WEC 2021

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Glickenhaus com a Joest e a Sauber


A Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) anunciou hoje três parceiros importantes para a sua ofensiva de dois Le Mans Hypercar (LMH) na edição de 2021 do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC). Contudo, a equipa do milionário James "Jim" Glickenhaus já fez saber que não irá estar presente na primeira prova do campeonato, no mês de Março, em Sebring.

Aproveitando uma entrevista ao site norte-americano Sportscar365.com, Jim confirmou que SCG fez uma parceria com a Joest Racing, sendo que a prestigiada equipa alemã irá ser responsável por colocar em pista os dois 007. A equipa alemã que venceu as 24 Horas de Le Mans por quatro ocasiões, como equipa independente, e depois esteve por trás dos vários sucessos da Audi na prova francesa, estava sem qualquer programa após o fim da parceria com a Mazda no IMSA Sportscar Championship.

Jim também confirmou que será a Sauber a desenvolver o pacote aerodinâmico do seu LMH. Recorde-se que foi no túnel de vento da equipa suíça de Fórmula 1 que a Audi Sport aperfeiçoou os seus LMP1.

A SCG e o seu parceiro de engenharia, a Podium Advanced Technologies, estão a finalizar o primeiro 007, que em breve estará completo e será submetido ao processo de homologação. A primeira rodagem em pista do protótipo deverá ainda acontecer este mês.

O empresário californiano também confirmou que não fará a prova de abertura do FIA WEC em Sebring, estando céptico que esta decorra no mês de Março, como está no calendário, propondo-se a alinhar com os seus dois carros na prova de Spa-Francorchamps no mês de Maio. Apesar deste percalço, o fundador da equipa norte-americana expressou optimismo de que o hipercarro não híbrido da SCG será capaz de competir de igual para igual com o Toyota LMH híbrido, tendo como base a análise das simulações de pneus já efectuadas.

Antes da sua estreia em corrida, a SCG também pretende realizar testes extensivos com o fornecedor de pneus Michelin, incluindo uma simulação de resistência de 30 horas.

As duas formações de pilotos serão desvendadas em meados de Março.

AD3C35F3-9D45-4DDC-93CA-839AD693EBB4.jpeg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Seis pilotos favoritos às vagas na Peugeot


A Peugeot Sport ainda não revelou os nomes dos pilotos que irá contratar para o seu regresso às 24 Horas de Le Mans e ao Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC). Mas a imprensa alemã aponta os nomes que são favoritos a segurar um volante, e como já tinha referido a imprensa francesa o ano passado, não há qualquer referência a pilotos portugueses.

Escreve a Motorsport Aktuell na sua edição desta semana que Loïc Duval, o piloto francês de 38 anos que fazia parte da equipa Audi e que correu pela Peugeot no programa LMP1, será o piloto de desenvolvimento do hipercarro híbrido francês a estrear em competição em 2021.

A revista alemã aponta como mais fortes candidatos às seis vagas disponíveis nos LMH franceses cinco outros pilotos. Para além de Loïc Duval, estão nessa lista Jean-Éric Vergne, piloto da DS na Fórmula E, Kevin Magnussen, dispensado da Haas F1 Team, e Paul di Resta que ajudou a United Autosports a vencer o título da classe LMP2 do WEC.

Menos conhecido, mas cotado em alta, o dinamarquês Mikkel Jensen, e ainda o norte-americano Gustavo Menezes, que brilhou na temporada passada do WEC com a Rebellion Racing, são os outros pilotos têm as melhores chances de agarrar um lugar no cockpit para a época de 2022 com a marca Peugeot.

Nesta lista é de destacar a ausência do nome de Romain Grosjean que no passado mostrou publicamente interesse em discutir com a Peugeot um possível ingresso no seu programa.

O projecto da Peugeot Sport, em parceria com a Total, vai-se desenvolvendo discretamente. Contudo, há pormenores que já se sabem. O hipercarro francês terá um motor V6 biturbo de 2.6 litros com 680cv e um motor elétrico de 200 kW (272cv) e o sistema motriz já tem nome: Hybrid4 500 kW.

34CB2A85-FC7C-49A6-AC13-D38CAE6E593C.jpeg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Ferrari com novidades para 2021


A Ferrari anunciou os seus pilotos para a temporada deste ano do Campeonato do Mundo FIA de Endurance na classe GTE Pro, apresentando uma novidade.

Apesar dos rumores que a davam como possível a sua entrada na competição com um projecto para vencer à geral, a marca de Maranello continua a apostar apenas nas classes de GT, não avançando com um programa para poder conquistar um triunfo absoluto em Le Mans.

A Ferrari continuará representada na GTE Pro pela AF Corse com dois 488 GTE, mantendo no carro número cinquenta e um James Calado e Alessandro Pier Guidi que na época passada terminaram o Campeonato do Mundo de Pilotos GTE na quinta e sexta posições, respectivamente.

No Ferrari 488 GTE número setenta e um Miguel Molina mantém o seu lugar, mas terá um novo colega de equipa – Daniel Serra, que toma o posto de Davide Rigon. O italiano defenderá as cores da marca de Maranello no the GT World Challenge Europe Endurance Cup e Asian Le Mans Series, sendo ainda o terceiro piloto nas provas mais longas do WEC.

Se na GTE Pro a Ferrari terá apenas dois carros para se bater com a Porsche, na GTE Am terá cinco automóveis.

Dois serão inscritos pela AF Corse, que colocará em pista um 488 GTE para François Perrodo e Nicklas Nielsen e outro para Giancarlo Fisichella, Thomas Flohr e Francesco Castellacci.

A Cetilar Racing inscreverá um carro para Roberto Lacorte, que ainda não tem colega de equipa definidos.

A Iron Lynx terá dois 488 GTE ao seu cargo, sendo um partilhado por Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Andrea Piccini e outro por Michelle Gatting, Rahel Frey e Manuela Gostner.

A temporada deste ano do Campeonato do Mundo de Endurance tem o seu início marcado para o dia 19 de Março, com os 1000Km de Sebring, mas devido à pandemia que assola o mundo, existe a possibilidade deste plano ser alterado, podendo o Autódromo Internacional do Algarve ser o palco do primeiro confronto de 2021.

744894AD-E458-437B-9510-342B79B7DA9D.jpeg

Notícia de: Jorge Girão
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Sebring cancelado e Portimão abre a temporada


O Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) cancelou as 1000 milhas de Sebring pelo segundo ano consecutivo e trouxe Portimão para o calendário de 2021. A pista portuguesa será a prova de abertura da temporada no mês de Abril.

O WEC anunciou na sexta-feira que a pandemia de coronavírus levou à decisão de cancelar a corrida planejada de Sebring em 19 de Março, antes que as equipas enviassem os carros e equipamentos para a Flórida.

Num comunicado, o campeonato gerido pelo Automobile Club l'Ouest justificou assim o cancelamento da sua prova nos EUA: “devido à rápida evolução do novo coronavírus, bem como várias mudanças nas directivas de governos em diferentes países, incluindo restrições de viagens, o WEC não queria correr riscos desnecessários".

As 8 Horas de Portimão serão disputadas de 2 a 4 de Abril.

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, que acolheu o seu primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 no ano passado, também vai receber o teste oficial de pré-temporada - ‘Prólogo’ - nos dias 30 e 31 de Março.

Isto significa que as quatro primeiras corridas da temporada 2021 do WEC serão realizadas na Europa.

O WEC nunca visitou Portugal, no entanto o país mais a sul da Europa tem sido uma presença regular no calendário da European Le Mans Series desde 2014, com corridas disputadas no Estoril e mais recentemente em Portimão, que se juntou ao calendário do "europeu" em 2017.

O cancelamento da prova da Sebring International Raceway marca o segundo ano consecutivo em que a pandemia do novo coronavírus leva o WEC a abandonar a sua corrida planeada para o circuito da Flórida.

934DE368-3EB3-4686-8B09-E8BA806CDCEB.jpeg
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Albuquerque radiante com a prova em Portimão


O anúncio do calendário do campeonato do Mundo de resistência para 2021 tem o circuito de Portimão como a primeira prova da época nos dias 3 e 4 de Abril. Filipe Albuquerque, que sagrou-se campeão da classe LMP2 em 2020, não poderia estar mais feliz por ver o circuito de Portimão ser palco da primeira prova que será composta por 8 horas de competição.

"Há males que vêm por bem. Não estava previsto correr em Portugal este ano, mas o Covid vem dar esta oportunidade. Adoro competir no meu país e no Autódromo Internacional do Algarve. E fico muito feliz por ver o Campeonato do Mundo visitar um circuito tão especial e desafiante como o de Portimão. Tenho a certeza que será uma prova extraordinária", começou por dizer Filipe que disputou nos últimos anos o European Le Mans Series em Portimão.

De salientar que Filipe Albuquerque é o actual Campeão em título do Mundial de Resistência LMP2 e que este ano, volta a repetir o campeonato com Phil Hanson e a United Autosports com o intuito de revalidar o ceptro: "Depois de se ser campeão, só se pode desejar voltar a ser campeão. É isso que quero e estamos muito focados nisso. Este é um campeonato muito exigente com corridas longas e difíceis mas estamos preparados para o que aí vem. Seria extraordinário começar o ano em Portugal com uma vitória. Seria o melhor pontapé de saída", concluiu o piloto de Coimbra que se encontra actualmente nos Estados Unidos a preparar as 24 Horas de Daytona que acontecem no próximo fim-de-semana de 30 e 31 de Janeiro.

ED7DA97C-9226-4DEB-8A48-F6D51D4C552B.jpeg

Notícia de: A.I.
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Glickenhaus confirma que estará em Portimão


A Scuderia Cameron Glickenhaus, através do seu fundador James "Jim" Glickenhaus, confirmou que a estreia do seu 007 LMH no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) irá decorrer no Autódromo Internacional do Algarve, nas 8 Horas de Portimão, no fim de semana de 3 e 4 Abril.

A equipa norte-americana tinha colocado de parte participar nas 1000 Milhas de Sebring, a prova que marcaria a estreia da categoria Le Mans Hypercar (LMH) no campeonato FIA WEC até à alteração do calendário anunciada hoje. O facto da primeira prova do mundial ser realizada na Europa permite à Scuderia Cameron Glickenhaus estar à partida da prova de abertura, o que não aconteceria se esta tivesse sido realizada na pista da Florida.

Neste momento, os dois SCG 007 LMH estão a ser montados na Podium Engineering, em Itália, tendo já passado o crash testobrigatório. O motor V8 de 3,5 litros da Pipo Moteurs deverá em breve ser acoplado aos carros para um primeiro teste em pista.

A formação que irá tentar beliscar a supremacia esperada da Toyota deverá revelar a identidade dos seus pilotos durante a próxima semana, sendo que Gustavo Menezes e Ryan Briscoe estão já confirmados.

De acordo com o portal de notícias especializado dailysportscar.com, Glickenhaus deverá igualmente revelar uma nova parceria que Jim descreve como uma parceria técnica significativa e de patrocínio que deve abranger vários dos programas da marca, tanto no WEC, como nas participações nas corridas de GT e Todo-Terreno.

Quanto ao FIA WEC, a Joest Racing irá ser responsável pela colocação em pista dos dois novos 007 LMH - sendo que um carro pertence a um coleccionador privado e outro à própria fábrica - enquanto que caberá à Sauber o aprumo aerodinâmico deste hipercarro não híbrido.

D21592EF-9BF0-4BBD-986D-3A6AD7EBF4BF.jpeg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Glickenhaus e Alpine confirmam pilotos


A Signatech Alpine e a Glickenhaus revelaram esta semana as suas equipas de pilotos para o Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC).

Os adversários da Toyota Gazoo Racing escolheram uma mistura de pilotos experientes jovem e menos jovens. O campeão da categoria DPi da IMSA, Pipo Derani, o ex-piloto de fábrica da Porsche, Romain Dumas, e o ex-piloto da equipa lusa ASM Team, Olivier Pla, foram contratados pela Scuderia Cameron Glickenhaus para o WEC. Richard Westbrook, Frank Mailleux e os previamente confirmados Gustavo Menezes e Ryan Briscoe completam a lista.

Recorde-se que Mailleux e Westbrook fizeram parte da equipa Glickenhaus que terminou em 14º nas 24 Horas de Nurburgring do ano passado na primeira corrida do SCG 004C GT.

Um par de SCG 007 Le Mans Hypercar não híbrido vai estar à partida das 24 Horas de Le Mans, pelo menos, mas a vontade é para mais. A SCG está atualmente com o objetivo de estar na grelha de partida para a ronda de abertura da temporada do WEC em Portimão, a 4 de abril, e agendou um teste com ambos os carros em Vallelunga em meados de março.

No início da semana, a Alpine Endurance Team revelou que Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere e André Negrão serão os pilotos para conduzir Alpine A480 Gibson LMP1 (ex-Rebellion R13 LMP1).

A equipa gerida pela Signatech vai enfrentar a nova geração de hipercarros de Le Mans. O Alpine será atrelado às regras de Balance of Performance para equipará-lo às novas máquinas LMH da Toyota e Glickenhaus.

2F56F734-D06F-4DA8-9FDC-B99526359862.jpeg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC - Portimão: Um convidado inesperado?


A Corvette Racing poderá marcar presença nas 8 Horas de Portimão, aquela que será a primeira prova do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) de 2021.

A equipa oficial do construtor de Detroit terá sido "convidada" pelo ACO a participar em duas provas do mundial de resistência antes das 24 Horas de Le Mans. Os planos iniciais passariam por correr nas 1000 milhas de Sebring e nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, mas como a prova norte-americana foi preterida por uma visita ao Autódromo Internacional de Portimão, os dois Chevrolet Corvette C8.R poderão estrear-se a correr em Portugal.

O calendário do IMSA Sportscar Championship tem um vazio entre 20 de Março e 27 de Junho, sem qualquer corrida para os carros da categoria GTLM, o que permitirá à Corvette Racing enviar os seus carros e material para o "velho continente". Os Chevy oficiais estiveram ausentes da edição passada das 24 Horas de Le Mans devido a problemas logísticos amplificados pela pandemia.

A confirmar-se a presença no Algarve dos dois carros da Corvette Racing, que fizeram "1-2" nas 24 Horas de Daytona do pretérito fim de semana, irá com certeza dar uma colorido adicional à categoria GTE-Pro que esta temporada estará reduzida a quatro carros num duelo Porsche-Ferrari, após a saída de cena da Aston Martin Racing.

As 8 Horas de Portimão disputam-se de 2 a 4 de Abril.

59E46A9A-3229-4A2A-8E01-9EA2CE55B22C.jpeg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Peugeot escolhe pilotos e deixa de fora portugueses


Para os fãs portugueses a formação de pilotos anunciada esta manhã pela Peugeot Sport será uma desilusão. Nem Filipe Albuquerque, nem António Félix da Costa, fazem partes da marca francesa para o seu regresso ao Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC).

Os ex-pilotos de Fórmula 1 Kevin Magnussen, Paul di Resta e Jean-Eric Vergne correrão no novo Hipercarro de Le Mans da Peugeot no WEC em 2022. O trio foi nomeado como parte de uma lista completa de pilotos para o retorno do fabricante francês à primeira divisão das corridas de protótipos no WEC e nas 24 Horas de Le Mans.

Este trio será acompanhado pelo vencedor de Le Mans, Loic Duval, pelo regular WEC Gustavo Menezes e pelo campeão da European Le Mans Series LMP3 de 2019, Mikkel Jensen.

James Rossiter, que correu esporadicamente no WEC com a equipa ByKolles desde 2012 e testou pela Honda F1 nos anos 2000, atuará como piloto reserva e do simulador.

“É essencial existir um vínculo entre todos os protagonistas do projeto”, insiste Jean-Marc Finot, Diretor do Programa. “Para além da performance, colocámos, aquando dos nossos critérios de seleção e durante as entrevistas que realizámos, muita ênfase nos vínculos entre cada um, no seu estado de espírito – na sua capacidade de trabalhar em conjunto, de união, de estímulo e na capacidade de puxar pela equipa. Esse fator humano é essencial nas provas de ‘endurance’. Também foi essencial que nos demonstrassem as suas motivações, ao assumir este compromisso como uma prioridade e não apenas como uma simples etapa nas suas carreiras.”

Para serem selecionados e escolhidos, estes 7 pilotos foram sobretudo avaliados por critérios de desempenho em eventos do WEC, mas também das categorias ELMS e IMSA. “Olhámos para todos os campeonatos de resistência dos últimos 5 anos”, comentou Olivier Jansonnie, Diretor Técnico. “O resultado ‘bruto’ em corrida não foi o elemento essencial, sendo que também estudámos a velocidade, a consistência e fiabilidade de um grande número de condutores. Queríamos uma composição que se complementasse e que fosse eclética, misturando jovens talentos e pilotos experientes, mas também pilotos conhecidos pelas suas qualidades de desenvolvimento, em especial na vertente da hibridização.”

Não foi revelada a formação de pilotos dos dois protótipos híbridos Peugeot LMH, que começarão a correr num ponto a ser decidido durante a temporada de 2022 do WEC.

O LMH da Peugeot deve começar os testes no final deste ano e uma decisão sobre quando se juntará ao WEC é esperada no início de 2022.

F54A2DC7-0B58-44C9-ADAE-691EE6ACA9D3.jpeg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC - Portimão: Por agora a prova está firme


Apesar do alarido internacional sobre o desenvolvimento da crise pandémica em Portugal, o organizador do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) não tem para já planos para alterar a localização da primeira prova do campeonato.

O Autódromo Internacional do Algarve foi a pista escolhida para a primeira corrida da nova temporada do mundial de resistência, após a impraticabilidade, para equipas e pilotos, da realização no mês de Março das 1000 milhas de Sebring, nos EUA.

"Estamos a planear ir a Portimão para a nossa primeira corrida do ano, mas claro que vamos continuar a monitorizar a situação de perto", respondeu fonte oficial do campeonato FIA WEC ao SportMotores.com, quando questionada sobre a possibilidade aventada por alguma comunicação social estrangeira sobre o adiamento da prova portuguesa.

A primeira edição das 8 Horas de Portimão disputa-se de 2 a 4 de Abril e será a primeira prova de sempre da recém-criada categoria LMH (Le Mans Hypercar).

4C0EE2AF-2BD1-47BD-BE7B-DB290DDC402B.jpeg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: Ferrari confirma programa

A Ferrari anunciou o início do programa Le Mans Hypercar (LMH) que a partir de 2023 verá o fabricante entrar na nova classe superior do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC).

Após um período de estudo e análise, a Ferrari deu início ao desenvolvimento do novo carro LMH. O programa de testes de pista, o nome do carro e os pilotos que farão parte das equipas oficiais farão parte dos próximos anúncios.

Cinquenta anos após sua última participação oficial na classe rainha do Campeonato Mundial de Carros Desportivos em 1973, a Ferrari entrará em pista na classe Hypercar do campeonato mundial de endurance da FIA.

A marca italiana possui um recorde respeitável em competições de roda cobertas com 24 títulos mundiais (mais recentemente em 2017) e 36 vitórias nas 24 Horas de Le Mans.

O presidente da Ferrari, John Elkann, comentou: “Em mais de 70 anos de corridas, em pistas de todo o mundo, levamos nossos carros de rodas cobertas à vitória, explorando soluções tecnológicas de ponta: inovações que surgem na pista e que tornam todos os carros de estrada produzidos em Maranello extraordinários. Com o novo programa de Le Mans Hypercar, a Ferrari reafirma seu compromisso desportivo e sua determinação em ser protagonista nos principais eventos mundiais do automobilismo”.

50935.jpg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: SCG007 LMH viu a pista

A Scuderia Cameron Glickenhaus fez hoje o "shakedown" ao SCG007 LMH no Autodromo Vallelunga Piero Taruffi, mais conhecido por Circuito de Vallelunga, em Itália.

Visto que a equipa não tem assessoria de imprensa e Jim Glickenhaus responde às questões por escrito dos jornalistas com frases de três palavras, os posts nas redes sociais desta personagem singular do automobilismo são a melhor, e praticamente única, fonte de informação.

Com o experiente francês Romain Dumas ao volante, o LMH norte-americano cumpriu o seu primeiro dia de pista, que serviu para verificar o funcionamento dos sistemas do protótipo e do novo propulsor V8 da Pipo Moteurs.

Os membros da Scuderia Cameron Glickenhaus, com o apoio técnico da Joest Racing, irão seguir para o circuito Monza para a primeira bateria de testes que deverá anteceder o processo de homologação no túnel de vento da Sauber. A escolha do circuito italiano não é inocente, visto que as suas zonas rápidas irão permitir à equipa técnica ter uma noção da real velocidade de ponta do seu hipercarro.

O relógio joga contra a formação do empresário-cineasta norte-americano, pois o Prólogo da temporada de 2021 do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) continua agendado para os dias 30 e 31 de Março em Portugal. A primeira corrida do ano está marcada para o dia 4 de Abril; as 8 Horas de Portimão.

50937.jpg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC - Portimão: 32 carros com Corvette e sem Glickenhaus

As 8 Horas de Portimão vão contar com 32 carros, numa lista de inscritos apresentada hoje aonde se destaca a ausência da Scuderia Cameron Glickenhaus e a presença de um Chevrolet Corvette C8.R oficial.

A Scuderia Cameron Glickenhaus optou por cancelar a vinda a Portugal, dada a necessidade de realizar mais testes com o SCG 007 LMH, que apenas ontem cumpriu o shakedown em Vallelunga. Isto quer dizer que apenas os dois novos Toyota e o rebaptizado Alpine LMP1 vão participar na categoria principal do mundial - agora chamada de Hypercar - na prova de abertura.

Como já neste espaço tinha sido referido, a Corvette Racing irá estrear o seu Chevrolet Corvette C8.R no FIA WEC na Europa. Um só carro será conduzido pelos europeus Oliver Gavin e Antonio Garcia na classe GTE-Pro, onde encontrará a oposição da Ferrari e Porsche. Esta participação da Corvette Racing foi requerida pelos organizações para assim obterem a informação necessária para construir o BoP para as 24 Horas de Le Mans do mês de Junho.

Para além dos três LMP1 e dos cinco GTE-Pro, a lista de inscritos da prova algarvia, que será realizada sem espectadores, 11 cars are set to race in the LMP2 category, terá 11 inscritos na categoria LMP2 e 13 na classe GTE-Am.

O Prólogo da temporada de 2021 do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) está também agendado para os dias 30 e 31 de Março no Autódromo Internacional do Algarve. A primeira corrida do ano está marcada para o dia 4 de Abril.

50946.jpg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC - Portimão: À porta fechada

A prova de abertura do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) - as 8 Horas de Portimão - será realizada sem público nas bancadas.

Segundo uma comunicação oficial, colocada no portal do campeonato, a decisão foi tomada seguindo as recomendações das autoridades de saúde locais e com o aval da FIA e do ACO. Um pequeno grupo de jornalistas será aceite no evento.

“Dadas as constantes restrições causadas pela pandemia de COVID-19 e seguindo os conselhos das entidades locais de Portugal edna Bélgica, decidimos realizar as nossas duas primeiras corridas da temporada à porta fechada. Infelizmente, existem muitas preocupações que permanecem sobre a saúde e segurança públicas”, comentou Frédéric Lequien, o novo CEO do FIA WEC, em comunicado.

Tal como a prova algarvia, as 6 Horas de Spa-Francorchamps, que serão realizadas de 29 de Abril a 1 de Maio, irão decorrer à porta fechada.

IMG_2806.JPG

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC: G-Drive continua a trabalhar para levar a Aurus à classe LMDh

Roman Rusinov continua a trabalhar para que um dia a marca de automóveis de luxo russa Aurus possa correr na categoria mais alta das corridas de resistência. O mentor do projecto G-Drive Racing também não descarta seguir outro caminho para chegar ao topo. Isto, caso os fornecedores da limousine oficial da Federação Russa não vejam com interesse medir forças com os gigantes das corridas de "endurance".

Numa entrevista dada à revista inglesa Autosport, na pretérita semana, Rusinov reconheceu já ter "começado discussões gerais sobre (uma possível participação na classe) LMDh", acreditando o piloto-empresário russo que seria "um passo grande e importante dar as boas-vindas a um construtor russo na LMDh", acrescentando ainda que "se conseguíssemos construir uma parceria com a Aurus ao ponto gerir tal programa de fábrica, como russo, isso seria muito especial".

Contudo, o moscovita é realista e admite que não será fácil lá chegar. Por isso mesmo, caso a marca de carros de luxo não queira seguir esse caminho, Rusinov, com o apoio da marca premium de combustíveis da Gazprom Neft, está atento a outras oportunidades. "O mercado automóvel russo é um sétimo maior do mundo, e uma colaboração com uma marca como a Audi ou a Porsche faria sentido para a equipa".

Antes de pensar noutros voos, a G-Drive Racing ambiciona vencer a classe LMP2 nas 24 Horas de Le Mans, troféu que tem vindo a escapar aos russos ao longo dos anos. Os dois Aurus 01 – Gibson LMP2, que na verdade são dois chassis Oreca 07, da G-Drive Racing serão este ano preparados pela Algarve Pro Racing, um deles a ser conduzido pelo angolano Rui Andrade. A equipa de licença desportiva portuguesa preparou o LMP2 de bandeira russa que venceu a categoria na edição deste ano do Asian Le Mans Series.

Entretanto, a Aurus, a primeira marca de veículos de luxo russa no pós-União Soviética, está a tentar expandir a sua actuação para novos mercados, como são a China, Médio Oriente e África.

50921.jpg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WEC - Portimão: Prova adiada para Junho

As 8 Horas de Portimão, aquela que deveria ser a prova de abertura do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC) de 2021, serão realizadas no mês de Junho e não no primeiro fim de semana de Abril como inicialmente previsto.

A prova portuguesa do mundial de resistência estava agendada para o fim de semana de 3 e 4 de Abril, mas será realizada nos dias 12 e 13 de Junho, data que até ao dia de ontem estava destinada para a 89ª edição das 24 Horas de Le Mans.

Com esta alteração da prova algarvia, as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a realizar no primeiro fim de semana de Maio, passaram a ser a primeira prova da temporada. O circuito belga também irá acolher o Prólogo do campeonato nos dias 26 e 27 de Abril.

Estas mudanças no calendário, segundo o FIA WEC, deveram-se à "incerteza em redor da pandemia de COVID-19 em curso" e "às restrições de viagens para Portugal".

As 8 Horas de Portimão surgiram no calendário como prova substituta das 1000 milhas de Sebring. A ronda portuguesa tinha 32 inscritos para o evento de Abril, podendo este número subir com o adiamento para mais tarde no ano.

Caso tivesse sido realizada no próximo mês, a prova seria disputada à porta fechada. Os organizadores do campeonato não se pronunciaram sobre a possibilidade, ou não, do Autódromo Internacional do Algarve receber os fãs das corridas de resistência, mas o facto desta vir agora a decorrer mais tarde no ano abre novas expectativas.

IMG_2806.JPG

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
Topo