Xavier Moreira, o mago da Alfa Romeo e as garrafas de Vinho do Porto

André, partilha aqui uma história que saibas com o Xavier Moreira, por favor.
Como já disse anteriormente, eu gostava imenso de partilhar algumas histórias que sei do Xavier Moreira, mas devido a enumeras razãos não poderei publicar aqui publicamente, eu sei que se devem indignar por um "tipo" aparacer por aqui e mandar umas bocas.
Mas no seu devido tempo tudo será contado, não está esquecido.
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Como já disse anteriormente, eu gostava imenso de partilhar algumas histórias que sei do Xavier Moreira, mas devido a enumeras razãos não poderei publicar aqui publicamente, eu sei que se devem indignar por um "tipo" aparacer por aqui e mandar umas bocas.
Mas no seu devido tempo tudo será contado, não está esquecido.

Porque é que não pode publicar?
Quando é que é o tempo devido?
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Vamos lá a ver uma coisa... fazer afirmações gratuitas sobre alguém é muito fácil, mas há que as apoiar com factos. Senão não serve de nada, é só ar quente (e neste caso nem isso, porque as afirmações são escritas e não faladas).

Se o senhor tem "histórias" sobre este senhor de quem o tópico fala, e quer contestar aquilo que aqui tem sido afirmado, faça o favor... mas de forma coerente e argumentada. Não vale a pena vir para aqui denegrir ninguém com "postas de pescada" atiradas ao calhas, se há algo a dizer convém que seja bem explicado e não apenas deixar insinuações no ar. Quem não deve não teme, e diz o que tem a dizer.
 
Quando vou a net e encontro um texto de um utilizador deste forum, noutro forum a denegrir a imagem deste senhor fico triste. Fala das coisas sem saber e sem provas. Por isso ficamos todos como estamos, cada um sabe o que sabe.
O texto em questão é este:
"Pah... é assim: aquando da criação do ARCP um dos sócios fundadores (que aliás tem um carro com um motor "feito" pelo Xavier Moreira, provavelmente o ultimo que fêz) trouxe-o a um evento do clube.
A partir daí encontrei-me com ele algumas vezes e o que posso dizer é que nunca, repito nunca, encontrei pessoa mais narcisista que este senhor. Não está em causa as realizações que conseguiu e... não deixa de ser interessante ouvir algumas histórias, mas de facto como Homem, a sua falta de humildade e o seu ego gigantesco deixaram-me muito mal impressionado.

Quanto aos 100 carros de coleção de que fala o artigo... bom... penso que deverão ser bastante menos (lá está, o ego) e... sobretudo muitos deles nem são carros, são mais "destroços".
De facto este senhor tem bastantes carros, maioritariamente Alfas (não sei quantos) que há uns 10 anos atrás, estavam espalhados pela rua no Bairro da Graça em Lisboa literalmente a apodrecer. Sempre que era indagado sobre uma possivel venda recusava essa hipótese. Francamente presumo que boa parte deles já passou do estado de restaurável para não restauravel e acredito até que a CML já tenha levado alguns. O homem é do tipo que não F#d# nem sai de cima!
Chegou a ter 2 GTAs na rua em plena Costa da Caparica apenas coms uns plasticos a proteger. Creio que um deles será o que aparece na foto junto do Ferrari."
in:http://www.contra-brecagem.com/forum/index.php?topic=8676.0
 

Carlos Vaz

Pre-War
Carissimo André Paixão ou paixaoabarth... o texto é meu foi escrito por mim e... passado algum tempo mantenho rigorosamente a mesma opinião.
Opinião essa que já expressei pessoalmente a alguns dos que escreveram neste post e... se porventura não a escrevi aqui foi porque ia completamente contra a corrente e não acrescentava nada ao que aqui estava.
Mantenho a mesmissima opinião, não alterando uma virgula.
Se o direito a ter uma opinião e a expressá-la é denegrir a imagem seja de quem for, então efectivamente estou muitissimo desenquadrado da realidade.
 
Ok,
Fica a sua opinião, mas espero que tudo o que disse seja de seu conhecimento e não do "diz que disse".
Sabe o porque da posição do Xavier, relativamente aos convites que foram feitos através do clube que mencionou?
É por isso que o homem fica muito fechado no seu canto, devido ás más linguas e ao iguismo gerado.
Na altura, o que o Xavier Moreira fez foi de louvar, sem apoio da marca, e sem rios de dinheiro para esbanjar conseguia pódios frente a Porsches e a Escorts. Não é de ser narcisista? Passados 40 anos nunca mais vi nenhum Alfa e conseguir tal proeza.... em Portugal atenção!
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
O André tem a sua razão, mas também penso que não a explica da melhor maneira... mas também acabo por entender em parte, enfim é a única situação em que posso dizer que dou para os dois lados!

:)
 

Carlos Vaz

Pre-War
dou para os dois lados!

Confesso que quase me enganavas! lol

Ok,
Fica a sua opinião, mas espero que tudo o que disse seja de seu conhecimento e não do "diz que disse".

Acho uma certa graça ao facto de acabadinho de chegar aqui ponha logo em causa que uma opinião minha tenha sido formada em coisas que fossem do meu conhecimento ou do "diz que disse"!

Repito, conheci a pessoa em questão no ambito do ARCP do qual fui sócio fundador, presidente da direcção e mais tarde presidente da assembleia. É preciso entender que eu era apenas uma pessoa que tinha comprado um Alfa "velho" (no caso era um 75 TS) e me tinha "apaixonado" por ele... não havendo nenhum clube da marca em Portugal acabei por me juntar a algumas pessoas e assim nasceu o ARCP! O engraçado é que ninguém das 13 pessoas daquilo que podemos chamar de "comissão instaladora" do clube pertencia ao "establishment" dos automóveis e isso pareceu incomodar muita gente. No principio procurámos o "apoio" de algumas entidades/personalidades... o importador na pessoa do (já falecido) Cabral Ferreira mandou-nos literalmente bugiar. O António Gil (na época director da Topos & Classicos) foi de uma ajuda inestimável cedendo-nos páginas e páginas para reportagens dos eventos. O Adalberto Melin foi outra das "personalidades" abordadas que muito ajudou o Clube tendo sido o 1º Presidente da Assembleia.
A personalidade de que se fala neste post chegou a participar num ou 2 eventos a convite de um membro da direcção nunca sequer se tendo feito sócio. Nessa altura estive nesses eventos e noutros locais pois ele era amigo pessoal do tal membro da direccão que por sua vez era meu amigo também. A ideia com que fiquei do Sr. é precisamente a que descrevi no texto anterior.
Quanto a ter uma coleção de 100 carros, como disse duvido (mas não sei) que sejam tantos... por outro lado não considero colecionador quem os tem debaixo de chuva espalhados pela rua. Hoje não sei se ainda assim é mas na época isso era conhecido de toda a gente... cheguei a querer comprar um 75 Turbo, um 75 TS e um Citroem Visa "bicampeão"! Sou gajo para acreditar que provavelmente já foram "enfardados". A história dos GTAs na Costa da Caparica também é verdade... cheguei a estar ao pé dos carros. Só não sei se eram "verdadeiros" ou não, mas... era gajo para apostar que o Pedro Marques sabe!

Quanto ao que ele conseguiu, nunca coloquei em causa e é evidentemente de louvar!

Já agora, na altura conheci o Santos Pêras, piloto Alfa angolano (ou seria moçambicano?), esse sim, uma verdadeira simpatia e uma delicia de ouvir!
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Já que falamos do automobilismo Angolano, de Alfa Romeo e tudo isto no tópico do grande Xavier, porque não juntar os temas e falar, por exemplo, de alguns carros que o Xavier teve/tem?

Começo com o Gtam de Peixinho, mais tarde de Nelo Costeira e penso que o Santos Pêras o terá pilotado também. Veio para Portugal em 1975/1976 com Jaime Melo que posteriormente o vendeu a... Xavier Moreira. Foi depois vendido para o estrangeiro no início dos anos 80:

kB0OPh.jpg
 

Anexos

  • kB0OPh.jpg
    kB0OPh.jpg
    85.5 KB · Vistos: 20

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Teve também um carro super-especial, preparado também pela Autodelta, mas foi muito provavelmente um de dois ou três únicos no mundo equipados com mecânica Gtam de injecção numa carroceria de Gta, neste caso 1300. Carro Angolano (Bandeira Vieira), veio para Portugal na independência e foi comprado uns anos depois pelo Xavier. De notar que este carro passeava-se ali para os lados da Av. de Roma e Av. do Brasil em fato de competição, mas no trânsito normal... imagino... outra época.

Acabou por ser vendido pelo Xavier para os Estados Unidos e depois para o Canadá, onde ainda permanece, mas infelizmente pintado de vermelho.

Em Angola:

czsgXb.jpg

Como chegou aos Estados Unidos, seria assim que andaria em Lisboa:

I0HDUb.jpg

Hoje em dia:

xR2tph.jpg
 

Anexos

  • czsgXb.jpg
    czsgXb.jpg
    57.3 KB · Vistos: 20
  • I0HDUb.jpg
    I0HDUb.jpg
    27.4 KB · Vistos: 20
  • xR2tph.jpg
    xR2tph.jpg
    34.1 KB · Vistos: 20

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Este também passou pelas suas mãos, namorava-o constantemente na sucata de Sacavém onde permanecia adormecido e bastante desfigurado após um violento acidente em estrada nacional. Acabou por ser o "guru" do restauro, ajudou com a sua sapiência e arranjou este ou aquele pormenor mais raro. Acaba por ser o único Gta português ainda em Portugal e o Xavier foi um dos culpados.

Antes:



Depois:

44bU9V.jpg
 

Anexos

  • 44bU9V.jpg
    44bU9V.jpg
    101.6 KB · Vistos: 0
  • 44bU9V.jpg
    44bU9V.jpg
    101.6 KB · Vistos: 0
  • 44bU9V.jpg
    44bU9V.jpg
    101.6 KB · Vistos: 0
  • 44bU9V.jpg
    44bU9V.jpg
    101.6 KB · Vistos: 0
  • 44bU9V.jpg
    44bU9V.jpg
    101.6 KB · Vistos: 11

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Abordei aqui os Gta, tinha mais uns quantos relacionados com o Xavier, mas acho que não devo dizer sem o seu consentimento que concerteza... não daria!

Para além dos Gta, foram muitos 1900, muitas Giuliettas, mas todos os carros eram especiais. Ou Gta, ou Veloce, ou Zagato, ou Superleggera. O Xavier era e continua a ser uma pessoa diferente com olho para o exótico, para o raro e para o valioso... tem bom gosto. Sabe escolher bem, sabe o que compra e o que vende. Nos anos 80 todos os carros dos anos 50 e 60 eram "carros velhos" sem interesse. O Xavier não achava isso e fez muito bem, se não fosse ele, muito carro especial que hoje em dia faz as delícias dos aficionados estaria há muito tempo desaparecido porque tinha sido pura e simplesmente destruído numa qualquer sucata manhosa.
 

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
O GTA branco com a risca verde era do Flavio Santos (camisa Castanha) que o Peras (de capacete)tambem, conduziu à direita de óculos e bigode está o Armando de Lacerda, isto é as 6H de Nova Lisboa 1970, mas isto sou eu a falar que não percebo nada disto
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Pois, não percebes não... se não fossem pessoas como tu a postar certas coisas na internet aqui para "je" andar entretido a coleccionar e a estudar os assuntos, estava bem tramado.

Tens toda a razão, o do Bandeira Vieira era outro, mea culpa.

Mas agora vais ter que ouvir!!! Também não era de Flávio Santos, apesar de ser ele o piloto habitual, era sim de uma senhora de Luanda de seu nome Maria das Dores da Silva. Quando veio para Portugal estava registado em nome de Vítor Joaquim Paixão Pires e depois foi então do Xavier. O interessante neste carro também é que este não passou pelo importador/representante oficial para Angola (Socoína), foi antes uma encomenda directa desta senhora á Autodelta que, através da Alfa Romeo o enviou directamente para a pessoa em questão. Foi feito á medida, por encomenda... grandes tempos.

Obrigado Francisco! ;)
 

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Sim eu sei mas o carro era do Flávio (pai)...por razões e Makas "africanas" a encomenda foi feita pela D.Maria das Dores para não passar pela Socoina.

Quanto ao 33 sabes da Gibóia?
 
Última edição:
Topo