ver se as velas recebem corrente

Quando queremos que as coisas começam a andar existe sempre algo que nos atrapalho....
Espero que consiga ultrapassar isso rapidamente E desejo boa sorte....
Por acaso nao entendia muito do assunto mas aqui aprende-se imenso existe sempre como solucionar os problemas... Espero que consiga por o capri em bom estado;)

Boa sorte
 
OP
OP
M

mario nunes

YoungTimer
bons dias

Então apos muita insistencia fios ligados desligados cortados sumidos aparecidos la consegui fazer com que as velas mostrassem ar da sua graça e dessem a faisca essencial...

Bem o problema é continua a nao pegar...
resumindo...
tem gasolina
tem faisca nas velas
o motor de arranque funciona
quanndo ligo o motor de arranque o motor dso carro da cerca de duas voltas da faisca na vela mas nao pega.... apos algumas tentativas o arrancador (q uso na ausencia da bateria) descarrega e depois so no dia a seguri posso testar...

alguem me da uma ideia do qfazer para a maquina rugir????
 

Nuno Andrade

Pre-War
Nao sou expert, mas aqui vai: ou gasolina morta, ou carburador sujo, ou pior, bomba de gasolina...

sujiro que faça uma limpeza ao carburador, é mais ou menos simples, cuidado ao desmontar com peças soltas no interior, uma limpeza com diluente ou gasolina ou outro liquido qualquer de limpeza, se tiver ar comprimido de uma sopradela em todos os orificios do carburador, monte-o e logo ve o resultado.

Se continuar igual, podera ser da bomba de gasolina, exprimente tirar o tubo de gasolina que chega ao carburador da bomba, e ponha um tubo ligado a um recipiente com gasolina nova, nao se esqueça de ferrar o circuito, se a gasolina for com ar, dificilmente pegara, o recipiente tem que estar mais alto que o carburador, tejadilho por exemplo.

Posso estar a enganar-lo, mas so falo por expriencia propria, foi o que fiz no meu e resultou...

cumprimentos.
 
OP
OP
M

mario nunes

YoungTimer
bem gasolina morta n deve ser pq a gasolina é recente...

outra coisa
as velas quando as saquei fora estavam um pouco para o enchercado de gasolina portanto a bomba de gasolina deve estar a funcionar bem pelo menos chega gasolina la...

talvez tenha razao no carburador sujo.... é uma questao de ver

como faço para ferrar a bomba de gasolina???

Bem na minha opinião e o q me parece muito estranho é mesmo o motor só dar 2 voltas e depois parar
Não devia continuar a rodar ate q eu desligasse o motor de arranque??
 

Nuno Andrade

Pre-War
Mario, use como fonte de corrente um carro a trabalhar, é o ideal penso eu, e ai ve se o motor so da duas voltas. Ferrar era se pussese o recepiente com gasolina a parte.
Muito provavelmente sera carburador sujo, e o mais comum.

cumprimentos.
 
OP
OP
M

mario nunes

YoungTimer
bem ja usei com o outro carro a trabalhar e dava a mesma coisa exactamente duas voltas e para

no outro dia liguei a bateria de um opel corsa 1200 e n ei pq comecei a ver um fumuzito preto a vir do alternador sera q a amperagem é diferente?
 

Nuno Andrade

Pre-War
Isso ja nao sei Mario, mas o meu tinha um problema, ao inicio como o apoio do motor estava partido, o motor estava assente no charriot e o motor de arranque estava a fazer massa com o chassi, estava a fazer um curto-circuito, depois levantei o motor pela caixa, metilhe uma tala, e la esta agora com a tala provisoriamente.
Isto so para dizer que ao estar em curto-circuito quando fazia entrar corrente no circuito aquilo era uma fumaceira que Deus me livre.
Nao tem nada a haver com o seu problema, é apenas um facto meu.:huh:

Cumprimentos.
 

Sérgio Gomes

FellowMax
Pode ser uma bacorada das grandes, mas ás vezes as bacoradas levam a ver coisas porventura esquecidas.

O facto de dar 2 voltas e parar sistematicamente não tem a ver com a correia de distribuição??:huh: :huh:

Podem começar á gargalhada, ,mas foi o que 1º me passou pela ideia :D
 
OP
OP
M

mario nunes

YoungTimer
bem ....
penso q nao tenha nada a ver porque sem correia creio q o motor nao rodava mesmo... mas tb posso eu estar a mandar uma bela bacorada
 
Olá

Eu continuo na minha, o motor pode não pegar por falta de gota e/ou de corrente, mas o facto de só dar duas voltas não tem nada a ver com isso.
Logo estás a abordar o problema erradamente.

Usa uns bons cabos de bateria ( é vital ) ligado a outro carro a trabalhar. Se o motor não rodar o tempo que tu quiseres começa por verificar o motor de arranque.

Só depois de conseguires que o motor rode, é que deves ir à procura da "rolha" : Até lá não deves perder tempo com causas perdidas. O que andas a fazer é quase como andares a polir o carro na esperança que os buracos provocados pela ferrugem desapareçam :D :D :D :D :huh:
 
OP
OP
M

mario nunes

YoungTimer
boas
lol
:D
pena q a ferrugem nao desapareçpa so de olhar poupava algum trabalho....

bem tens razao ja vi quase tudo e ainda nao cheguei a lado nenhum...

o motor de arranque funciona mas nao me parece a 100%
a bomba de gasolina bombeia para o carburador q por sua vez esta a funcionar bem assim como a sua boia.
o distribuidor esta bom e as velas tem corrente.

ja testei com o arrancador, com cabos ligados a um carro a trabalhar .... e nada.

resta-me uma duvida q alias sempre tive, a bobine ou condensador(acho q é assim q se chama) ou seja o q tranforma a corrente baixa tensao em corrente alta tensao e q alimenta o distribuidor e as velas pode ter avaria e nao estar a funcionar corretamente
à alguma forma de testar isso?
corrijam-me se tiver incorrecto mas apesar de as velas terem faisca a bobine pode estar avariada e nao dar potencia sufeciente a faisca das velas? certo?

um outro reparo, quando fui buscar o carro tb tivemos alguma dificuldade em o colocar a trabalhar, mas apos uns sprays de liquido de limpeza de carburadores para dentro do carburador a coisa pegou... bem verdade seja dita q esse spray é altamente inflamavel e q qualquer faisca o incendeia... Hum estarei certo em relaçao a bobine?
 
Bom dia a todos,

Mario, tenho um Ford Cortina MKIII de 1972, no inicio também não tinha corrente nas velas eram os platinados gastos.

Tens ai uma coisa muito estranha do motor só dar 2 voltas, mesmo que não tenhas corrente nas velas, gasolina o motor devia dar sempre voltas até terminar a bateria, derreter os cabos ou o motor de arranque. ;)

Acho que deves ver primeiro o problema das 2 voltas porque até podes ter corrente nas velas, gasolina, mas as 2 voltas não ser suficientes para o motor arrancar, essas 2 voltas também podem não ser suficientemente rápidas. As 2 voltas que dá são rápidas ou lentas?

Verifica que não tens algum cabo a partir, pode estar a passar pouca corrente e o motor de arranque não têm força suficiente para virar mais vezes. Mesmo que tenhas outro carro a dar corrente, normalmente ligas nos bornos da bateria, mas se o teu problema for na cablagem entre a bateria e o motor de arranque o outro carro não está lá a fazer nada.

Abraço
 

Nelson Lopes

Clássico
não será um fusível na reforma? .....á tempos tive um problema parecido com o meu golf e era um fusível...mas não sei não sou especialista.:huh:
 
OP
OP
M

mario nunes

YoungTimer
boas sergio
realmente começo a ter a certeza q o problema esta no motor de arranque.
as voltas sao um pouco para o lento..
sera q o problema esta na bobine do motor de arranque?
 

Nelson Lopes

Clássico
se o motor de arranque já nao tem força é porque já nao tem onde ir buscar energia... bateria nova ou tente fazendo uma ligaçao com uns cabos bons, a um carro com cilindrada alta de preferencia. Se os cabos nao forem bons nao vale a pena estar a tentar, pois os cabos nao iram passar toda a energia que é produzida pelo outro motor, e dificilmente vai pegar. penso eu de que...
 

Ze Carlos

ze carlos
A correia se calhar não é porque quando a correia avança dentes por estar larga ou quando é mal colocada nos nos dentes em que o motor parou para esta ser mudada, o motor fica descontrolado.
POR VEZES QUANDO AVANÇA MUITO ESTÀ SUJEITO A PARTIR VÀLVULAS
 
Bom dia,

Mario, o problema pode estar realmente no Motor de Arranque, não digo que está na bobine do motor, o normal é escovas gastas. Como já disseram aqui se tanto tentar com as escovas gastas pode danificar mais o motor.

Aconcelho-te a fazer o seguinte, retira o motor de arranque fora, desmonta o motor com calma que isso é simples e verifica as escovas. Podes até testar o motor cá fora, com uma bateria carregada e uns bons cabos com pelo menos 12mm de cobre, se os cabos não tiver uma boa espessura de fio esqueçe é certo que não passa a corrente necessária e podem começar a derreter.

Depois de teres a certeza que não é do motor de arranque, então podes ter um problema de falta de corrente, verifica os cabos e terminais da bateria, cabos e terminais do motor de arranque, cabos de massa ao chassi, etc...
O que o amigo Nelson Lopes falou é verdade, mas o teu problema Mario pode estar nos cabos entre a bateria do teu capri e o motor de arranque, se assim for a outra fonte de energia externa(outro carro, carregador, etc) não vai ajudar em nada porque normalmente ligamos a fonte externa aos bornos da bateria.

Abraços
 
Topo