O Tuning de antigamente

Rui Rego

bmw2002t
Pois realmente as fotos que coloquei são do catalogo dos anos 70/72 da empresa que está na 1ª foto, mas embora seja preparações para a competição, qualquer um podia comprar, jantes , volantes, etc, tal como hoje podemos comprar atravez de um catalogo da sparco, umas bacquets, um volante, e outras coisas, e tal como hoje em dia havia e há muita coisa não autorizada nos carros dos particulares. Tb acho que a ideia da alterações tunning a maior parte delas são inspiradas na competição.
 

Joao Cunha

Celicas Clube Português
O meu tuning:(
Mas este ano vai ficar 100%original:huh:

celqe7.jpg

cel0vj5.jpg

cel2fn5.jpg

cel3zj4.jpg

cel1br8.jpg




Espero que näo gostem;)
 

Joao Gomes

Veterano
Por acaso para mim isso é assassinar um carro, mas cada um tem os seus gosto e ainda bem que esse vai voltar ao original.
 

José Portugal

_crazy_crazy_
Jose Tomas disse:
Até gosto de alguns tuning actuais , mas há um carro que nunca precisou de alterações para ser uma grande máquina!!!

ora bem nesse caso ate presisou pois o gt500 ke ve nas 2 primeiras fotos foi modificado por um senhor chamado Chip Foose , que tinha ajudado a redesenhar o carro para o filme 60 segundo , com a ajuda duma pequena empresa de modificaçoes chamada unique performance tendo em conta que eles utilizam mustangs sim mas a versao normal de 1968 a 1970 ,modificando posteriormente e o treceiro sendo esse o verdadeiro gt500 sido modificado per esse grande senhor chamado Carol Shelby que tambem os m,odificava de origem ou seja as duas primeiras fotoas sao modificaçoes de modificaçoes lol desculpem o testamento mas deixei-me levar
 
Também tive um "xuningado" de outros tempos cá em casa... bastante maltratado da idade infelizmente.:(
As xunisses eram o tecto de abrir (que não condeno de todo, acho bastante giro até), grelha da frente do 127, volante Raid, manete das mudanças encurtada e com punho de madeira da Fiat, faróis traseiros de mini (xunisse de muito mau gosto) e tinha a mola da frente um pouco rebaixada (que também não condeno) :cool:

Para ser sincero tenho bastantes saudades do carro e muita pena de o ter vendido, mas como devem imaginar, os euros não dão para tudo e precisava de restauro :( :( :(

Vendi-o supostamente para restauro, mas quando o vendi perdi-lhe o rasto:(

Ele e o meu actual, no dia em que chegou do restauro:feliz:
imagem158jf5.jpg


imagem131vk8.jpg


imagem169sd6.jpg


imagem184qv5.jpg


imagem155iw7.jpg


imagem170he8.jpg
 

Joao Cunha

Celicas Clube Português
Jà tive dois fiats 600 e era umas màquinas de guerra,consumos identicos a uma skooter:D foi muita pena minha os ter vendido pois hoje em dia valem uma pipa de massa e para os dias de hoje falando em preço de gasolina era um sonho para andar na cidade:huh:
 
Sim, de facto não comem muito afinadinhos!
O que tenho precisava de uma revisãozeca de motor, mas pronto, enquanto não há euros para ela, faz-se o que se pode, e ele até está +- certinho, embalado sobe tudo em 4ª:huh:
Eu com este que tenho agora, já é o 3º Fiat 600, mas todos por restaurar:D
É uma alegria conduzir um charutito destes a brilhar e ver o sorriso do pessoal quando se anda na rua:D
 
Tiago Freire disse:
Quanto ao tuning de antigamente tenho cá em casa um bom mestre, pois ele é mecânico à perto de 40 anos e vai-me dizendo o que se fazia antigamente.
E para não fugir à regra no meu mini tenho exemplos disso, como as jantes de aço alargadas cá em casa, as abas que muito se usavam nos anos 70 e 80, uma caixa a frente do volante com cinco manometros a mais, o tecto preto.

Asjantes:
vbpgimage.php


Os projectores, espelhos cónicos, tecto preto, abas:
vbpgimage.php


A caixa com os manómetros, todos da smiths:
dsc065758nu.jpg


Eu fiz uma protecção de carter em aluminio para o meu pai:
dsc067708ez.th.jpg



O meu pai fez uma panela de escape cá em casa, para fazer o som que ele queria.
dsc068739bq.jpg




Mas se eu encontrar fotos antigas eu coloco aqui.
Um abraço!



MUITO BOM
Original mas com um toque pessoal,nada excessivo contudo
Está giro
 
Rui Rego disse:
Concordo com o Jaafa, os cintos no meu já os troquei, tenho já uns para colocar atras para sair com a familia, o proximo passo seria fazer um upgrade de travões e luzes,no caso das luzes, passaria por não alterar os farois originais e nem colocar farois adicionais.Já tenho a solução é só pô-la em pratica.



Caro Rui
Então e podemos saber qual é essa solução nos faróis ou fica no segredo dos deuses...:huh:
 

Rui Rego

bmw2002t
Alexandre Castanho disse:
Caro Rui
Então e podemos saber qual é essa solução nos faróis ou fica no segredo dos deuses...:huh:

Fica ainda no segredo dos deuses, se vos contasse chamavam-me maluco.
 

Miguel Menezes

Sumybraga
Basicamente quase todas as marcas tinham alguem interessedo em vender preparações dos seus carros para competição.
Neste caso temos o panfleto de Sir Jack Brabham como proposta para os Sunbeam Alpine
 

Anexos

  • Brabham_large1.jpg
    Brabham_large1.jpg
    88.7 KB · Vistos: 38
  • Brabham_large2.jpg
    Brabham_large2.jpg
    97.3 KB · Vistos: 27
Rui Rego disse:
Fica ainda no segredo dos deuses, se vos contasse chamavam-me maluco.


Agora então é que fiquei mesmo curioso, não me diga que vai por uns faróis xenon, até que se calhar não é nada mal pensado...

Se não nos quiser contar compreendo, afinal nem tudo pode ser contado, há quem goste de ser original e guardar degredo.

Abraços
 

Rui Rego

bmw2002t
Alexandre Castanho disse:
Agora então é que fiquei mesmo curioso, não me diga que vai por uns faróis xenon, até que se calhar não é nada mal pensado...

Se não nos quiser contar compreendo, afinal nem tudo pode ser contado, há quem goste de ser original e guardar degredo.

Abraços

O tempo é pouco para avançar com o "projecto" mas não vou alterar nada da estetica original do carro, isso não. Quando tiver resultados eu mostro.
 
OP
OP
Jorge Faustino
Alexandre Castanho disse:
Agora então é que fiquei mesmo curioso, não me diga que vai por uns faróis xenon, até que se calhar não é nada mal pensado...

Abraços


Olhem que isso nem me choca nada pois afinal Farois de Xénon passa apenas pela lâmpada e a caixinha electrónica de suporte à dita lâmpada.

Claro que não deveria ser assim, mas é o que todos fazem sem ser em clássicos.... é que a óptica para funcionar bem com uma lampada de Xénon deve ser indicada para o efeito.
 

Carlos Vaz

Pre-War
Bom, antes de mais, convém estabelecer aqui algumas "diferenças"!
Há que distinguir entre "tuning" e personalização estética!
Deixem-me dar um exemplo (pode até ser num carro moderno): imaginemos que alguém colocou uma entrada de ar no capot do carro.
Se por debaixo da mesma existir um componente que necessite desse ar (um intercooler por exemplo), isso é tuning, se essa entrada de ar não tiver rezão de existir do ponto de vista técnico (ou for mesmo falsa) isso passa a ser mera personalização estética!

No fundo tuning, nasce logo no dia a seguir á primeira competição automóvel, pois desde o unicio que alguns "particulares" tentaram melhorar a performance dos seus carros aplicando parte das soluções usadas na competição.
Assim, tuning é tudo o que se aplica nun carro que melhore a performance e capacidade do mesmo, passando pelo motor, suspensão, travões etc...
Claro que quando se trata de clássicos, o ideal é que as transformações sejam as mesmas que se faziam na época ou, pelo menos, quando isto é impossivel (indisponibilidade de peças) que sejam feitas á semelhança e respeitando o espirito da época.
Não faz sentido nenhum aplicar umas jantes 17 ou 18 num carro de 1968...

Boas curvas
Carlos Vaz
 

Luis Gameiro

Bansheer
Amigos, estou entusiasmado com este topic. No fim de semana vou tirar umas fotos ao meu opel para vos mostrar o meu "tuning", preocupo-me muito mais com a mecânica do que com a estética e tento sempre que possível não usar modernices. No meu 1604S tenho um colector de admissão e 2 carburadores dellorto (na época nos opels usavam-se webber mas como os que tinha na garagem eram dellorto :( são DCOE 40 na mesma mas já ouvi dizer que os webber são melhores...) lá montei os dellorto, as baquets são também da época e provêm directamente de um SymcaRally 3, a ponte traseira com auto-blocante veio direitinha de um 1904SR, o volante do motor foi "aligeirado" à boa maneira da época, a árvore de cames e a cabeça foram tratadas por um torneiro com 40 anos de experiência que em novo se fartou de mexer "naquelas maravilhas", o guiador é um OBA que andou 15anos montado num Fiat 124 e caracteriza-se por ser um guiador desportivo mas quase do tamanho do guiador original.
Ao nível de amortecedores atrás tem uns KYB e à frente 2 Bilstein.
A pintura amarela e branca é proveniente de uma das usadas na época sendo a mais conhecida a típica "amarelo torrado" que o grande Senhor Walter Rohll usava... O conta-rotaçoes (que o 1604S não trazia de origem) para não perder a estética veio directamente de uns manometros completos que adquiri numa daquelas belas feiras a um espanhol e era de um Comodore GSE, logo foi só arrancar o relogio e encaixar o conta-rotaçoes, ligar os fios, e aí está ele a marcar as revs.
A tampa das válvulas também está polida (que também era moda há 30 anos) e não faltam os típicos faróis extra que entretanto vão passar a ser Super Oscares.

Mas isto é tudo muito bonito de se dizer mas sem fotos é uma grande seca por isso peço desculpa pelo testamento mas como não tenho aqui fotos em condições no trabalho vou só deixar estas duas pequenas mas prometo que até ao final da semana vão ver aqui um post meu com fotos detalhadas!
Abraço a todos
PS: Que grande forum que vocês têm aqui amigos! Parabéns.

tumb_asconaalp5.jpg

carbs2.jpg
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Carlos Vaz disse:
Bom, antes de mais, convém estabelecer aqui algumas "diferenças"!
Há que distinguir entre "tuning" e personalização estética!
Deixem-me dar um exemplo (pode até ser num carro moderno): imaginemos que alguém colocou uma entrada de ar no capot do carro.
Se por debaixo da mesma existir um componente que necessite desse ar (um intercooler por exemplo), isso é tuning, se essa entrada de ar não tiver rezão de existir do ponto de vista técnico (ou for mesmo falsa) isso passa a ser mera personalização estética!

No fundo tuning, nasce logo no dia a seguir á primeira competição automóvel, pois desde o unicio que alguns "particulares" tentaram melhorar a performance dos seus carros aplicando parte das soluções usadas na competição.
Assim, tuning é tudo o que se aplica nun carro que melhore a performance e capacidade do mesmo, passando pelo motor, suspensão, travões etc...
Claro que quando se trata de clássicos, o ideal é que as transformações sejam as mesmas que se faziam na época ou, pelo menos, quando isto é impossivel (indisponibilidade de peças) que sejam feitas á semelhança e respeitando o espirito da época.
Não faz sentido nenhum aplicar umas jantes 17 ou 18 num carro de 1968...

Boas curvas
Carlos Vaz
Não posso deixar de dar as boas-vindas ao Carlos Vaz, pessoa que admiro e em quem já votei :D ;)

Aparece sempre que quiseres!
 
Topo