Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

18ª Tertúlia Sportclasse - 12/5/2012

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por João Duque, 11 Mai 2012.

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por João Duque, 11 Mai 2012.

  1. É no próximo dia 12 de Maio que se realiza a 18ª Tertúlia SportClasse, desta vez subordinada ao tema “A Porsche no desporto automóvel em Portugal”. Sob o espirituoso lema “Sinfonia Lusa, Opostus 6”, esta tertúlia promovida por Jorge Nunes – filho do múltiplo campeão nacional de ralis e velocidade Américo Nunes –, propõe-se assim cobrir as várias épocas do envolvimento da marca de Estugarda na competição motorizada em Portugal, desde 1951 até à actualidade.
    Estas tertúlias tiveram o seu início em Abril de 2006 e desde então têm contado com uma crescente adesão de pilotos, mecânicos, jornalistas e entusiastas. Segundo a organização, “em traços gerais, a ideia consiste em proporcionar a possibilidade de conhecer e conversar com quem fez a história do desporto automóvel nacional”. Lembramos que a primeira tertúlia foi dedicada à carreira de Américo Nunes e contou também com a presença do seu primeiro navegador, Evaristo Saraiva. Na mesma ocasião foi também apresentado ao público o Porsche 911 com a matrícula BG-34-18 que os acompanhou nas provas da época, decorado como se tivesse estado guardado nos últimos 40 anos.
    Os pioneiros
    A presença da Porsche nas competições nacionais começou cedo, sendo praticamente coincidente com a chegada dos primeiros modelos importados para Portugal, no ano de 1951. O pioneiro terá sido Ernesto Martorell, que alinhou à partida da Rampa da Arrábida de 1951, com um Porsche 356 “pré-A”, equipado com um motor de 1086c.c. e 40cv com o qual viria, no ano seguinte, a conseguir a primeira vitória de um Porsche numa prova de velocidade em Portugal, no XI Circuito Internacional de Vila Real. Pouco tempo depois, José Nogueira Pinto recorreu também a um 356 para participar numa outra rampa, em substituição do seu Allard avariado. Tal como sucedia com os Volkswagen “Carocha”, os primeiros proprietários destes modelos logo perceberam o avanço tecnológico que representava a concepção destes modelos, desenhados a partir das ideias de Ferdinand Porsche, muitas delas oriundas da experiência em competição com os Auto Union de Grande Prémio. Mesmo não sendo muito potentes, os modelos da Porsche possuíam um baixo centro de gravidade, uma suspensão independente nas 4 rodas, uma excelente caixa de velocidades, pelo que se apresentavam manejáveis e fáceis de conduzir, além de bastante divertidos quando levados aos limites.
    Depois de dezassete tertúlias realizadas, um circuito da actualidade visitado por duas vezes, três circuitos antigos percorridos, uma rampa e uma etapa do rallye de Portugal, mais de oito centenas de participantes e de dezenas de viaturas apresentadas, estas tertúlias representaram muitas horas de convívio, boa disposição e partilha de conhecimentos.

    Esta 18ª Tertúlia SportClasse terá lugar a 12 Maio, a partir das 10:00, na Rua Maria Pia nº626 A, em Lisboa.

    Para mais informações consulte: http://www.sportclasse.pt

    Texto: Jornal dos Clássicos
    Imagens: SportClasse
     

    Ficheiros Anexados:

    Pedro A. Soares gostou disto.
  2. Só pela bela colecção de carros já valia a pena... ;)
     
  3. Foi uma manhã bem passada, junto de amigos aqui do portal e de outras paragens, juntamente com caras novas mas muito conhecidas no mundo do desporto automóvel, desde os clássicos aos carros recentes. Gostei de conhecer em pessoa o Ricardo Grilo que fez um excelente livro sobre as origens do fundador desta casa, digamos o Sr Porsche (Américo Nunes), até uma próxima vez B)
     

    Ficheiros Anexados:

    Rui Machado gostou disto.
  4. João, obrigado pela partilha!! ;)
     
    João Duque gostou disto.
  5. Obrigado pela partilha João, grandes máquinas.
     
    João Duque gostou disto.
  6. Obrigado pela partilha!
     
    João Duque gostou disto.
  7. Olá

    Para quando a próxima?

    Gostara de participar.

    Abraços
     
  8. Não sei quando vai haver uma próxima, mas quando houver eu comunico aqui ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página