Trilogia completa - o meu 240z

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Eu logo vi que tu não podias descansar até teres um animal destes no teu curral... :D

Sinceramente, é o único carro japonês que me fascina. Quando andava na faculdade, via um regularmente que estava abandonado junto a um bar na praia, e era uma visão de partir o coração ver o estado dele... a maior parte da carroçaria estava segura só pela tinta. :(

Parabéns pela aquisição, e que seja mais um companheiro de muitos e felizes km!

Um abraço!
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Mário,

Parabéns pela aquisição, obrigado pela partilha da aquisição e da história particular desse exemplar.

Para mim é um carrão, em todos os apsectos. Muitos e bons km.

nuno g
 

Jose Manuel S Lopes

ESCORT79
Delegado Regional
Portalista
Excelente Mário, bela compra, agora tens que pedir um autografo ao Gomes e uma foto juntos, o antigo e actual proprietário:D, bem já sei onde vou conduzir pela 1ª vez um 240Z:p:D será em Nisa!
Abraço!;)
 
Parabéns pela aquisição do 240z, Mário. ;)

Aqui por Lisboa costumo ver de quando em vez um 240z verde e um vermelho (este encontra-se à venda aqui, e por incrivel que pareça tem a seguinte matricula DG-68-38 e é de 71 :Dgear_wink2:) e um 280z rosé.
 
Um dia destes, vamos beber umas imperiais a meio caminho, trazes o "Z", ou vou tirar o pó ao "A" e bebemos umas mines na vila .... velha, claro!!!

boas passeatas!
 

tiago capa

Clássico
Morri! Este é o meu carro de sonho, imagino-me muitas vezes a conduzir um e é até nisso que penso este ano para me dar força naqueles dias em que não me apetece estudar, eu tirando este curso é começar a amealhar para ser um orgulhoso dono de um 240z!

Muitos parabens pela compra é um carro com detalhes espetaculares para a época e tem o desenho do carro quer interior quer exterior tira-me do sério!

Tenho andado mais desligado dos clássicos desde que comprei o meu 318is e36 mas são carros como este que reavivam a paixão pelos clássicos. Não fosse a diferença de valor era provavel que já tivesse trocado o bmw por esta "sucata".

Agora toca a pôr mais fotos e gigantes!
 

tiago capa

Clássico

Anexos

  • 70Brc4.jpg
    70Brc4.jpg
    47.3 KB · Vistos: 13
  • 72Broc2.jpg
    72Broc2.jpg
    94.8 KB · Vistos: 11
  • 72Broc3.jpg
    72Broc3.jpg
    91.9 KB · Vistos: 10
  • 72Broc4.jpg
    72Broc4.jpg
    95.1 KB · Vistos: 12
  • 432view.jpg
    432view.jpg
    85.5 KB · Vistos: 12
  • mc File0005.jpg
    mc File0005.jpg
    105.3 KB · Vistos: 10
  • seethrough115.jpg
    seethrough115.jpg
    131.7 KB · Vistos: 10
  • vgv_1114359420_240z_aj3.jpg_2.jpg
    vgv_1114359420_240z_aj3.jpg_2.jpg
    49.9 KB · Vistos: 9
  • vgv_1114359445_240z_aj4.jpg_2.jpg
    vgv_1114359445_240z_aj4.jpg_2.jpg
    49.5 KB · Vistos: 7
  • Z_Top_Page_3.jpg
    Z_Top_Page_3.jpg
    14.6 KB · Vistos: 8
  • z432-r.pdf
    708.8 KB · Vistos: 3
  • 1973 Datsun 240Z 4.jpg
    1973 Datsun 240Z 4.jpg
    198.9 KB · Vistos: 8
OP
OP
Mário Macedo

Mário Macedo

Datsunbat
Boas amigos!

Obrigado por todos os vossos comentários...De momento ando às compras...e já vêm coisas novas a caminho...assim que forem chegando vou postando.
O plano que estabeleci para a máquina foi a de circular com ele durante um ano e sem lhe fazer sequer alterações, quer dizer, só mesmo as necessárias, e depois dar-lhe um restauro a serio.
Vou no entanto rectificando alguns aspecto que fogem à originalidade...e aí sim, vai ser doloroso...tenho algumas peças que não pertencem à série do carro, mas a seu tempo vai ter todas...

Fábio: Obrigado. Um dos que queria na minha garagem.

João Bento: Obrigado. Para este exemplar, e apesar de também partilhar o gosto pelo verde no carro, vou talvez levá-lo para a origem, o cinza, ou que, sabe mantenho o azul...não está decidido ainda. Mas o vermelho é a cor que mais me entusiasma mais neste modelo.

Eduardo: Obrigado. Nem imaginas o quanto suei desde o momento em que fechei negócio até o ir buscar! Uma semana de loucos...agora já tenho os 3 modelos que queria. E este vai ser um companheiro para bastantes km's...como dizes!

Nuno: Obrigado. É realmente um carrão...anda que se farta, nunca pensei que fosse assim. Tem tudo o que um desportivo tem mesmo que ter. Adoro a caixa e a direcção.

José Lopes: Obrigado. Já ando a tentar contactar o Fernando Gomes, mas não está a ser fácil, se alguém souber um contacto que me diga. A voltinha, está prometida...

André: Obrigado! Também estou e sempre que olho para a minha garagem...até me passo! Nunca imaginei ter os 3 modelos juntos. Este foi mesmo a cereja no topo do bolo!

João Duque: Obrigado! Sim, esse é do Fernando Soares, o meu muda apenas um digito da matrícula para o número antes, o meu é de 1/1/1971...

Vasco Ribeiro: Obrigado! Quando quiseres podemos combinar umas mines, mas com alcool não levo carros...não gosto de conduzir com alcool. Podemos é combinar uma patuscada ou um passeio...eheheh!

Tiago: Obrigado! é sem dúvida um carro fabulástico...já há algum tempo que queria um carro destes, mas por tudo, fiabilidade, beleza, potência antre tantas outras coisas. Obrigado pelos documentos...depois falamos...também tenho alguns muito engraçados...

Cumps.
Mário
 

Rui Sequeira

Clássico
Sem duvidar do essencial da história, acho muito difícil o Fernando Gomes ter sido o 1º proprietário do veículo, já que para isso teria de ter comprado o carro com 14 anos.
 
OP
OP
Mário Macedo

Mário Macedo

Datsunbat
Boas!

Isso mesmo...tal e qual!

Então é assim:

O 1º registo do carro é de 1/1/1971 e está no nome da Associação FC Porto, sendo transferido para o Fernando Gomes em 1975, o seu 2º registo. é vendido novamente ao concessionário que o vendeu em novo e adquire novo proprietário, o dono do stant, ou seja o 3º. Anos mais tarde o carro é recuperado ao nível de mecânica e chapa e passa para nome do filho do dono do Stand, e agora é meu.

Em relação às datas, também já me esclareci, ele tinha na altura 15 anos e foi uma oferta feita pelo clube quando ele se torna o melhor marcador de futebol de salão e o carro foi uma promessa feita por Américo Sá como promoção do Fernando Gomes à equipa principal do FC Porto.

Até agora apurei tudo isto, só não falei com o Fernando Gomes para esclarecer este episódio...

Agora, tem razão, com 15 anos um carro??? e o que fez o carro durante 71 a 73 ou 74?

Só me falta um pouquinho de história...mas hei-de conseguir!!!!

De salientar que o carro tem baixa kilometragem, apenas 95.000...terá estado encostado umas temporadas?
Falta-me falar com o pai do rapaz que mo vendeu...

Mas vou investigar e já tenho o historial do carro comigo...é um documento que pedi no IMTT...tenho o resumo do carro...

Ele entra em Portugal e é-lhe atribuída matrícula a 1/1/1971 e só é registado no primeiro proprietário a 24/08/1971 ...Isto é apaixonante...mexer na história...

Cumps.
Mário
 

Miguel S. Alves

Miguel Alves
Rui Sequeira disse:
Sem duvidar do essencial da história, acho muito difícil o Fernando Gomes ter sido o 1º proprietário do veículo, já que para isso teria de ter comprado o carro com 14 anos.

Ora nem mais...mas como o Mário é melhor que o Sherlock Holmes, o Fernando Gomes não o teve com 14 anos , mas sim com 15!!!

Mário és o maior!!!
 
Parabéns Mário. Também eu tenho uma paixão por esse modelo desde os meus tempos de liceu em que via (e ouvia aquele cantar grosso) um quase todos os dias andar por aqui. Provavelmente o 1º que conheci. O segundo que conheci pertencia ao saudoso cavaleiro tauromáquico José Mestre Baptista (não, não éramos parentes :D).

Boas curvas!
 
OP
OP
Mário Macedo

Mário Macedo

Datsunbat
Boas amigos!

Têm todos razão! Mas o tempo urge e não tenho tido muita disponibilidade para colocar fotos, falar do carro etc...tenho demasiados projectos (não só autos) e de momento estou com pouca dedicação à net.

Tenho muitas novidades. Aos poucos fui mexendo na história do carro e tenho dados novos...mais tarde falarei sobre isso!

Em relação ao carro em si...comprei já algumas das peças que me faltavam...muitas apenas de pormenor, porque eu quero o carro 100% original!

De momento, o carro irá para a oficina fazer uma revisão completa, onde vai levar disco de embraiagem, rolamento, prensa, todos os rolamentos das rodas, borrachas da suspensão e afins, bomba secundária de embraiagem, tubos novos (todos) e depois vou andar com ele cerca de um ano para testar todos estes componentes.
Claro que já lhe fiz a manutenção básica, óleos, afinações, velas, filtros etc...

O Sr.Vitorino vem logo de seguida!

Já falei com ele e talvez em breve até tenha algumas novidades neste campo.

Mas como digo, primeiro a mecânica, até porque de chapa está excelente...não precisa de nenhuma atenção com urgência.

Em relação à cor, apesar de gostar de ver o carro em azul, quero mudar-lhe a cor, ou para o cinza, que é a sua original, ou para vermelho que é a minha cor predilecta nos Z's...esta última tem o problema do desgaste com o passar dos anos...ainda não me decidi!

MAs vai no bom caminho...tem cintos novos, consola nova, botões novos, puxadores das portas novos...

Mas depois explico porquê! Isto é mesmo específico e só com exemplos práticos e exemplos históricos é que lá vai!!!OK!

Quando o começar a restaurar explico em detalhe tudo...ok!

Obrigado pelos vosso cometários...são uma verdadeira inspiração!

Abraços
Mário
 
Topo