Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda urgente IPO

Tópico em 'Legislação' iniciado por rpedro1983, 21 Jun 2011.

Tópico em 'Legislação' iniciado por rpedro1983, 21 Jun 2011.

  1. boas ppl, por acaso ha pelo portal algum user que seja inspector num centro de inspecções?
    tive problemas estranhos na ipo e queria tirar umas duvidas com alguem dentro do assunto!

    o meu carro é um Mini de 71 que não teem luz de marcha atraz, os bancos não correm pa frente de origem e ele anotou-me isso tudo!
    se alguem souber de um inspector, avise sff
    Abraço
     
  2. Pedro, foi na controlauto?:D Reclama, existe um livro para isso, depois vai à Cima. No entanto amanhã posso falor com os inspectores aqui de Seia a ver que me dizem...;)
     
  3. Boas,

    Não tenho aqui a legislação comigo neste momento mas em relação aos bancos os mesmos não podem estar fixos à carroçaria ou seja têm de estar em corrediças ou possibilitar ajustes depende do condutor...
     
  4. Se o carro está de origem, essa situaçoa deve ser de imediato relatada.
    A ser verdade o que relata, esse inspector é uma nodoa, deve ser retirado de um local cmo esse.
    Vá em frente e depois diga alguma coisa.
    cump

    Claudio
     
  5. Isso é excesso de zelo ou "anti classicos"...
    Não sei em que factor poderia ser considerado um problema ao circular com essas "anomalias".
    Enfim...
     
  6. Pois David, mas se o dele saiu com eles fixos como vai fazer ele???
     
  7. boas ppl,
    respondendo aos vossos comentarios, onde fui fazer a IPO foi na Cima e quem me fez a inspeçao foi o chefe do centro!
    o Mini do meu sogro e de alguns colegas teem ido a IPO com os bancos fixos e passam sempre, o meu teem 3 posiçoes, mas tem que ser desapertado com uma chave de bocas para puxar mais ou menos a frente, mas o inspector disse que teem que correr automatico!
    agora não sei que fazer, tenho que inventar?? deve ser o que ele quer, que adapte uns bancos doutro carro e que va a um electricista para me meter luz de marcha atraz coisa que não teem de origem!!
    é que ser reprovado com coisas que sejam normais, tinha que comer e calar, reparar e tornar a la ir, agora assim não sei mesmo o que va fazer!!
    Abraço
     
  8. Boas! Pelos vistos continuam a haver inspectores que não conhecem os vários modelos de carros, a legislação á época, altura em que foram homologados, etc. Mas é lógico que se o carro não trás de origem a luz de marcha-atrás, esta não é obrigatória, assim como a luz de nevoeiro. Quanto aos bancos da frente estes têm é de ser basculantes ou o encosto das costas ser reclinável para permitir o acesso aos bancos traseiros. É tudo uma questão de bom senso (o que vai faltando). Espero que tudo se resolva a bem. Cumps.
     
  9. Meu caro:
    Minha irmã teve um mini 1000 de 1974.
    O carro nessa altura, o banco tinha 3 posiçoes para mudar o banco com parafusos tal como o seu tem.
    Alem disso, o banco corria, isto é quem esta sentado no banco ou do lado esquerdo ou direito, havia uma manete que quando acionada o banco movia-se para a frente ou para tras.
    Note que este carro era de 1974.

    Se isto o ajudar...............

    Claudio
     
  10. Correcto, as calhas é que são apertadas à carroceria e podem efectivamente ser apertadas em mais do que um sitio, mas os bancos têm de ter as calhas para se poder ajustar conforme a estatura do condutor mediante puxar uma pequena alavanca que está presa à calha.
     
  11. pois, eu até tenho algum conhecimento de Minis, tenho mais dois Minis em casa, tenho um primo que tb teem um e todos eles não teem esse manipulo para puxar para a frente!! acho que era coisidencia a mais!
    acho que quando lá voltar se ele me pergunta outra vez se os bancos não correm, dou-lhe 2 chaves de bocas 13 e digo desenrasque-se e puxeos assim para a frente!!!!
    epa o problema nem é isso, eu até podia arranjar uns bancos de Mini mais recente e adaptava, mas isso não é nada, acho que o dever dele é saber a legislação!!
    esta inspeção dava aqui pano pa mangas, se tivesse aqui a relatar a inspeçao toda! tipo, ele foi a recepção para a mulher ligar para o imtt ou entidade do genero para enviarem por fax os documentos do meu carro conforme foram informatizados, ou seja meteu o meu livrete de lado e guiou-se por aquele que pediu, resultado, no meu tava tudo em ordem e no que mandaram da instituição tinha erros tipo. o nº do motor tava no sitio do nº de chassi e vice versa e em ez de ter a data conforme esta no meu 17-06-1971 tinha 01-01-1971 e estes erros tb anotou como deficiencias, mas que culpa tenho eu dos erros que teem no imtt!!! os meus docs estão em ordem!!! tb não sei se ele pode ignorar o meu documento e guiar-se por outro!!
    e muito mais....
     

  12. Amigo,

    Em relação às IPO´s é sempre muito relativo mas quando temos a lei do nosso lado é sempre melhor, agora quando tentamos ir de encontra a mesma ai já entra o fator "X"... :rolleyes

    Tudo o que interferir com a segurança dos ocupantes da viatura ou com as outras viaturas ou pessoas vai fazer com que a viatura chumbe na IPO.

    Bancos: não podem estar fixos à carroçaria, pois assim não permite a qualquer altura o ajuste para qualquer condutor, mesmo sabendo nós que possivelmente a viatura será 99% conduzida por nós mesmos... mas mesmo assim não podem estar, já em relação a serem reclináveis dá sempre para dizer que para alguém passar para trás coloco o banco o máximo para a frente e depois de sentado coloco à minha medida, logo não podem estar fixos para se dar esta desculpa...

    Em relação às luzes só mesmo vendo na legislação pois depende do ano do carro se já está escrito que naquele ano especifico já todas as viaturas saiam com luzes por exemplo de nevoeiro ou mesmo os 4 piscas...

    Existem muitas alterações que se podem fazer nos automóveis e os clássicos ainda são os mais privilegiados pois para maioria a legislação não abrange os anos dos mesmos e que é bom ao contrario do pessoal do tuning que não podem fazer muitas coisas mas mesmo assim podem fazer ainda algumas coisas e andar totalmente legais.

    Já vi de tudo um pouco nas IPO´s e cheguei a ter um clássico que veio para as minhas mãos com folha IPO totalmente limpa e com inspeção para 2 anos coisa que até ai nunca tinha visto num clássico... falta dizer é que esse clássico estava totalmente preparado para circuitos, um banco, um cinto, 4 slick´s, motor preparado, carroçaria totalmente limpa de tudo, bem só visto e quando vejo a folha totalmente limpa volto a olhar para o carro e confirmo a matricula e era mesmo igual... depois disto e de outros exemplos que conheço digo que as IPO´s são muito relativas mas quando tentamos ir de encontro o que está escrito não temos hipótese nenhuma a não ser que se consiga contornar as coisas... se não, não existe outra hipótese senão colocar as coisas como tem de ser nem que depois da saída do centro se coloque tudo outra vez como estava antes....:D
     
  13. sim eu concordo com o que escreveste! os meus bancos inclinam para a frente para as pessoas passarem!! agora uma coisa é certa o meu carro não esta de origem, é verdade, mas não é nada que va intreferir na segurança, tipo umas abas das rodas, umas jantes em vez de ferro são de liga leve e os espelhos retrovisores em vez dos de origem teem um outro modelozito, pk não sao grandes alteraçoes! agora com certeza te digo, os Minis de 71 os bancos nao corriam para a frente automaticamente, so enclinam, nao teem luz de marcha a traz e não teem quatro piscas!!!
    o gajo teve sorte de eu ser um gajo pacifico e não conheçer os meus direitos de reclamar aquilo, pk senão a historia era outra!!
    Agora uma coisa é certa o gajo não foi a bola comigo ou com o Mini, pk quando lá vai o meu sogro com o dele e o meu tio com o dele tb, veem sempre com folha limpinha, sem marcha atras, sem problema dos bancos, que sao iguais aos meus!!! e passa tudo o do meu sogro ate vai sem palas anti projecção, volante pequenito, os pneus de tras sao de piso diferente um do outro, a bateria dele anda solta, e passa!!! o que eide dizer a isto???
    mas uma coisa é certa, não vou voltar aquele centro, e se voltar era pa fazer-lhe a vida negra e não sei se não o va fazer, mas quando o meu sogro lá for com o dele, se passar com aqueles defeitos ezijo o livro de reclamações e assinalo lá todas as anormalis que passaram em falso!!!
     
  14. boa noite

    qual o centro de ipo?
    eu já tive algo parecido.
    eu ia a tondela e agora vou a controlauto e para mim eles sao competentes e compreensivos com os carros antigos.
    uma das soluçoes é ir a outro centro ipo sem a folha verde e dizer que a perdeu.

    saudaçoes classicas

    joao marques


    algo disponha
     
  15. Ainda em relação aos bancos, não deslizam mas não têm 3 ou 4 posições para se colocar???
     
  16. Os meus méharis não tem luz de marcha atrás nem de nevoeiro, e nunca implicaram com isso, tão pouco ensaiam (ainda bem) a calha do banco do condutor.
    Documenta-te bem e apresenta uma reclamação, para tirar a cagança a esse tipo.
     
  17. sim teem, mas teem que ser com uma chave!!!
     
  18. foi em Tábua!!
    já me disseram tb para ir a Controlauto!
    dizer que perdi a folha não é solução, pk logo mal faça a inscriçao e não entrgar essa folha eles teem logo acesso a ela, pk inda agora quando la fui não tinha essa folha, o antigo dono não ma mandou, e eles imprimiram logo uma, a ultima que tinha sido feita em Braga e por acaso ela mostrou-ma e tinha passado sem uma unica deficiencia!!!
     
  19. Eu nem que fosse de graça ia a Tábua...
     
  20. Segundo o código da estrada, que podemos ver na foto que segue em baixo, eu entendi, que a luz de marcha atrás é obrigatório nos veículos que com ela(s) vinha(m) de origem, quem optou por pôr num carro que de origem não vinha terá de a manter a funcionar correctamente. E esta informação já a confirmei com o meu instrutor, foi uma dúvida que me surgiu já à uns tempos, e está confirmado que é como referi, para mais esclarecimentos vai a foto do código da estrada, referente à luz de marcha atrás.

    [​IMG]
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página