Falha No Arranque Do Motor Em Quente

Boa tarde!

Já à muito que nao vinha aqui ao portal, tive os classicos parados algum tempo mas hoje trouxe o 850 special de volta a estrada!

foi com o carro a inspeção e passou sem anotações. Impecavel! :D

o que me acontece agora e me deixa mal é:

ando com o carro, chego de manha quando esta frio fecho o ar e viro a chave, pega logo! depois de uma viagem em que o carro aqueça, paro-o e ao fim de 10 minutos vou para o por a trabalhar e o carro nao pega! o motor roda com força, mas nao pega! nem sequer faz aquele barulho de querer começar a trabalhar.

alguem sabe quais as possiveis causas disto?

Obrigado desde ja!
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Os 850, a quente, por vezes podem ter dificuldades a pegar, devido ao aquecimento do condensador, que fica mesmo por cimas dos colectores. Hás-de trocar o dito por um novo e experimentar! :x
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Vê lá se não deixas o ar aberto depois de quente, que ele assim também não pega lá muito bem! LOL Nao faças como um parvalhao que tem um 850 com um numero 19.. depois anda às c4r4lh4d4s ao carro! :D :lol: :lol: :lol:
 
OP
OP
Rui Nelson Silva

Rui Nelson Silva

Veterano
mal ponho o carro a trabalhar fecho logo o ar prai metade se nao ele engasga! xD
depois fecho-o por completo.

agora o gajo anda me a fazer isto nao sei porque, ainda hoje de manha na inspeção, parei o carro para ir fazer a inscrição, quando cheguei dei a chave e nada! ja estava a ver que tinha de por o carro a emporrao , depois la pegou. so o desliguei em casa. xD
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
O condensador é um cilindrozinho que está ligado aos platinados no distribuidor.

O papel dele é impedir as descargas entre os platinados quando abrem ou estão quase a fechar, regularizando o funcionamento da faísca. Sem o condensador, a temporização da descarga pode variar bastante e perder consistência, fazendo o motor falhar ou deixar de trabalhar por completo.

Além dessa possibilidade, tens mais umas quantas... falha de pegar a quente pode ser os platinados com folga demasiado pequena, evaporação da gasolina no carburador e tubagem, ou falta de respiro adequado no depósito, são assim de repente as que me ocorrem.

Um abraço!
 
OP
OP
Rui Nelson Silva

Rui Nelson Silva

Veterano
parece que descobri o que se passa, passo a explicar:

quando dava a chave em quente o motor rodava normalmente mas nao dava qualquer sinal de querer pegar, rodava como se nao tivesse gasolina e eu lembro me que antes de trocar platinados e condensador ( coisa que troquei quando retifiquei o motor) o motor nao pegava mas dava sinal de que queria pegar. entao pensei que fosse alguma coisa que tivesse perto de uma fonte de calor e que tivesse a ver com gasolina, olhei para a bomba da gasolina e esta esta mesmo perto do escape o que faz com que aqueça, dei uma volta com o carro até chegar ao ponto de nao pegar, desliguei e com um pano molhado com agua gelada passei por cima da bomba de forma a esta ficar fria, rodei a chave e o carro pegou! conclusao a bomba deve estar a dar o berro. um mecanico aqui de perto disse me que ainda se arranja disso prai a 20€, a minha pergunta é: onde posso encontrar esta peça a venda e para trocar é facil ou é melhor entregar o trabalho a alguem que saiba?
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
A bomba é de troca facil. Arranjam-se novas em qualquer loja de peças para carros, mesmo que nao tenham stock, mandam vir.
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Viva!

Não conheço muito bem o motor do 850, mas para quem souber um pouco de mecânica, não é difícil substituir a bomba de gasolina.

Quanto ao local onde procurar, penso que o Sr Junqueiro deve ter isso. Tens de comprar a bomba e as juntas respectivas.

Fica o contacto:

Junqueiro e Rodrigues
R. António S Marinho, 317
4100-064 PORTO

telefone: 226176759
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
A troca em si não podia ser mais simples, ela é fixa com dois parafusos. Atenção que entre a bomba e o motor há um bloco isolante que é frágil, por isso não se pode apertar demasiado a bomba, caso contrário ele estala.

De resto, é trocar as juntas e tirar os tubos da velha e meter na nova.

Podes também aproveitar para fazer um resguardo com uma chapa ou outro material que tenhas à mão e que seja seguro para aplicar nessa zona, de forma a minimizar o calor que é transmitido directamente à bomba. Basta criar uma parede entre as duas coisas para minimizar o calor irradiado para o lado da bomba.

Um upgrade ideal para estes carros seria uma bomba eléctrica, mas a instalação dessa já é mais delicada de fazer, terias de recorrer a um electricista experiente.

Um abraço!
 
OP
OP
Rui Nelson Silva

Rui Nelson Silva

Veterano
sendo assim, é simples a troca, é quase como a troca da tampa do termoestato, tiro a bomba velha coloco a junta e a bomba nova e ja esta. nao é preciso andar com afinaçoes nem coisas do genero... ainda bem que é simples. ;)

Obrigado pela Ajuda!
 

Hugo Barbedo

Clássico
não convém muito andar a meter coisas frias no motor ou neste caso na bomba de gasolina pois com o metal quente o choque térmico pode fazer estalar alguma coisa...não se aventure a fazer isso muitas vezes...
 

Claudio Vilas

Veterano
Meu caro amigo:


Por acaso, nao tem a panela furada???


Por acaso o seu carro tem as tampas que tapam o motor por baixo?

Agradecia que respondesse a estas perguntas.

Claudio
 
OP
OP
Rui Nelson Silva

Rui Nelson Silva

Veterano
quando fiz o restauro do motor o escape foi soldado, só se entertanto abriu outro buraco...

quanto as tampas, não tem mas estou a tratar disso.

mas porque?
 

Claudio Vilas

Veterano
Meu caro:


Os Fiats em especial os modelos 600 e 850 tem que usar a tampas de que tapam o motor por baixo, porque passo a explicar:

Quando o motor esta a trabalhar a ventoinha esta a puxar ar frio para o radiador e ao mesmo tempo expele o ar quente do radiador. Se nao tver a tampa pelo lado do radiador, a ventoinha puxa ar quente a nao frio logo o motor nao arrefece e pode gripar.
Do outro lado é mais ou menos a mesma coisa. A panela, quase que fica debaixo da bomba de gasolina, logo quando a panela esta quente e como nao tem refrigeraçao a bomba aquece e deixa de puxar gasolina..
Jà agora fica a saber que o motor tem duas tampas que tem que estar colocadas,


Alguma duvida é so perguntar


Claudio
 
OP
OP
Rui Nelson Silva

Rui Nelson Silva

Veterano
ainda nao o tirei da garagem por incrivel que pareça! nao tenho tido tempo nenhum.

mal possa dou uma volta e relato o que se passou!

já agora para afinar as correias do dinamo e ventoinha como faço?
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
ainda nao o tirei da garagem por incrivel que pareça! nao tenho tido tempo nenhum.

mal possa dou uma volta e relato o que se passou!

já agora para afinar as correias do dinamo e ventoinha como faço?

Para afinar a correia que vem do motor, para o dínamo, desapertas as porcas onde ele fixa ao motor, é só desapertar, não é preciso tirar. Aí, com ele desapertado esticas a correia! E apertas as porcas.
Para afinar a correria da bomba de agua, se reparares, a polia tem 3 porcas também! Tira as porcas, se tirares o prato da frente, vais ver que tens uns anéis entre um prato e outro, cada vez que tiras um prato desses, a correia vai ficar mais esticada quando montada, é a questão de veres quantos anéis tens de tirar/por!

É um procedimento fácil, podes experimentar à vontade, que também não há nada para estragar. :)

Depois conta como foi!

PS: Este procedimento vem em qualquer manual do 850! devias comprar um ou dois para ler, e aprender as bases do 850.
Eu comecei assim. :)
 
Topo