Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda!Problema de combustão

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Filipe Couto M., 19 Abr 2010.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Filipe Couto M., 19 Abr 2010.

  1. Boas

    No meu carro em frio quando puxo o ar ao relanti ele fica abaixo das 1000rpm e a "embrulhar" como se tivesse excesso de gasolina pois deita muito muito fumo preto.

    Outra situação é que depois de quente se parar numa inclinação o relanti fica elevado ou baixo conforme esteja ao baixo ou ao cima.

    Em andamento a baixa/média rotação ao acelarar deita fumo preto (parece um diesel) e assim ando sempre com a traseira cheia de pintas pretas...mesmo a com o CO no minimo não baixa dos 7 %.

    O carburador foi todo revisto com juntas e giglers novos,outra coisa que me ocorreu mas não sei se terá influência:eek: carro tem um regulador de pressão de gasolina que faz o retorno de gasolina,se o mesmo não estiver a fazer retorno em baixas rpms poderá criar excesso de gasolina no carburador,mas isso foi o que me ocorreu...
     
  2. Olá Filipe,

    O problema de facto tem sintomas de excesso de combustível, quanto a mim desconfio que a cuba do carburador esteja a afogar, ou seja, não fecha e jorra gasolina. A bóia quando é mexida (numa revisão, por exemplo) tem de ser regulada para a válvula de agulha que ela comanda feche quando deve. O manual de oficina deve ter essa afinação, mas mesmo que não saibas qual é, podes sempre experimentar a regular de forma a que feche mais cedo.

    Outra hipótese é que de facto a bomba esteja a criar pressão em excesso e consiga vencer a agulha da cuba.

    Experimenta a tirar a caixa do filtro de ar, ligar o motor e observar o carburador... dá-te logo uma ideia do que está a acontecer.

    Um abraço!
     
  3. Obrigado Eduardo,

    Arranjei outro carburador para experimentar e logo se verá,já tinha pensado na valvula/agulha da cuba mas como ela aperta até ao fim com uma anilha de cobre e parece ser fixa...o carburador é um solex 32 dis.

    Vou reter as tuas dicas.
     
  4. Filipe,

    Tás à vontade. Quanto à válvula, o corpo dela aperta à tampa do carburador, mas a válvula em si é regulada geralmente por uma patilha de metal relativamente maleável que está pegado à bóia, e essa dá para moldar a jeito.

    Tens aqui uns exemplos de afinação de alguns modelos Weber:

    float_1.jpg

    Espero que isto ajude a ter uma melhor ideia.

    Um abraço!
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Boas
    Já agora deixo aqui uma imagem da boia e respectiva valvula.
    [​IMG]
     
  6. Filipe,

    é isso mesmo. Tens de te certificar que a bóia levanta e fecha a válvula algum tempo antes de chegar ao cimo do seu percurso, isto porque convém que consiga ter bastante força aplicada na válvula para garantir que permanece fechada mesmo com pressão na linha de entrada da gasolina.

    Outra possibilidade de problema é simplesmente uma fuga... o motor é o do R5 GT Turbo? O carburador é antes ou depois do turbo? Se for depois (ou seja, trabalha sob pressão), pode estar a pressão a empurrar um excesso de gasolina para a admissão de alguma forma.

    Um abraço!
     
  7. Sim Eduardo,é turbinado e o carburador é depois do turbo,mas muitos dos sintomas acontece no relanti ou a rotações em que o turbo ainda não encheu.

    Bem,vou ver se aproveito o fim de semana para rever tudo.

    abraço
     
  8. Problema resolvido,montei um outro carburador que tinha cá por casa e porta-se lindamente...até fiquei com a impressão que agora puxa melhor,ainda vou ter que dar um "toquezinho" porque por vezes quando acelero o motor hesita (faz poço)em baixas.Mas de resto 5 estrelas.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página