Replica Alfa Romeo 1750 GTAm

Rebitar ou não??

  • Aplicação de rebites no rebordo dos alargamentos

    Votos: 7 43.8%
  • Não aplicação de rebites no rebordo dos alargamentos

    Votos: 9 56.3%

  • Total de votantes
    16

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
David José Castro Silva disse:
1º, aquilo que o cliente pede, é o que recebe, se ler o post de inicio verá que o carro nao é nosso, propusemos ao dono alterar a frente pra do 1750GTV, ele disse que o queria assim pois era do pai, e nao lhe queria mexer, e este carro era um 1300GTjunior (Scalino) quando saiu a 2ª serie, mais comum, o sr mandou alterar a frente para o mais parecido, nao sendo nem uma nem outra. agora quanto aos giulia Sprint 1600 GTVeloce, tenho 2 originais em minha casa, um de 1966 e outro de 1967, esses como é obvio não levam replicas nem coisas que deles não são, mas sim originais a 100%.

e o sr quiser mecânicas ORIGINAIS quer do GTA 1300 8v, 16v, ou do GTAm eu arranjo-as.

mais uma vez, como diz no inicio do topico, isto é um projecto ao gosto do dono. e não um replica perfeccionista, se quiser ver o que é uma replica perfeccionista, passe pelo nosso forum:

Frum Alfa-Virus - Fbrica de Sonhos

ou melhor ainda, pelas nossas instalações:

Rua de Guilhovai, nr 876
São João de Ovar

Cumprimentos
David Silva

Caro David, não me leve a mal, sou apenas um apaixonado pelos Alfa Romeo e como tal acho que devo dizer qualquer coisa. Se o cliente quisesse um motor Datsun a diesel no Alfa o David montava?

Aliás o mundo Alfa Romeo antigos é assim mesmo cá em Portugal, de uma maneira geral tem-se um Alfa Romeo modelo "y" e é normal fazer com que pareça um modelo "x" e espeta-se com um motor 2000 lá dentro (às vezes twin spark de um 75), pinta-se o carro de vermelho (quando o carro era de outra cor) e adultera-se sempre mais uma data de coisas e depois aquilo "está em estado de concurso, só para coleccionadores, rally histórico, era assim na época" e mais uma data de aldrabices. Até as revistas portuguesas da especialidade fazem comparativos de Giulias (1300 e 1600), uma com motor 1750 e outra com motor 2000... e o Alfa Romeo onde está? Estava a sair da fábrica em 1966 e agora é um "projecto" ao "gosto do dono" que quando o vende pede mundos e fundos e vai na volta até está "à época", "100% original" e o preço é de acordo com estas últimas premissas.É apenas por falta de informação que isto acontece e é o que estou a tentar fazer neste momento, tento informar para bem da minha marca de eleição.

A minha função como apaixonado da marca é tentar preservar ao máximo os diversos modelos e aquilo que os caracterizam/diferenciam como tal. Os proprietários nem fazem por mal, porque quando vão comprar um Alfa antigo pensam sempre num 2000 Gtv, que é o que tem mais cavalos, mas será o que gostam mais? Nem eles sabem, porque se falarmos em Giulia Sprint Gt e Giulia Sprint Gt Veloce nem sabem o que isso é, nem o que representa dentro da família 105 coupé. O que falta aqui é informação e nós, os apaixonados pela marca, os clubes, os especialistas e até as publicações, devíamos ser os primeiros a aconselhar e a informar. Mas isto vai de mal a pior, porque nem os supostos amantes da marca, nem os clubes e ás vezes nem os especialistas sabem o que é um Giulia Sprint Gt e o David concordará comigo concerteza.

Até porque quem preserva um Alfa com umas jantes 15 e pneus 155, tem a trabalheira de manter o motor original, em detrimento de lhe montar um 2000 (extremamente fácil de adquirir e manter), levou uma vida para tentar arranjar as peças que fazem os pormenores neste ou naquele modelo, não merece que nós os supostos amantes da marca reconheçamos um valor extremo em projectos que têm apenas algum valor, e é isso que estou aqui a fazer, estou a ser Alfista.

Em relação a mecânicas Gta elas existem e arranjamos todos, o problema não é arranjá-las nem saber onde elas andam, todos nós sabemos, o grande problema é a carteira. E depois de arranjar o material falta o resto... arranjar quem tenha o "know how" para montar esse tipo de motores, mas isso já é outro campeonato e outras carteiras. E se eu quisesse que o David me arranjasse um motor Gta, era muito bom sinal para os dois, era sinal que eu tinha um Giulia Sprint Gta, um 1300 Gta Junior ou um TZ e para além disso o David só poderia ser um especialista nesse campeonato, daí eu pedir a sua ajuda. :feliz:

Se eu quiser ver uma réplica perfeccionista :D? Gostava muito de ver, mas no seu site não encontrei, podia enviar o link por favor?

Ainda em relação ao Gtam, para mim uma réplica perfeccionista é aquela que pega num chassis 1750 Gtv série 105.44 ou 105.51, tem um motor Gtam, travões Gtam (aqueles de alumínio que vinham também nos RSR), suspensão Gtam incluindo o elevador Autodelta traseiro e todas os outros pormenores presentes no original quando saiu de Settimo Milanese. Para mim o resto são apenas "look alike" e não réplicas. Pegando nos Gta, para mim uma réplica perfeita de Gta tem que ter sempre a carroçaria em alumínio, o resto são os tais "look alike".

Mais uma vez peço-lhe que não leve a mal, é apenas uma conversa e entendo perfeitamente o seu ponto de vista. O David é apenas o executor de uma vontade do cliente. Aquilo que eu digo e para concluir é que o David, como conhecedor, especialista e amante da marca também pode e deve informar os clientes.

Um abraço
Pedro Marques
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
David José Castro Silva disse:
...e este carro era um 1300GTjunior (Scalino) quando saiu a 2ª serie, mais comum,...

O mecanismo para abrir a mala está no lado do pendura, os triângulos inferiores da suspensão da frente têm apenas dois parafusos, a blindagem do chassis por trás dos bancos traseiros e a chapa do tablier (que foi recortada), todos estes pormenores apontam para um 1ª série, menos comum, como o do Marco Pestana. A segunda série só saiu em 1969, este carro é anterior e pode ser de 1966, de 67 ou 68 no caso do 1300.
 
OP
OP
David José Castro Silva
Rui Silva VX disse:
Por muito respeito e por muito orgulho de ter conhecido o David o carro vai terminado eu sua Honra....

Obrigado Rui, é por pessoas como tu que jamais será esquecido. Em honra do meu pai, todos os trabalhos continuarão, mas pela mão do filho.

obrigado Rui.

cumprimentos
 

Sérgio Santana

YoungTimer
Como amigo do David "Junior" e em honra de seu pai, sabes que podes contar com a minha ajuda para o que for necessário.

Grande abraço
 
Pedro Pereira Marques disse:
Reparando melhor nas fotos o modelo original desta "réplica" ou é um Giulia Sprint Gt ou um Giulia Sprint Gt Veloce e até estou mais inclinado para o último caso. É de facto uma grande pena usar um modelo tão raro para mais uma réplica Gtam.

Só para que conste e para terem uma noção da raridade deste modelo em Portugal, pelas minhas contas e comparando o Giulia Sprint Gt Veloce ao "Bertone" mais comum no nosso país que é o 2000 Gtv, do primeiro existem 12 (3 a andar) do segundo existem 160 (entre 120 e 130 a andar). Como Alfista considero isto um sacrilégio...

O Gtam era na altura um 1750 Gtv (unificato) transformado, se de facto querem um Gtam "look alike" poderiam ter pegado num modelo unificato para este propósito, era mais barato, mais fácil, mais fiel e menos raro. É de facto uma pena...
Eu sou novo neste forum e acabei de comprar um gt1300junior de 1974. Adorava ter um scalino mas não encontrei nenhum... como sou um pouco impulsivo acabei por comprar um mais comum. Não acredito como é que alguém foi destruir um scalino... é uma pena mesmo.
 
Pedro Pereira Marques disse:
Aquilo que eu digo e para concluir é que o David, como conhecedor, especialista e amante da marca também pode e deve informar os clientes.
Não diria melhor. De certeza que o cliente que mandou fazer esse look-a-like não sabe o que estragou.
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
GTM disse:
Não diria melhor. De certeza que o cliente que mandou fazer esse look-a-like não sabe o que estragou.
Olá Tiago!

Muda o teu nick para um que seja aceite pelas regras.

Não vou responder aqui neste tópico por respeito mas mando-te um mensagem pessoal que poderás ler e responder.
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Somos 2 Pedro...
:-(

É que é daquelas coisas que, se fosse nos anos 80, ainda se compreendia... mas nos dias que correm? Caramba, é (era) um Giulia Sprint Gt Veloce!!! (ou pelo menos tudo indica que sim, apesar do David ter dito que era um Gt Junior 2ª série)

Tinha sido tão mais fácil comprar uma frente de scalino e ter feito uma réplica (leia-se "look-a-like") de Gta 1300.

As jantes de Gtam eram de 13 polegadas... Ah, mas depois não cabem as pinças não é? Pois...
 
Última edição:

Camacho Cêrcas

Pre-War
Autor
Por norma, costumo ser tolerante com réplicas.
Quando a base original é fraca, as modificações à época tornam o produto final bem mais apetecível de conduzir. Caso disso, são os Escort`s mk1 que na base original são tão enfadonhos de conduzir como um carrinho de supermercado e depois das modificações continuam uma bosta mas a um nível superior.

O que aconteceu a este Alfa Romeo é diferente. Muito diferente. Foi cometido um crime.
Quero voltar a repetir que tolero réplicas, mas esta NÃO.
Vou deixar de parte a qualidade do restauro, pois o que é bom para mim, pode ser mau para outros. No entanto, se permitem a minha opinião sincera, acho que o restauro tem algumas lacunas.
O que não deixo de parte foi a destruição de um carro raro, histórico para a Alfa Romeo, belíssimo na forma original.
Saber interpretar uma Giulia Sprint Veloce é algo que está intrínseco a qualquer amante de carros antigos, nem é preciso ser Alfista. Falharam na interpretação do Giulia Sprint Veloce, do Gtam, no sentido das réplicas e no mais importante, desrespeitaram a essência da Alfa Romeo.

Podíamos todos pensar: "Épa, ao menos salvaram o carro! " Pois eu acho que agora não existe nem Scalino nem nenhuma réplica.
Desta forma, e com muita tristeza, tenho de condenar este "restauro" pois falharam em practicamente tudo desde o início.
Não fiquem ofendidos com a opinião alheia, existem sempre opiniões divergentes e este deve ser o ponto positivo deste trabalho, pois estamos a aprender. Não façam réplicas se nao sabem o que estão a fazer.
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
A ser um Giulia Sprint Gt Veloce (ou mesmo um "simples" Gt Junior primeira série) é de facto uma GRANDE pena usar-se um modelo destes para um objectivo em nada consensual.

Estes são carros MUITO raros que padecem daquele mal que todos conhecemos, a procura desenfreada.

1967 Alfa Romeo Giulia Sprint GT Veloce For Sale on Car And Classic UK [C924289]

https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/...nt+gt+veloce&pageNumber=1&scopeId=C&fnai=next

https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/...iulia+sprint+gt+veloce&pageNumber=1&scopeId=C

Esta procura de que falei não é uma daquelas tolices que para aí andam. Este modelo dava seguimento á fabulosa Giulietta Veloce, foi o primeiro Alfa a albergar de série o tão amado trevo verde e o primeiro "GTV" (Grand Turismo VELOCE). Para além disso é uma primeira série, mais pura, mais perto do criador que todos dão valor. Que pena... que pena.

É tão fácil mudar o projecto e restituí-lo não? :)

Porque não agarrar num 2000 Gtv ou 1300/1600 Gt Junior e fazer o tal Gtam? Era tão mais fácil e fiel. Juntem as peças de "GTAM" para outro projecto e restituam este ao original ou vendam-no a quem o queira fazer.

Se soubessem o gozo que dá pilotar um Gt 1600 de rodinha 15 fininha e suspensão mole nunca se meteriam nisso.

Ainda em relação ás jantes. Essas jantes não são de Gtam, são antes uma cópia aumentada (antigamente eram de 13 e hoje passaram até a haver de 15) e extremamente pesadas comparadas com as originais. Se quiserem mesmo fazer uma coisa que se assemelhe, tenham trabalho a colocar umas jantes 13 com umas pinças de jeito. Epá, isso está mesmo uma grande salganhada e não terá gozo nenhum de condução, nem valor histórico, tem antes uma grande propensão a causar nós na garganta a pessoas que realmente gostam da Alfa Romeo e de carros antigos.

Essa frente, meu Deus... para além de estar desalinhada o que se nota a olho, imagine-se o resto, é uma frente de Scalino modificada para parecer unificata!! Epá quanto custa um painel? 500 euros... minha Nossa Senhora (estou a ficar religioso). Nota-se perfeitamente a deselegância do capot de Scalino (mais curto, menos bicudo) numa frente inventada á moda de tudo menos da Alfa Romeo.

Os interiores... mas porque raio foram cortar a chapa superior do tablier, aquele tal tablier raríssimo de Veloce e Gta Junior... porquê? Os bancos... porquê? :unsure:

Ai Jesus!!!

Epá, pensem bem nisto: estamos sempre a tempo, sempre. A sério, por amor de Deus reconsidere-se este projecto. Faça-se mas numa outra base que não seja este carro.
 
Última edição:
Topo