1986 bmw 325 e

Clássicos Modernos

1986 bmw 325 e

Caros amigos, apesar de todo este tempo que tenho passado aqui na comunidade, nunca fiz a apresentação do bimmer. Como o titulo refere, trata-se de um bmw e30 325 "e" do ano de 1986. Modelo algo desconhecido por cá, foi importado da america, em tudo se assemelha aos e30 europeus á excepção de pequenos pormenores nos componentes da carroceria (para-choques, luzes frontais, etc). Equipado com o motor M20, 6 cilindros (também conhecido como baby six) reside aqui umas das principais diferenças, a cilindrada. O modelo europeu 325 i tem cerca de 2.5 cc já este tem cerca de 2.7 cc.

Umas fotos que o texto já vai longo ....

(como foi comprado)









Abraço
 
OP
OP
Diogo L. D. Santos
:smile:Uma explicaçãozinha da diferença dos faróis frontais americanos (DOT) e dos europeus,

EU (europeu):

___/ ___/

DOT (americano):

___l-----

...

Entretanto o carrofoi alvo de um restauro exterior, assim como de um tratamento de beleza

:jiggy:









 
OP
OP
Diogo L. D. Santos







URL=http://img171.imageshack.us/i/tectojred.jpg/]
tectojred.jpg
[/URL]
 
OP
OP
Diogo L. D. Santos
Espero que gostem e digitem a vossa opinião. A unica alteração que foi feita foram os parachoques e, mesmo esses, são os originais para o modelo europeu. O carro está completamente original, em todos os aspectos, e assim se vai manter.

Vou continuando a actualizar o tópico com mais informações fotos, etc.

Abraço
 
OP
OP
Diogo L. D. Santos
"Para aqueles que não conhecem o conceito "ETA" dos 325e e 525e posso oferecer uma breve explicação:

O conceito "ETA" baseia-se no desejo de produzir um veículo com baixo consumo mantendo as mesmas características dinâmicas. Em geral, cada nova versão de um automóvel é mais poderoso e mais rápido, mas raramente mais económica do que a anterior.

Os modelos "ETA" produziram a situação oposta.

Como a fundação foi utilizado o motor M20 dois litros para o qual se realizou uma série de modificações para a optimização do consumo. A letra "e" após o modelo veio da letra grega "ETA", que mostra na terminologia técnica, o grau de eficiência energética.

As seguintes modificações ao motor foram a soma do conceito "ETA" ao M20:

(I) Redução das rotações: A fricção de um motor é aumentada quatro vezes ao dobro do número de rotações, enquanto que a cubicagem apenas duplicou.

(Ii) Uma alteração nates das valvulas de admissão significa melhor enchimento dos cilindros (mais potência em baixas rotações)

(Iii) Tubos de admissão mais largos melhoraram o enchimento dos cilindros na parte inferior e média da gama de rotações.

(Iv) Redução da tensão na segmentos e as tensões de válvulas reduz o atrito da árvore de cames e das bielas.

(V) a redução dos pontos de apoio da árvore de cames de 7 para 4, derivado á menor resistência das válvulas.



O resultado é um motor de baixas rotações (4800rpm máximo) e excelente torque desde o inicio. Desde a 550rpm (marcha lenta) temos 175Nm, 76% do torque máximo disponível. Ao possuirmos muito binário a baixa rotação, podemos reduzir o consumo em 10%, mantendo-se a potência e aceleração disponíveis na versão standard.

O conceito "ETA" no que se refere aos M20 convencionais de dois litros, tem as seguintes vantagens:

-- Menor consumo em toda a gama de rotações
-- Menor ruido na vasta gama de rotações
-- Menor desgaste (melhor vida média do motor)
-- Condução mais calma dispondo de mais torque em baixas rotações


Com todas estas vantagens, levanta-se uma questão do porquê deste conceito não ter funcionado...

O motivo foi a não aceitação dos fãs do desportivismo BMW para este tipo de conceito. "ETA", não oferecem o "sentimento" típico dos motores BMW com o seu motorsubir de forma linear até o topo do rotações. A alegria deste tipo de motor era incompatível com as baixas rotações, assim como o som característico reprimido por um escape de uma única saída, muito calmo, mais um catalisador de série.

Clientes que estavam à procura de um carro como o ETA, muitas vezes requerem uma carroçaria mais ampla e espaçosa, o que curiosamente nem a série 3 ou 5 poderia oferecer. A Touring "ETA" nunca foi fabricada.

Hoje em dia, e em combinação com os actuais combustíveis mais eficientes, permitindo maior torque, e assistido pelos mais modernos sistemas electrónicos, tornariam um "ETA" ainda mais interessante que na altura. Um "ETA" mantinha um consumo de 7 a 9 l / 100 km, muito interessante."

Fonte: www.e30.pt

Abraço
 

Rui Paixão

Clássico
Muito bonito e em belissimo estado! Os meus sinceros parabens pela excelente maquina e obrigado por toda a partilha de informação!

Abraço!
 
OP
OP
Diogo L. D. Santos
Thank´s Paulo e Rui. De facto acho que ficou mesmo muito bom. È um prazer partilhar esta informação afinal, é para isso que cá estamos.

Grande abraço
 

joelmoreira

joelob
Parabéns pela maquina e pelas explicações que para mim foram de grande aproveitamento_O carro esta muito bonito e com um grande motor.Parabéns novamente.
 
Topo