Fiat Fiat 124 Familiare - Diário De Bordo

Diários de Bordo

Fiat Fiat 124 Familiare - Diário De Bordo

Delicio-me ao vir aqui ler as aventuras desta Familiare, está como peixe na água e integra-se muito bem na vida moderna. Como nos faz feliz esta simplicidade das máquinas de outros tempos :)

Será que depois dos cuidados de cosmética irá ter o mesmo uso intensivo? (espero que sim!)

O uso não vai diminuir de certeza, esse é certo. Esta carrinha é de longe o carro que mais gosto de conduzir, e vai continuar a ser usada todos os dias.

Opá que azar essa porrada:(
Ainda noutro dia um "velho" também me ia batendo do Spider.....acho que passou a menos de 1 dedo, até fiquei azul :confused:

Mas isto pode acontecer a todos os que andam na estrada, seja de clássico ou de plástico. Não é motivo para os deixar-mos de utilizar.

Olha @Eduardo Relvas, se precisares podes vir buscar a minha a Beja que empresto-ta na boa pelo tempo que te fizer falta....ao menos dás-lhe andamento:thumbs up:

É um risco, sem dúvida. Sempre disse que temos de assumir que corremos esse risco quando circulamos e usamos os carros naquilo que é o seu propósito. Mas por esta experiência fiquei agradavelmente surpreendido, porque estava à espera de ter um enorme discussão com a seguradora e afinal eles aceitaram perfeitamente o orçamento. Julgo que os factos de ter sido a minha oficina a dar o valor (por ser especialista em clássicos) e o avaliador ter sido também compreensivo que facilitaram essa situação.

Quanto à oferta, neste momento não tenho falta de escolha de veículos por aqui ao meu dispôr... hoje estive a ressuscitar um italiano dos anos 80 que até já tem ar condicionado e que ainda partilha alguns genes do 124, que tenho ao meu dispôr para usar à vontade.

O carro ou o condutor? :p

É uma pena a 124 ir ser pintada! :( Gostava dela assim.

Podes crer João, também tenho pena de perder este visual farrusco... mas andava há anos a protelar a pintura do capot e da mala originais (ando com os sobressalentes montados), que eram os painéis piores, e embora ela ainda tenha uma boa rigidez estrutural (já a levantei várias vezes no elevador e vi bem o estado dela), há vários podres a precisar de ser corrigidos.

Há sempre a hipótese de remendar as zonas mexidas e deixar o resto igual, e é uma ideia tentadora, mas ao mesmo tempo já várias vezes ouvi dizer que não é propriamente o melhor objecto de publicidade para uma oficina de restauro... embora efectivamente já tenha salvo muito clássico, o aspecto não contribui em nada para isso, e tenho muitos clientes e amigos que invejam a fiabilidade e facilidade de uso que ela demonstra.

É a moda... até o @Eduardo Relvas escreve "school run"... para a maioria tem piada! ;)

Eduardo: não há para aí outra familiare? Estes teus relatos fazem-me água na boca (mouth watering). ;)

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Eh pá sabes que isto de ler só imprensa especializada estrangeira tem estas consequências... começas a apanhar as expressões deles.

Por acaso tenho outra que é dadora de peças, e até gostava de a conseguir ressuscitar, mas para já não há tempo para me dedicar a ela. E não há muitas no mercado, mas anda por aí uma anunciada que me pareceu uma boa oportunidade, ando com vontade de a ir ver.
 
Perto da minha casa apodreceu literalmente uma carrinha dessas, esteve lá mais de 20 anos parada até que a uns meses desapareceu de um dia para o outro.
 
Perto da minha casa apodreceu literalmente uma carrinha dessas, esteve lá mais de 20 anos parada até que a uns meses desapareceu de um dia para o outro.

Pena só saber disso agora, quero arranjar uma para peças... idealmente completa, mas aceito todas as propostas, por mais podres que estejam.
 
Boa tarde,

Eduardo, desculpa invadir o tópico, mas não resisti...

Ver anexo 1084584

De certeza que não é Fiat, mas é como se fosse.

E se as coisas azedarem em Portalegre, já tens uma idéia do que fazer.

Abraço,

:lol::lol::lol:

Felizmente Portalegre ainda é uma comunidade pacata... é dos melhores sítios deste país para se viver. Já tinha visto a foto, um amigo mandou-ma pelo Facebook há uns meses.

E de qualquer maneira, não sou adepto de armas... prefiro ter recursos para desaparecer rapidamente. ;)
 
Bem, é hora de voltar a tentar encarrilhar a história, depois de uma pausa forçada... demasiado trabalho e pouca capacidade de me manter acordado não são compatíveis com um serão de fóruns como antigamente.

A menina ainda fez mais uns km valentes deste o último relato, uma dose dos quais foi até ao Caramulo, onde me desloquei pela primeira vez, a convite de um caríssimo amigo portalista. Como havia uma "mana" para conhecer, o único veículo para a viagem tinha mesmo de ser a 124... :)

IMG_0304.jpg


A viagem para os dois lados foi feita sempre a bom ritmo, praticamente ao andamento de um carro moderno. Ainda encostei o ponteiro no final da escala nalgumas ocasiões, mas na fase final do regresso optei por simplesmente gozar o caminho e a paisagem, embora muita dela agora tenha estes tons... :(

IMG_0337.jpg


Durante todo o fim-de-semana só abri o capot para comparar o motor com a irmã, de resto não houve razões para tal. E como nas semanas antes consegui ter vaga para ela no elevador por umas horas, resolvi o problema do retentor da cambota que perdia óleo, o que significou que nesta viagem o consumo foi quase nulo. Eu bem tinha a convicção que a maioria da perda seria por ali e que de resto o motorzinho está bastante saudável, e confirmou-se. Foram quase 600 km e muitas horas de boa disposição com uma cambada de amigos que faz valer a pena o esforço.

De resto, ainda fez algumas voltas pela cidade...

IMG_0379.jpg


... e mais alguns km.

IMG_20170910_183145.jpg


Mas entretanto voltou à oficina para ser toda desmantelada, e neste momento resta apenas um monte de peças nas minhas bancadas... o "esqueleto" está com um amigo a recuperar a sua forma devida. Esperemos que esteja pronto em breve e que rapidamente consiga voltar a fazer isto...

IMG_9376.jpg


Ainda há pouco mais de um mês que deixei de andar nela e as saudades são indescritíveis... este é mesmo o meu carro favorito.

Um abraço a todos!
 
Xii. Agora é que ela vai voltar cheia de glamour.

Não vamos ter direito a relato do processo? Vais-nos surpreender logo com o resultado final?
 
Última edição:
Vendo as coisas pelo lado positivo, assim tenho menos inveja...

Tens de actualizar o tópico (ou criar um, já não me lembro) do substituto.
 
Espero que nao apareçam grandes surpresas e que tudo corra bem.

As surpresas que tinham de aparecer já foram todas identificadas... a única que eu não tinha bem ideia da extensão era dos estragos no pavimento na zona dos pés do condutor e das embaladeiras interiores. Já tinha levado a quase tradicional chapa rebitada por cima para "resolver" o chão, e havia uns buracos grandes por dentro dos cantos dianteiros das portas, naturalmente por ingressão de água pelas borrachas já meio cansadas. Quando a fui levar ao bate-chapas, levei logo o conjunto dos painéis para o chão e as embaladeiras interiores... e falei hoje com ele, já há uns quantos buracos a menos. Vamos a ver se está terminada a tempo do Ano Novo...

Vendo as coisas pelo lado positivo, assim tenho menos inveja...
Tens de actualizar o tópico (ou criar um, já não me lembro) do substituto.

Acho que já havia um tópico, vou procurá-lo...
 
Vai ser só chapa? Não vais adicionar uma árvore de cames ao motor nem um carreto à caixa?

Para já é mesmo chapa, pintura e mais algumas coisinhas daquelas que andavam há anos na lista do "chatices com as quais consigo viver". O quinto carreto ainda está em aberto (assim como uma modificação ao veio de transmissão), porque já cheguei à conclusão que a caixa Lada tem alguns males nas mudanças inferiores, mas estou a estudar a hipótese de "acasalar" a quinta a uma caixa Fiat de 4.

A questão é mesmo ter tempo para isso... tenho tanto trabalho em espera que nem sei por onde me mexer, e já estou à procura de um ajudante.
 
Voltar
Topo