Vauxhall Wyvern (Modelo L)

Muito boas,

Por sugestão de quem sabe mais destas coisas do que eu, abri este tópico por ser aqui o local certo para tratar dos assuntos de "como devolver o Vauxhall à estrada"(este tópico tem as suas raízes aqui: http://portugal.portalclassicos.com/topic/26385-apresentacao-vauxhall-velox/)

Obrigado Guilherme Bugalho.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Eu só sei que nada sei .......... :lol: Estou com um bocado de pressa (vou ter que sair) Mas para criar agua na boca ficas com o diagrama do circuito eléctrico. Depois (logo à noite já respondo com mais vagar. Se reparares no diagrama, de piscas só tem as "setas laterais". Na traseira deve ter dois farolins mas são de "presença" e de "travão" e depois a "luz de iluminação" da matricula .......... e já estou atrasado ...
 

Anexos

  • wyvernguarda3.jpeg
    wyvernguarda3.jpeg
    119.6 KB · Vistos: 35

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
HI
Então aqui vai um testamento J
Ponto 1 - Considerando que o carro é teu (e vais ficar com ele por uns anos), devias tentar comprar um livro sobre o dito, e o melhor é o “Shop manual” - publicação T.S.275/1 da Vauxhall (de que junto scanner da capa e índice) e de onde estou a “copiar” alguma informação.
Sem tentar mandar na tua carteira diria que 10/12 libras (sem transporte) é um preço adequado e nada de entrar em euforias, já que existem muitos à venda no ebay.uk, tem é de se ter tempo e “pachorra” …
Ponto 2 – Sobre os cromados … cuidado em não perder peças porque já são muito raras e as que existem são caras. Exemplo o símbolo por cima do capot, frente. O melhor mesmo é mandar cromar, se estiverem muito degradados, caso contrário polir e tratar deles.
Assim por fotos não dá para perceber se eles estão bons, e nesse aspecto o melhor é seguir a opinião/carteira do dono J
 

Anexos

  • wyvernguarda4.jpeg
    wyvernguarda4.jpeg
    298.3 KB · Vistos: 33
  • wyvernguarda7.jpeg.jpeg
    wyvernguarda7.jpeg.jpeg
    210.2 KB · Vistos: 31

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Ponto 3 - Escape - Se for apenas a “linha” de escape, tubos e panela não haverá grande problema em resolver isso, se tiveres o velho. Uma casa de escapes que tenha máquina de dobrar tubo resolve isso. E a panela consiste num tubo (sensivelmente 200/300 – não sei ao certo e atenção à cilindrada do carro) com um separador no interior e “rede” de insonorização. A linha pode ser feita em 3 peças, tubo do colector até à panela, panela, e depois o restante tubo … Por “baixo” da panela é soldado uma barra de ferro para a suportar e prender (pingar) num “insonorizador” (33 da “foto”) que não é mais que duas tiras de cabedal ou pano crú. O problema maior é o colector de escape e o de admissão; mas esses penso que os tens … Ter em atenção e não armar em “esperto” com as válvulas do colector de escape; normalmente ficam “coladas” com o tempo e quando se tenta mexer partem, por isso deixa ficar na posição onde e como estão. Com o nosso clima (temperado) nem vale a pena estar a mexer …
 

Anexos

  • wyvernguarda5.jpeg.jpeg
    wyvernguarda5.jpeg.jpeg
    211.5 KB · Vistos: 24
  • wyvernguarda6.jpeg.jpeg
    wyvernguarda6.jpeg.jpeg
    199.9 KB · Vistos: 27

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Ponto 4 – Borrachas do limpa vidros …. No essencial existem dois tipos de encaixe na haste do limpa vidros do “porta borracha”. Em ambos os casos o “método” é o mesmo – uma “caleira” onde é apertada a borracha. Então o melhor é não inventar muito ... abrir (com cuidado) essa caleira e substituir a borracha e depois voltar a apertar.
Pela foto esse Wyvern usa uma borracha direita (noutros é curva - pelo menos no modelo “P”) e parece que alguém já andou a “inventar” nesse :lol:
Mesmo para comprar novo (completo) é conveniente saber o comprimento da haste, e claro o método de fixação.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Ponto 5 – Não cruzei a informação com o catalogo da Lucas, mas partindo do principio de que o que está no livro, referido acima, está correcto então os “piscas” são “trafficators” modelo(s) Lucas “S.F. 34M” ou “S.F. 34G”. Numa busca no ebay.uk aparecem uma quantidade deles (ou equivalente) e desaparece a vontade de comprar; até parece que a crise já passou para o lado de lá do canal … :lol: Acho um disparate o preço pedido e o melhor é ter muito cuidado com os teus:
- Nunca tentar puxar mecanicamente para fora os ditos é essencial.

- Muito cuidado com a bobine.Podem ser “testados” fora do carro e ter em atenção que são de 12 Volts e o carro é de “positivo à massa”.
Se não estiverem “estragados” escusas de estar a gastar dinheiro … a principal diferença entre eles é a base (que não aparece nesta foto) que faz a adaptação ao carro e o formato da cobertura em “cromado” e a parte em plástico, e …….. o comprimento da bobine.
A lâmpada “festoon” é das compridas … como a da foto.
Por falar em foto … o melhor é depois de abrir a foto (no portal), clicar com o botão direito do rato em cima dela e fazer “guardar como” depois abrir …. No computador ….. Sempre dá para ver em tamanho maior …
 

Anexos

  • trafficator.jpg
    trafficator.jpg
    66.4 KB · Vistos: 26

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Ponto 6 – Borrachas do pára-brisas … o eterno problema dos restauros.
O modelo “L” foi o primeiro modelo da vauxhall totalmente projectado, construído e lançado depois da IIWW. Por isso tem algumas vantagens sobre modelos anteriores, mesmo sobre o HIY lançado em 1946 mas com “desenho” e estudo de 1935. Mas …. a desvantagem também é essa, e se a Holden australiana era uma “cópia” da vauxhall, passou a ter mais independência e os modelos a sofrerem ligeiras alterações. Por isso nem tudo da Austrália serve …
Por isso deves “conversar” com os sujeitos que envio moradas e que parece que têm algumas peças e borrachas para ele (carro)
http://www.abouttimespares.com.au/
http://www.scottsoldautorubber.com.au/VAUXHALL%201948-51%20WYVERN%20LIX%20&%20VELOX%20LIP.htm
Para os parafusos (eu sou maluco por eles :lol: ) tens a Namrick em UK
http://www.namrick.co.uk/
E o “Bernie bolts”, o qual parece que já fechou.
E por agora acabou o testamento ….
GB
 
OP
OP
Rui J. G. Correia
Muito obrigado, Guilherme Bugalho! Toda esta informação é para mim preciosíssima. Agora vou dedicar-me a fazer umas pesquisas nos links enviados conforme sugerido e a comprar o Manual da "máquina", que me parece fundamental. Vou também pesquisar por aqui sobre como tratar dos cromados (assim que puder, vou tirar algumas fotografias como poderão ser úteis para me ajudarem a ajuizar sobre os procedimentos que devo seguir (a verdade é que se puder poupar nos cromados, tanto melhor!). Até já!: :)
 
OP
OP
Rui J. G. Correia
Boas, Pulo Jorge Coutinho. Sou da Guarda, sim. As fotos podem ver-se no link que deixei no primeiro post, no início da página. Cumps.
 
OP
OP
Rui J. G. Correia
Completei o set de inicial de fotografias do carro (ver aqui http://portugal.port...vauxhall-velox/ ) com umas quantas que coloquei hoje (ver aqui http://portugal.port..._20#entry807542)
Nestas fotos a ferrugem dos cromados é mais perceptível (os que me parecem em pior estado são a grelha frontal e o pára-choques traseiro).
Guilherme Bugalho, anexo uma foto do limpar para-brisas; não creio que as link do ebay sejam para este tipo de encaixe, mas não estou seguro. Cumps. a todos. :)
 

Anexos

  • 15042013295.jpg
    15042013295.jpg
    100.7 KB · Vistos: 20

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
HI Penso que as do ebay eram (são) "americanas" da Trico ... e também penso que não servem para substituir (foi apenas um exemplo). No entanto e sem ver o catalogo deles dá uma vista aqui http://www.woolies-trim.co.uk/c-2-accessories.aspx pode ser que tenhas sorte .... A não esquecer nas compras; até porque depois é difícil devolver falar sempre e esclarecer sobre o produto ...
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Atenção que naquela foto onde se vê a borracha a espreitar pelo pano ... a "borracha" é um tubo, com medida certa, e as pontas são coladas levando um taco em borracha por dentro desse tubo (também em borracha) para unir as pontas . Nada de atirar fora ... se estiverem "estragadas" um "taco" de borracha corrige isso. O "pano" é uma tira, com cerca de 8 cm de lado, próprio para esse efeito, e com "padrão" ...
 
Topo