Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

4 piscas no mini

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Nuno D S Esteves, 18 Jun 2009.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Nuno D S Esteves, 18 Jun 2009.

  1. Boas a todos,

    Recentemente deparei-me com uma situação caricata. Levei eu o meu mini à inspecção e não é que implicaram com o facto de ter no carro o botão de 4 piscas (fui eu que o coloquei porque não trazia antigamente). Experimentaram o botão e ele não ligava os piscas (só estava lá a enfeitar e à espera que eu um dia destes me dispusesse a fazer a ligação). Como tal toca de levar anotação. Reclamei e expliquei a situação ao 'artista' que lá estava a mas ele não ligou. Solução: tive de tirar de lá o botão para não ter anotação nenhuma. Enfim...
    Deste modo venho pedir que me indiquem um esquema de como fazer a instalação eléctrica para ter os 4 piscas a funcionarem ao mesmo tempo.
    Obrigado
     
  2. É normal .... pode parecer mal mas eles até tem razão tu sabes que é só para enfeitar mas se alguém quer ligar para alguma emergência, pois isso são luzes de emergência, não vai funcionar .... está mal
     
  3. Tira uma foto ao conjunto de ligações da parte de trás do botão, pode ser que por aí te diga qualquer coisa. Se não tiveres quaisquer conhecimentos de electricidade não vai ser fácil, para teres uma ideia da complexidade, os piscas na vareta só funcionam com a chave de ignição no sitio e na posição "1", os 4 piscas têm de funcionar sem chave e até sem condutor dentro do carro!!!
     
  4. Espero ter ajudado!!!


    [​IMG]
     
  5. Obrigado pela vossa ajuda.
    Tiago não te importas de me fazeres uma legenda mais pormenorizada do esquema (tipo o fio A vem do sitio X e o fio B vai ligar a Y), é que eu sou um bocado 'zarolho' nestas coisas :D
     
  6. Basta seguires os fios e os relés e tudo bate certo!!

    Azul é a massa, depois os fios que vão para baixo, são os fios que vão para os piscas. Se não entendes do assunto, sugiro que entregues o trabalho a um electricista, é só uma opinião.

    abraço
     
  7. Obrigado Tiago
    Era só isso que precisava de saber pois não estava a entender para onde iam aqueles fios. Já fiz a instalação dos faróis auxiliares no mini, por isso não sou assim tão 'zarolho' :D

    Muito obrigado a todos pela vossa ajuda
     
  8. Esta-mos todos aqui para aprender e ensinar, por este motivo è que o forum existe, não custa nada dar a informação pedida, pois nem todos nasceram com o mesmo dom, obrigado a todos.
     
  9. Boas sou novo por estas bandas
    e gostava de obter uma resposta ao meu problema :S
    Eu gostava de saber se é possivel arranjarem-me um esquema de piscas. Eu sou corredor de carros de rolamentos e queria instalar luzer que piscassem no carro e estava a pensar arranjar um sistema de piscas mas depois ligava-lhe luzes.
    fico à espera de resposta,
    obrigado
     
  10. Boas,

    Alguem consegue arranjar o esquema para por 4 piscas no mini?
     
  11. O teu Mini tem quantas varetas tem à volta do volante?
     
  12. DSC06113.JPG

    A manete do meu mini é igual a esta...
    Ele já tem botao de 4 piscas, mas para alem de ter uma folga enorme, só dá pisca de um lado, dai querer o esquema para tentar perceber onde está o problema.
     
  13. Esta é a única vareta? Como é feito o comando dos limpa-pára-brisas? O teu actual botão dos 4 piscas mesmo com folga, tira uma foto às ligações atrás e põe aqui.
     
  14. Já encontrei o esquema eléctrico:

    a07hY0r.png
     
  15. Ficheiros Anexados:

  16. Muito obrigado António. Ajudou a resolver o problema...

    O botão estava danificado, e faltava um relé, que só consegui encontrar (estava entalado no motor das escovas) depois de retirar quase toda a cablagem do mini, e identifiquei que era dos 4 piscas, devido ao diagrama.

    Esqueceram-se do relé... ai ai...

    Agora estou é com outra duvida:
    Quero colocar faróis de longo alcance, mas ligado de duas formas. Quero através do botao, e quando ligo os máximos.
    Se fosse só atraves do botão, era fácil, mas das duas formas, não estou a chegar lá...

    A ligação que já fiz foi a seguinte:
    30 - fio da bateria com fusivel
    85 - massa
    86 - fio do botão original dos farois de nevoeiro
    87 - fio para os farois de longo alcance

    Esta ligação funciona bem, se for apenas para ligar com o botão, mas eu queria ligar com os maximos automaticamente, e que a luz do botao liga-se também.
    Como fazer? Tenho de adicionar outro rele?
     
  17. Não, o botão tem de ter 2 ou 3 posições. Uma posição para ligar os faróis, e outra para os ligar quando os máximos ligam. Uma 3ª posição só faz sentido na eventualidade de se querer que os faróis nunca liguem.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página