o motor e igual ao do kadet 1204 mas eu gostava de saber se a algum motor e caixa recente que enquaixe perfeitamente nos mesmos suportes.
    queria saber se me podem ajudar dando-me a informação se existe algum motor a encaixar perfetamente.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página