Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Manuel R Sousa, 23 Jan 2015.

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Manuel R Sousa, 23 Jan 2015.

  1. Quando se fala de clássicos japoneses , o nome do Datsun 240Z vem imediatamente à memória .

    Lançado no Salão de Tóquio de 1969 , o 240Z desde logo começou uma carreira comercial fulgurante , sobretudo nos Estados Unidos , mercado aliás para onde o modelo tinha sido pensado . Na altura eram muito populares na América os desportivos ingleses , mas graças ao seu estilo , à sua fiabilidade mecânica , às performances e também ao seu preço de venda , o 240 Z impôs-se rapidamente no mercado americano .

    A Datsun já estava nos Estados Unidos com uma gama de passageiros e comerciais bastante simples , onde o Fairlady Roadster era o único desportivo e descapotável . Mas o Roadster não tinha sido pensado para a América e o seu interior era pequeno demais para a dimensão normal do homem americano . Ainda que herdando muitos pormenores do Roadster , o 240Z tinha um interior grande , em que os condutores americanos se sentiam bastante à vontade e ainda que fosse um coupé e não um descapotável , zonas como a Califórnia foram fundamentais para o sucesso do modelo .

    Entretanto o 240Z foi-se espalhando um pouco por todo o mundo chegando também à europa , onde o seu sucesso foi mais comedido , até porque na maior parte dos países europeus as viaturas de passageiros japonesas estavam contingentadas . Mesmo assim em países como a Bélgica , Holanda , Alemanha e Reino Unido , o modelo conheceu um bom sucesso comercial , num continente que não lhe era particularmente favorável .

    As leis anti-poluição dos Estados Unidos levaram a Nissan a lançar o 260Z (S30 ) e mais tarde o 280Z , mas nesta altura os sucessores do primitivo Z já poucas coisas conservavam do projecto inicial . Eram mais pesados , menos desportivos , mais luxuosos e para condutores que pouco tinham a ver com os primeiros do início dos anos 70 .

    Mas o sucesso do 240 Z passou também pela competição e se a vitória do Rali Safari de 1973 é o resultado mais conhecido , a carreira americana na velocidade contribuiu para manter o modelo a um nível comercial sempre muito invejado . E a vitória no Safari continua a ser um marco da marca e do já falecido Shekhar Mehta , um ídolo no Japão , sempre muito recordado .
    Em Portugal a série Z teve a divulgação possível , sendo que as unidades vendidas no nosso país sempre se distinguiram das outras europeias por terem , de série , umas belas jantes Enkkei , o spoiler frontal e um pequeno aileron traseiro . Em 1971 foram matriculadoas 70 unidades (HL S30 Q ) , descendo o número para 25 em 1972 e 44 em 1973 . No total 139 unidades vendidas do 240 Z .
    Em 1974 apareceu o 260Z nas versões nornal (RL S30 Q) e 2+2 GRL S30 Q) , mas foram vendidas apenas 16 unidades da primeira versão e 12 da segunda , com uma adicional já em 1976 .
    No total 168 unidades foram comercializadas em Portugal da série S30 , mas nos anos recentes algumas mais apareceram na estrada , fruto de importação de países europeus ou mesmo dos Estados Unidos .

    Ainda que a protecção contra a corrosão não fosse o ponto forte dos veículos japoneses da altura , no nosso país dado não haver gelo nas estradas e em consequência sal , os 240/260Z resistiram bastante bem á passagem dos anos e actualmente existem cerca de 100 unidades , 60 das quais perfeitamente identificadas e em muito bom estado de conservação .

    Com o intuito de juntar os proprietários dos Z ainda em circulação e descobrir outros que tem as suas viaturas mais guardadas vai-se realizar em Abril (18 Sábado ) na zona da Marina de Cascais o 1º Encontro Datsun Z em Portugal . Trata-se como nome indica apenas de um encontro informal de proprietários , seguido de um almoço , em que o principal objectivo é reunir os entusiastas do modelo , ver os carros em circulação e lançar as bases para que estes encontros passem a ser anuais e em várias zonas do país . O limitado número de unidades existentes não torna fácil a criação de um clube , que desde há 20 anos tem sido pensado , mas nunca concretizado .

    Os proprietários dos Z nacionais e interessados em participar neste 1º Encontro Datsun Z Portugal podem obter mais informações através dos telemóveis 917.226.613 ou 917.262.525 ou pelos emails fsautomoveis@netcabo.pt ou ip246675@ip.pt .

    E os amigos dos proprietários ou simples conhecedores da existência de Z podem deixar aqui as suas informações , para que a base de daos existemte seja ainda mais completa .

    Obrigado.

    MJRDS
     
    Andre.Silva e Vitor Dinis Reis gostaram disto.
  2. 1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL pelas estradas de SINTRA


    Os participantes no 1º Encontro Datsun Z Portugal irão percorrer algumas das mais conhecidas estradas carismáticas da zona de Sintra antes de chegarem à Marina de Cascais , local final da concentração .

    Marcado para sábado 18 de Abril , os participantes no encontro do mais carismático modelo japonês da década de 70 , irão reunir-se no Autódromo do Estoril e partirão de seguida em caravana para Malveira da Serra e Guincho estando a entrada na Marina de Cascais prevista para as 12, 30 horas . As viaturas participantes ficarão então em exposição durante algumas horas podendo ser apreciadas pelos entusiastas dos 240/260 Z .

    Dos cerca de 90 exemplares que ainda circulam nas estradas nacionais , está previsto que uma trintena esteja presente no encontro , o primeiro a acontecer no nosso país , mas que em face do entusiasmo com que foi recebido pelos proprietários dos Z nacionais , decerto não será o último .

    O programa completo do 1º encontro Datsun Z Portugal é o seguinte :

    10,30 Horas - Concentração na Praça da Maratona do Autódromo de Estoril .11,15 Horas- Fotografia de Grupo

    11,30 Horas - Partida para a Marina de Cascais passando por Lagoa Azul , Malveira da Serra , Guincho , estrada do Guincho até à Marina .

    12,30 Horas - Entrada na Marina de Cascais , parqueamento com exposição das viaturas . Bebida de Boas Vindas .

    13,30 Horas – Almoço .

    16,00 Horas- Fim do Encontro .


    Informações para possíveis interessados pelos telemóveis : 917 262 525 e 917 226 613
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página