Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda, Qual O Pneu A Usar Sem Ter Problemas Com A Policia

Tópico em 'Legislação' iniciado por Francisco Marracho, 10 Jul 2013.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Francisco Marracho, 10 Jul 2013.

  1. O meu carro tem no livrete pneus 205/60/15 e tem também os pneus de origem 175/70/14, visto o carro ter jante 14 eu não sei se posso só usar este pneu que consta do livrete ou outra medida que dê na jante 14 por ex. 195/65/14, gostava de saber a vossa opinião? Obrigado
     
  2. Tem que ser a medida que consta no livrete.
     
  3. Para poupar chatices, o ideal é sempre usar a medida de origem. Ainda assim, pode ser chato de encontrar porque não é das medidas mais comuns, mas qualquer boa casa de pneus os deve conseguir se pedidos com uns dias de antecedência.

    Quanto a alterar, a chave é quanto menos, melhor. Embora os fabricantes muitas vezes homologuem certas medidas como alternativa, a realidade é que muitas vezes simplesmente implicam mais consumo, mais peso, menos resposta e ganhos meramente estéticos (que são muitas vezes as razões que levam a adicionar estas medidas. é mero marketing). Isto já não falando na desvantagem do comportamento em situações de emergência, que pode saír prejudicado.

    Penso que existe uma certa tolerância em relação a pequenas variações, mas só quando superam a medida original, ou seja, nunca para menos, pelo menos na largura. Ainda assim, o ideal é mesmo manter aquilo que foi preconizado pelo fabricante, pois foi para essa que tudo foi projectado, e será assim que o carro mantém as suas melhores prestações.

    Um abraço!
     
  4. A única maneira que tens para alterar o tamanho de jante/pneu é uma nova homologação. Podes ver se a marca te passa outras medidas e depois legalizas no DUA, ou contactas a LTA em Braga que eles explicam-te o que tens de fazer.

    É verdade que há tolerâncias (de 5%, penso eu) mas não estás seguro de um agente da autoridade te tentar multar ou a viatura não passar na IPO. Ou pelo menos levas logo uma advertência na folha verde.
     
  5. Já foi tudo dito..

    E o registo fica pelos cerca de 30 euros+ 150 euros do LTA.
    Já fiz isso num carro. Tudo tranquilo se as medidas respeitarem os parâmetros de série e as jantes couberem adequadamente no carro.
    Abraços
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página