Zundapp Famel XF-17

luisgregorio

Luis Gregório
Boas

Penso que faltava aqui um tópico, um tópico para a mitica XF-17, grande maquina (pelo menos para mim). Criei este topico para me falarem das vossas XF-17 ou mesmo que nao as tem falarem das mesmas. Em breve colocarei fotos da minha.
 

Francisco Costa

Portalista
Portalista
Não é complicado.

Ao escrever as mensagem aparece uma opção em baixo que diz "administrar ficheiros anexos", clicas lá e vai-te abrir uma janela nova, aí clicas em arquivo no campo submeter ficheiros do seu computador e vais buscar a imagem ao computador. Depois fazes enviar que se encontra ao lado e esperas que ele envie as fotos. Depois na janela da mensagem envias a mensagem e voilá

espero ter ajudado
 

Francisco Costa

Portalista
Portalista
De nada sempre às ordens!!

Foste tu que a restauraste??

Parabéns pela mota está fabulosa!! Isso anda mesmo muito por isso cuidado com o acelerador ;)
 

luisgregorio

Luis Gregório
Mais ou menos, ela era do meu pai, e ele estimo-a sempre, mas está lá muito suor da minha testa, para a manter sempre restaurada.
Ela ja anda bem, muito bem mesmo, agora está a espera de levar um pinhon e cremalheira.....para receber mais velocidade de ponta, porque agora está com bastante força......mas mesmo assim bate os 90/95 km/h....enfim é uma maquina.
 

Elio Gil

FISHERMAN
Ena pa !
O meu tio teve uma toda carenda e kitada !!!! éra um verdadeiro foguetão !
Vou procurar fotos e meter aqui !
A ideia esta muito boa um topico sobre umas das nossas mais queridas motos portuguesas...
 

luisgregorio

Luis Gregório
Obrigado Pessoal....
Por acaso há.....criticas?
O que acham destas maquinas?
Estás a ver Diogo esta é que é a tal XF-17 de que falamos.
 

Paulo Vicente

YoungTimer
Ola boas
esta muito bonita os meus parabens
pelo que eu me lembro esta motorizada andava realmente muito bem
so nas curvas e que era um problema, havia ainda se nao me engano
a XF-17 SUPER com Radiador , eu tive por ca uma casal enduro 50cc
Cumprimentos
Paulo Vicente
 

luisgregorio

Luis Gregório
O problema nas curvas era e é devido os avanços, daí a eu ter ja guiador normal, mas reduzido.
Sim, pouco tempo depois a mitica XF-17 apareceu a super, ja com radiador.....mas não vejo muitas aqui na minha zona.
 
:D a XF-17....:feliz:

Grande maquina que era, e ainda é.
Ainda fiz uns quantos km numa coisa dessas lá em cima no Norte. As moto era do meu primo e sempre que eu precisava de me afastar mais de 20kms de casa trocava com ele, deixava-lhe a minha Zundapp de 3 e trazia a XF-17 ou a Casal de 5 do outro meu primo.
A XF andava bastante mas era um pouco assustadora no que toca à direcção para quem não estava habituado, pois dava a ideia que a roda da frente não estava no chão :rolleyes: Mas depois de uns km apanhava-se o jeito, perdia-se o medo e a frente já parecia normal, e a confiança na maquina era total.;)
Que saudades... O que eu gostava mesmo era de andar na cola desses primos que conheciam as estradas da zona como a palma das mãos e era sempre a fundo :DD:D
 

luisgregorio

Luis Gregório
Pois cesário, mas a minha só o que não tem de origem é o farol e o farolim, mas o farol está preste a ser trocado pelo de origem, o farolim é que vou manter este que tenho, de resto está tudinho de origem, piston, segmento, escape.... o que não está mesmo de origem é o sistema de luzes.
Mas a sua restuarada deve ficar linda, como qualquer XF-17
 

João Correia Santos

Escort mkII 1980
boas amigos... topico interessante...

cá por casa nao mora nenhuma XF-17, mas mora um coração de uma com cabeça a 45mm, tenho tambem uma zundapp de origem (de turbina) e uma (*)zundapp de 5ª KS super (o modelo é o mais recente)... entretanto e para distrair construí uma mini moto tendo como base uma zundapp de 2ª....
falemos entao do coraçao XF-17, o motor é do melhor que á comprovo-o para qualquer um, o meu testemunho é veridico tendo sido com base do seguinte...
construí a mini mota, o motor era um de turbina de 4 mudanças, andei muito pouco com ele pois o artista que me ofereçeu o motor já lá tinha inventado... substitui-o por um de 4 mudanças mas com cabeça de 45mm, rolou, rolou, rolou.. em teste de estrada dava e muito rapidamente 90km/h com rodas de carrinho de mão (8" iguais ás das scooters TARGET ) e á frente ainda mais pequeno, velocidade de um renault clio... mais tarde e ai começa a historia XF-17..
um amigo telefona-me a dizer que o avo queria jogar fora uma XF-17 se eu queria o motor (mota á chuva, pensei logo k iria utilizar apenas a culaça e as tampas), chego ao sitio fiquei boquiaberta com o estado, tudo podre,aros, deposito, enfim uma desgraça... 15 anos parada e metade á chuva... bem, ao menos verificar se estava colado como era obvio, e estava mesmo, mas insistindo com umas boas kikadas em cima da pedaleir onde se mete a trabalhar descolou, uma alegria:D chego a casa tiro a cabeça para fora, a culaça o piston e meti a cabeça de 45mm do motor anterior, carburador limpo, troquei a parte electrica afinei a folga e montei, nem o nivel do oleo da caixa de velocidades do motor eu olhei e ainda hoje nao olhei e já passou prai 1 ano.. foi meter gasolina empurrar um pouco e já cantava como nova, neste momente passa dos 100 km/h, mais que isso é brincar com a vida e com a pele do corpo.. passo a deixar fotos da maquina e dos modelos(foto igual ás motas que tenho) ahhhh é adaptei um motor de turbina(mas cabeça de 3ª) numa bicicleta a pedal...tinha que ocupar as tardes nalguma coisa livres!!
 

Anexos

Topo