Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ajuda - bobinar resistencia do painel de instrumentos

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Renato Silva, 11 Mai 2011.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Renato Silva, 11 Mai 2011.

  1. Boas.

    O painel de instrumentos do meu carrinho está com um problema eléctrico.
    O ponteiro da temperatura e da gasolina são compostos por aquilo que creio que se chame resistências variáveis, basicamente são umas bobines de fio de cobre enrolado à volta de uma placa pequena.
    Estas bobines estão a marcar mal, pois algures na sua vida sofreu uma descarga eléctrica que queimou estas bobines.

    Precisava de mandar bobinar o painel, aquilo não deve ser complicado, mas requer alguma minúcia para ficar 5 estrelas...alguém conhece uma empresa ou alguém que faça este serviço???
    Preferencialmente na zona de Coimbra ou Aveiro, mas estou disposto a correr o país se necessário.

    Obrigado.
     
  2. Ninguém sabe? Qualquer ajuda será bem vinda. :feliz:
     
  3. Som, teste, um dois. Está ai alguém.
     
  4. Viva, Renato!

    A nível de empresas que façam esse serviço, não conheço nenhuma em concreto, mas um bom electricista automóvel deve resolver o problema.

    Mas, se quiseres ajuda mais concreta cá no Portal, põe aqui fotos do material e a marca e o modelo do carro porque isso facilita imenso.
     
  5. Obrigado pelo reply. :D

    É um Toyota Starlet EP71 1300, correu no troféu toyota dos anos 80 e por isso foram poucos os importados com este painel sendo quase impossivel encontrar um igual.
    Poderia por o de um Starlet 1000, mas o painel é diferente, não tem conta rotações...

    A foto que tenho aqui de momento é esta:

    [​IMG]

    O carro já esteve no electricista e as pessoas que faziam este tipo de trabalho infelizmente fecharam portas ou já morreram. :oo

    Parece que havia uma casa no Porto mas já fechou, havia um senhor em Coimbra mas já fechou e não o conseguimos localizar, havia um senhor perto de Cantanhede mas já morreu, etc etc.

    Já corremos tudo e não encontramos ninguém. O electricista é muito porreiro e tem uns contactos no estrangeiro, neste momento estamos a ponderar enviar para fora do país. Mas claro que seria preferivel fazer tudo cá...

    Basicamente aquilo para ser bobinado, é preciso uma maquineta qualquer para fazer o serviço e no fim calibrar o bobinado. Foi a informação que colhi de todas as casas que bobinam alternadores e afins.
     
  6. Boas Renato,

    Nao ha bonbines dessas compativeis a venda? por exemplo essa rotaçao e parecida a do MR2 MK1... ou de um AE86...
     
  7. Guilherme obrigado. Vou investigar o que me conseguem arranjar.

    Olá Raul.
    Eu apenas preciso dos manometros da temperatura e da gasolina. Os Starlet 1.0 12 Valve têm manometros quase iguais.

    Eu inicialmente pensava que bastava comprar numa sucata um painel de instrumentos de um 1.0, trocava apenas os bobinados de um para outro ou algo do género e já estava.
    Pareceu-me directo e fácil, mas as casas de bobinados onde fui todas me disseram que precisa ser calibrado para o meu carro. Não percebo porquê...não sei se alguém me pode explicar...
     
  8. Boa tarde.
    Soube há dois ou três anos que um desses artistas à moda antiga ainda é vivo e tem uma oficina em casa aqui no Porto. Sei que se chama Carmo Amorim mas de momento não sei a morada só sei que é na zona do Amial e sei lá ir; se ainda estiver interessado eu quando passar lá tomo nota da morada e depois mando-lhe por este fórum. Pelo que eu vi o tipo de trabalhos que ele faz podem incluir esse tipo de bobinagens, mas isso terá que ser abordado com o próprio. Aguardo resposta se ainda for a tempo. Atentamente
    Paulo Brandão
     
  9. Olá.

    Ainda está a tempo pois. Agradeço muito se me conseguir facilitar esse contacto.
    Eu depois trato tudo com o senhor.

    Muito obrigado,
    Renato
     
  10. OK. Vou tratar disso. Lá para o fim de semana já dou novidades. Também vou tentar sacar o telefone fixo que eu já cheguei a ter,mas perdi. Nestas andanças eu prefiro o contacto pessoal pois cria-se ás vezes uma empatia com as pessoas que não acontece por telefone. Mas isso o Renato decide.
     
  11. Boa noite Renato.
    Já consegui a morada e o telefone do Sr.Carmo Amorim. Se ainda é como eu falei com ele na altura, ele está mais por casa da parte da manhã. No entanto, se não quiser arriscar é ligar-lhe antes e assim já vem pela certa. Para mim era preferível vir ao encontro dele com a peça em causa e pessoalmente tratar do assunto. Pelo menos foi essa a ideia com que eu fiquei do tipo de pessoa que ele é.
    Aqui vai a morada: Carmo Amorim, Av. da Flor da Rosa nº242 4250 Porto
    Telefone: 228324334
    É bater num portão branco de chapa ao lado da casa. A oficina é lá atrás no pátio. Convém prestar atenção ao que ele lá tem e ao que ele faz, pois quem anda nos clássicos em qualquer altura necessita de um artista destes, que é raça em vias de extinção. É o que eu posso fazer para já e boa sorte.
    Paulo Brandão
     
  12. Assim que desmontar os instrumentos do tablier, por favor tire uma foto e ponha-a aqui. Já desmontei muito painel de instrumentos para reparação, reparo mais conta-rotações electrónicos, e nunca vi nada bobinado com a descrição que me fez. A calibração pode ser feita com recurso a tecnologia electrónica moderna discreta e invisivel. No meu Mini coloquei um termometro de óleo, mas como o Mini nunca teve termometro, só manometro (pressão), não existem sensores calibrados para o termometro do óleo, portanto tenho um termometro de água, com um sensor de temperatura de óleo de um Audi e com um calibrador, neste caso uma resistência e um circuito integrado escondidos, e tudo a funcionar sem problemas.
     
  13. Paulo, muito obrigado mesmo. Um contacto que vale ouro.

    Já telefonei a explicar a situação e vou combinar um dia que seja conveniente ao senhor para levar o quadrante pessoalmente e falarmos melhor. Não queria tratar tudo por telefone, penso que pessoalmente será mesmo a melhor forma de conseguir explicar integralmente tudo a fim de facilitar a tarefa ao senhor.


    António, eu encontrei informações muito contraditórias. irei colocar fotos e pode ser que me dê uma opinião mais esclarecedora.

    Eu encontrei quem dissesse que os ponteiros da temperatura e da gasolina não queimavam nem avariavam, e logo a seguir o senhor dizia que já trabalhou na sua juventude numa casa que arranjava este tipo de mostradores...
    Ora se eles não avariam porque é que precisavam de os arranjar???

    Obrigado a todos.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página