X Tertulia Sportclasse

Realizou-se esta tarde a X tertulia Sportclasse. Esta empresa de Lisboa especializada na venda, manutenção, restauro e até na construção de réplicas Porsche, e outras máquinas, tem por hábito realizar as tertulias com o objectivo de juntar os amantes do automobilismo com os antigos e actuais pilotos ou com os amantes dos clássicos.
Desta vez, por ser um numero especial,a décima, o tema foram as corridas, ou melhor, a utilização do parque florestal do Monsanto e as suas estradas para a realização de provas que foram da formula 1, à velocidade e até aos rallies.

No fim dos anos 50 o Monsanto foi palco da formula 1. O circuito teria de ser abandonado uma vez que parte dele utilizava a auto-estrada de cascais e as restrições ao trânsito já na altura eram limitadoras. Nos anos 60 foi palco de várias corridas de velocidade num circuito mais pequeno, que utilizava parte do antigo. Era o circuito de Montes Claros. Viria a ser abandonado nos anos 70 devido à insegurança e ao aparecimento do circuito do Estoril.
A rampa da Serafina, no lado de S. Domingos de Benfica também foi palco de rampas e troços da Volta a Portugal.

A Sportclasse juntou os interessados no local das antigas boxes do circuito e depois foi feito um passeio pelas estradas onde ainda é possivel passar. Parte dos antigos circuitos está actualmente vedada ao trânsito automóvel.
Após isto foi nas intalações da empresa servido um lanche.
Reuniram-se diversos carros, de diversas épocas, sendo que um até tinha corrido no local em 1966 (Mini, de Manuel Gião).
Também estiveram presentes alguns dos antigos pilotos que também passaram pelos velhos circuitos.
Não há que dar destaque a máquina nenhuma em particular. Todas têm a sua imporância e o seu valor.
O convivio foi muito bom.
Pessoalmente agradeço esta oportunidade à Sportclasse e fico à espera que mais iniciativas destas possam acontecer.
O Portal esteve representado, espero que bem.
Ficam umas fotos. Espero que gostem.
Abraços!!!;)
 

Anexos

Mais fotos
 

Anexos

Isto tavez seja engraçado:
O Fernando Soares apareceu com um Mini que foi do saudoso Manuel Gião.
O interessante é que trouxe uma foto, acho que em 1966, ano em que este carro correu no Monsanto, tirada no mesmo sitio onde foi a reunião de hoje, as antigas boxes.
Reparem na pose e na roupa do "piloto" (Manuel Gião)!!! Isto é que eram tempos!!!:(:feliz:
 

Anexos

Jorge Ribeiro

Hackosuka GTR
Eu estive presente e só digo que foi muito bom o convívio :feliz:

O encontro bem organizado, roadbook para efectuar o "reconhecimento" das antigas provas do Monsanto, e no final ainda fomos lanchar nas instalações da Sportclasse.

Excelente Encontro e pela minha parte a repetir no proximo ano ;) !!!

Cumprimentos

Jorge Ribeiro
 
Topo